24/05/2023 às 14h22min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h04min

Consumo 2023: protagonismo, bem-estar e cuidados com a natureza devem permear as vendas

*Por Joanne Fiuza, gerente de marketing da Verde Campo

SALA DA NOTÍCIA NB Press
Em uma sociedade protagonista de seu consumo e com acesso às informações globais, a escolha da alimentação também vem se transformando. Hoje, as decisões do consumidor são pautadas em saúde, bem-estar, cuidados com o meio ambiente e segurança alimentar.
Essas diretrizes devem motivar a inovação em produtos e serviços do nicho este ano. Além disso, influenciarão as escolhas, as demandas e as expectativas dos consumidores em relação às marcas.
Uma pesquisa da Archer Daniels Midland (ADM), líder global em nutrição humana e animal, trouxe as tendências globais de consumo que devem orientar o mercado alimentício nos próximos anos. Entre elas, se destacam: bem-estar equilibrado, que inclui saúde física, aspectos mentais, emocionais e até espirituais; personalização, já que o que dá certo para uma pessoa pode não funcionar para outra; e produção ecologicamente correta – segundo o Relatório Rota para a Sustentabilidade de 2022, 49% das pessoas afirmam ter feito mudanças em sua dieta por causa de preocupações com o meio ambiente.
Com consumidores mais conscientes, aumenta a busca por produtos nutritivos que provocam impacto positivo na saúde tanto das pessoas quanto do planeta. Isso inclui desde as boas práticas de produção, que preservam a natureza e os animais, até a escolha por ingredientes e rótulos limpos. Neste sentido, cresce também a valorização de opções que se aproximam do 100% natural, com processos mais simples.
Esse grupo ainda foca bastante em atividades físicas, realizando exercícios diversos três vezes por semana em média. Eles são menos receptivos a alimentos processados e menos propensos a ter sobrepeso. Também estão dispostos a pagar mais por produtos com tais conceitos.
Nessa busca por uma saúde mais holística, a demanda por produtos funcionais que ajudam na saúde física e mental, gerando um bem-estar mais completo, não deve mais sair dos radares. Segundo uma pesquisa da Arla Food Ingredients, a hidratação é o principal fator e a adição de proteínas é o segundo na escolha de alimentos e bebidas para exercícios entre os consumidores mais conscientes. E as empresas que focarem nessa missão vão atender cada vez um número maior de pessoas e se colocarão na frente da concorrência.
No mesmo sentido, esse cliente consciente também quer jornadas mais diferenciadas. A busca por experiências extrassensoriais por meio de novos sabores, combinações inesperadas, misturas e texturas vem ao encontro do empoderamento do novo perfil de consumo.
Assim como a sociedade, a indústria de alimentos está em constante evolução e modernização para suprir essas necessidades. Contudo, é importante que as empresas de alimentos modernizem seus produtos para se manterem relevantes no mercado e para oferecer produtos mais saudáveis e nutritivos aos consumidores. Certamente, isso significa a utilização de ingredientes mais naturais e saudáveis, assim como a adoção de novas tecnologias de processamento de alimentos para garantir que os alimentos estejam frescos e seguros.
O mais importante é que os empreendedores estejam atentos às macrotendências, mas absorvam o que for mais aderente ao seu tipo de negócio. Trata-se de uma via de mão dupla: enquanto o consumo consciente evolui, quem abraça a ideologia sustentável e busca diferenciais e seus produtos faz seus negócios evoluírem junto. Tem melhor coisa que atender seu consumidor com expertise e ainda contribuir para a preservação da natureza e para um planeta mais justo?

*Joanne Fiuzua é gerente de marketing da Verde Campo, pioneira no mercado de lácteos sem lactos.
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