06/06/2023 às 07h53min - Atualizada em 07/06/2023 às 00h07min

Júlio Ferraz explora o Folk e a MPB em seu novo álbum

“O Soturno Jarro Diamante” é um diário dos últimos anos

SALA DA NOTÍCIA Daniel Corrêa
Italo Cirne

Entre ruídos, a beleza. Entre o minimalismo, um reflexo do todo. O artista pernambucano Júlio Ferraz acaba de lançar, pelo selo Discobertas, seu novo álbum "O Soturno Jarro Diamante". Em meio ao caos, ele busca respostas e explora temas psicológicos, evocando emoções profundas.

Ouça “O Soturno Jarro Diamante”: https://orcd.co/soturno 

O álbum traz uma parceria especial com a musicista e poetisa canadense Maud Evelyne na faixa "Tell Me If The City (Dis-moi si la ville)". Júlio Ferraz descreve o título como uma analogia aos sentimentos íntimos, aqueles guardados em um lugar secreto, representado pelo jarro. Esse reservatório contém sensações e sentimentos que normalmente não expressamos, até que um dia transbordem. Já o diamante simboliza a luz, o momento em que a energia brilha e traz leveza ao ambiente.

Júlio Ferraz é um músico, compositor e arranjador pernambucano que iniciou sua carreira em 2006 com a banda Novanguarda. Com reconhecimento nacional, eles mesclavam rock de garagem com elementos psicodélicos. Em 2016, Júlio lançou seu primeiro álbum solo, intitulado "A Ilha da Inconsciência no Espelho Polifônico das Bifurcações do Tempo". Sua música incorpora uma variedade de estilos, como psicodelia, tropicalismo, jazz e folk.

Após intensa atividade em estúdio, Júlio Ferraz anunciou em 2020 o show "Freak Bananas", explorando sua liberdade artística e celebrando o caos e o amor. No entanto, as apresentações ao vivo foram interrompidas pela pandemia de COVID-19. Durante o período de isolamento social, ele lançou o EP "Lampejos" e o álbum ao vivo "Quarentine Live", gravado em casa através de transmissões online.

Em janeiro de 2021, lançou o álbum de estúdio "Orbe Onírico" e, em dezembro do mesmo ano, o single "Travessia Boa Viagem", que incluía a faixa "Algoz" no lado B. Agora, com o lançamento de seu quinto álbum solo, Júlio Ferraz abre um novo capítulo em sua história, que inclui uma indicação ao Prêmio da Música de Pernambuco na categoria MPB.

"Soturno Jarro Diamante" encapsula os últimos anos de caos e dor, utilizando as experiências pessoais de Júlio Ferraz como uma conexão e espelho para o ouvinte. Com arte de Luciana Medeiros na capa, o álbum está disponível em todas as plataformas de streaming.

Ficha técnica:

  • Produção Musical: Júlio Ferraz
  • Direção-Geral Discobertas: Marcelo Froes
  • Técnico de Gravação: Júlio Ferraz
  • Capa: Luciana Medeiros
  • Arte e Projeto gráfico: Luciana Medeiros
  • Técnico de Mixagem e Masterização: Yargo Feghali
  • Direção de Mixagem e Masterização: Júlio Ferraz

O álbum foi gravado entre agosto de 2022 e abril de 2023 no Home Studio de Júlio Ferraz em Recife, e mixado e masterizado entre maio no Estúdio Y em Petrolina por Yargo Feghali, sob a direção de Júlio Ferraz, através de horas de ligações telefônicas e e-mails.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp