29/05/2023 às 13h39min - Atualizada em 29/05/2023 às 16h06min

Redinter reforça seu compromisso no Nordeste do Brasil no Dia Mundial da Energia

Comemorada em 29 de maio, a data ressalta a importância de empresas do setor elétrico na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis

SALA DA NOTÍCIA Redinter
https://www.redinter.cl/
Divulgação

O Dia Mundial da Energia é uma data importante que tem como objetivo promover a conscientização sobre questões relacionadas ao uso, produção e consumo de energia em nível global. Celebrada anualmente em 29 de maio, a data destaca a importância da energia para o desenvolvimento sustentável, a erradicação da pobreza, a saúde, a educação, a igualdade de gênero, a segurança alimentar, entre outros aspectos fundamentais.

A energia desempenha um papel crucial no desenvolvimento e na qualidade de vida em todas as regiões do Brasil. O Nordeste, em especial, é uma região com grande potencial para a geração de energia renovável, principalmente em termos de energia solar e eólica, pois possui altos índices de radiação solar e ventos constantes e fortes, o que favorece a instalação de usinas solares e eólicas.

A grande extensão do Brasil gera a necessidade de versatilidade na geração de energia em diferentes lugares para baratear o acesso e garante grande facilidade para produzir energia a partir de fontes renováveis .

Segundo dados da Empresa de Pesquisa Energética (EPE), a matriz energética brasileira atual está formada por 48,4% de fontes renováveis e 51,6% não renováveis. O índice revela que existem muitas oportunidades para a expansão da produção de energia a partir de fontes renováveis.

São por esses motivos que companhias como a Redinter, empresa pertencente à Redeia e proprietária de 50% da Argo Energia, desempenham um papel significativo no desenvolvimento do setor de energia renovável no Nordeste.

“Uma das principais vantagens da energia no Nordeste é a diversificação da matriz energética”, afirma Juan Collado, country manager da Redinter no Brasil. “Historicamente, a região era muito dependente da energia gerada por usinas termelétricas movidas a combustíveis fósseis, o que acarretava altos custos e impactos ambientais significativos. No entanto, nas últimas décadas, houve um investimento considerável na geração de energia renovável, ajudando a reduzir a dependência de fontes não renováveis”, explica.

Constantemente em desenvolvimento, as empresas de energia têm o compromisso na transição para fontes de energia mais limpas e sustentáveis, além de contribuírem para o desenvolvimento econômico, garantindo a infraestrutura necessária para atrair e manter indústrias, possibilitando a criação de empregos e estimulando o crescimento.

“A Redinter estará envolvida na criação de novos acessos para a integração de novas fontes de energia renovável no sistema interconectado nacional, seja por meio da ampliação de suas instalações existentes ou por meio de seccionamento de suas Linhas de Transmissão para conexão de novas subestações à rede básica, atuando em resposta às demandas indicadas pela ANEEL, ONS e EPE para fornecer as informações requeridas e realizar as adequações e implementações que sejam necessárias”, pontua Collado.

Por meio de uma rede elétrica confiável é possível operar de forma eficiente para aumentar a produtividade e fortalecer a economia local. “Hoje, dia 29 de maio, é um dia especial para nós, pois reafirmamos nosso compromisso com a transmissão da eletricidade, garantindo conectividade, ao mesmo tempo em que impulsionamos uma transição verde que seja justa e baseada em critérios de sustentabilidade, contribuindo para a coesão social e territorial”, afirma.

“A transição para uma matriz energética mais limpa é essencial para o futuro sustentável do planeta, e as empresas transmissoras têm a responsabilidade de liderar essa mudança. Nós, da Redinter, seguimos atuantes no nosso compromisso com a sustentabilidade”, completa.

A Redinter continuará apostando no negócio de transmissão no Brasil. “O país conta com um sistema legal altamente desenvolvido no âmbito elétrico que dispõe de um conjunto de leis e regulamentos, que estabelece as obrigações dos diferentes agentes do mercado (geradores, transmissores ou distribuidores), bem como os critérios segundo os quais a sua atividade é remunerada e os elevados investimentos de capital necessários para o desenvolvimento das referidas atividades”, finaliza Collado.

Sobre a Redinter

Empresa pertencente à Redeia e líder na construção, operação e manutenção de instalações elétricas de alta tensão. Desde 1999, constrói e administra redes de transmissão de eletricidade em alta tensão na América Latina. Atualmente, está presente no Peru, Chile e Brasil, operando e gerenciando mais de 7.600 quilômetros de linhas de transmissão, sendo 4.213 no Brasil. A Redinter tem como objetivo garantir a segurança e a continuidade do fornecimento de energia elétrica em todos os momentos e desenvolver uma rede de transmissão confiável que contribua para o progresso da sociedade.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp