29/05/2023 às 10h56min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h07min

Shows Miragem em Cordas acontece nesta terça, 30, no Cine Santana com entrada gratuita

O show é uma releitura do álbum “Miragem” de Marcus Flexa.

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Souza
Nesta terça-feira, dia 30, às 20h o Cine Santana em São José dos Campos-SP, será palco do primeiro show da Temporada do projeto cultural 'Arranjando Marcus Flexa'.

A temporada Miragem em Cordas é uma adaptação do álbum “Miragem” de músicas instrumentais do compositor Marcus Flexa, originalmente gravado com arranjos para piano, e que foi adaptado para três violões que serão conduzidos pelo violonista e arranjador Marcílio Sousa Lima, pela violonista e arranjadora Helô Ferreira e pelo músico e arranjador Marcelo Mariano, que também é o idealizador do projeto.

De acordo com Marcelo Mariano o público poderá apreciar um show diverso, pois Flexa era um compositor muito criativo, que passava por estilos musicais como balada, jazz, samba e forró com muita maestria. Além das músicas instrumentais, o público também poderá apreciar uma das canções mais famosas de Flexa chamada ‘Brabuleta’ cantada pela Helô”, conta. 

Segundo a produtora cultural e executiva do projeto, Cinthia Jardim, está é a segunda edição do projeto, “Neste ano o nosso projeto foi totalmente repaginado e agora será realizada no formato presencial, o que não foi possível na primeira edição, devido a pandemia por covid-19”, conta.

O projeto cultural 'Arranjando Marcus Flexa’ foi aprovado via edital e é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos-SP. A temporada contemplará ainda mais dois shows ao vivo, sendo no dia 06/06 às 20h, Cine Teatro Benedito Alves e na quarta, dia 07/06 às 19h30 na Casa de Cultura Chico Triste, e após o show, o público participará de um workshop com os participantes sobre a construção do projeto e execução.

Outra novidade neste ano, é o sorteio de um violão de luthier para os espectadores dos shows presenciais. Os cadastros poderão ser realizados nos três shows presenciais e o sorteio será realizado de forma online, pelo Instagram do projeto no dia 13 de junho às 19h.
Para saber mais acesse as redes sociais do projeto @omarcusflexa.
 
SHOWS
30/05 às 20h - Cine Santana - Av. Rui Barbosa, 2005 – Santana.
06/06 às 20h - Cine Teatro Benedito Alves - Rua Rui Dória, 935 – Centro.
07/06 às 19h30 - Casa de Cultura Chico Triste - Rua Milton Cruz, S/Nº - Vila Tesouro.
 

MARCUS FLEXA

Nascido em São Paulo, em 1953, Marcus Flexa foi um apreciador da música clássica desde o ventre da sua mãe. Seu dom musical foi descoberto ainda na infância pelos pais. Marcus herdou dos avós a musicalidade, um tambor africano, um violão luthier e uma pianola.

Flexa tocava todos os instrumentos, conhecido como jazzista, blueseiro, e músico de MPB se apresentando em SP, Campos do Jordão, RJ, Paraty. No Vale se apresentava em barzinhos. Tendo trabalhado em diversas produções, produziu amigos como: Margareth Machado e Ernesto Villela.

Mas foi à composição a sua maior dedicação de vida, chegando a compor cerca de 150 canções por ano. Aos 20 anos mudou-se para São José dos Campos. Sentado nos bancos das pracinhas, teve o cenário perfeito para as suas criações.

Marcus Flexa compôs mais de 6 mil músicas e teve diversas experiências com grupos regionais da América Latina. Nas décadas de 70 e 80 atuou em turnês com os grupos Raízes de América, Chaski e Machitum.

Formou também, com Beto Quadros e Paulo Azevedo, o “Trio Inhame”, que ganhou o I Festival Carrefour de Música em 1991, concorrendo com mais de 1.500 canções.
Ele faleceu em 2013, aos 59 anos no Hospital Municipal com pneumonia, deixando a esposa e dois filhos. Flexa também deixou o seu legado e uma gigantesca herança para a cultura da região do Vale do Paraíba.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp