24/05/2023 às 12h05min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Com mais de 15 atrações gratuitas, Festival Calunga de Teatro de Rua encerra sua primeira edição com programação de sexta (26/5) a domingo (28/5)

Parque das Bandeiras será palco das apresentações deste final de semana

SALA DA NOTÍCIA LN Textos
O Festival Calunga de Teatro de Rua prossegue no próximo final de semana ocupando as ruas de São Vicente (SP). Entre os dias 26 e 28 de maio, o evento segue com a proposta de fomentar a produção artística da região metropolitana da Baixada Santista por meio da troca de experiências, ações formativas e discussões sobre o fazer teatral.  
 
A programação, totalmente gratuita, poderá ser vista desta vez no Parque das Bandeiras, na Praça Dário Aredes Lacerda. Além dos espetáculos, haverá apresentações de música, dança e contação de histórias.
 
Serão seis espetáculos de rua em sua programação de mostras oficiais: quatro trabalhos de artistas e grupos da região Metropolitana da Baixada Santista – “Columpio”, do Circo Rebote (Praia Grande), “Origem Cuipataã”, da Uzina Coletiva (Cubatão), “Cuscuz com Maçã”, de Marcus Di Bello (Santos) e “Arrumadinho”, da Trupe Olho da Rua (Santos), pela Mostra Regional; e duas obras de grupos da cidade de São Paulo – O Chão Não Tá Pra Urso”, da Brava Companhia, e “O Circo Fubanguinho”, da Trupe Lona Preta, pela Mostra Estadual.

“O Festival lança um olhar sobre regiões que carecem de mais opções de lazer e cultura e, ao mesmo tempo, estimula grupos e artistas locais a trabalharem com o formato, já que hoje São Vicente não possui um teatro físico”, resume o diretor do Festival, Platão Capurro Filho. Ele acrescenta que o evento servirá também para intensificar o diálogo com a gestão municipal no intuito de criar o “Mês do Teatro de Rua” vicentino, o que consolidaria uma importante política pública de incentivo às artes cênicas locais. 
 
Uma Mostra Paralela com outras linguagens artísticas completa a programação, combinando arte urbana (dança de rua, grafite, hip-hop, slam), contação de histórias e esquetes circenses, além de apresentações de capoeira e uma feira de economia solidária. 
 
O I Festival Calunga de Teatro de Rua foi contemplado no ProAc Editais 38/2022 da Secretaria de 
Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo. O projeto tem como apoiadores a Associação Amigos da Cultura, Sesc e Prefeitura de São Vicente através da Secretaria de Cultura. A realização é da Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo, Cooperativa Paulista de Teatro e Widia Cultural. 

PROGRAMAÇÃO COMPLETA – SEMANA 2
PRAÇA DÁRIO AREDES DE LACERDA –
PARQUE DAS BANDEIRAS – SÃO VICENTE (SP)
(TODAS AS ATIVIDADES SÃO GRATUITAS) 

 DIA 26 DE MAIO – SEXTA-FEIRA 

15h – FEIRA DE ARTESANATO ATECARTE 
15H – CONTAÇÃO DE HISTÓRIA – Mostra Paralela 
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA 
Camila Genaro (Santos – SP) 
A contadora de histórias Camila Genaro utiliza as histórias de “Não me Toca seu Boboca” e “Vamos conversar?”, livros de abordagem preventiva (LIAP), como estratégia de prevenção ao abuso sexual infantil, hoje um caso de saúde pública de acordo com a Organização Mundial da Saúde. Livre. 50 min. 
  
16h – Teatro – Mostra Regional    “COLUMPIO” 
Circo Rebote (Praia Grande – SP) 
Dois personagens excêntricos, músicos, acrobatas e, sobretudo, palhaços, apresentam um fantástico show de variedades, utilizando aparelhos circenses não convencionais, como um carrinho de compras. Através da comicidade aliada à acrobacia, constroem cenas com energia e, impacto visual. Palhaços: Atawallpa Coello e Erika Mesquita | Direção: Atawallpa Coelho |  Trilha sonora original: Luiz Gonzaga Junai.. Livre. 45 min. 
  
17H – Dança – Mostra Paralela 
“BAIXADA HIP HOP” 
Grupo de Dança Baixada Hip Hop (São Vicente – SP) Livre. 30 min. 
17H30 – Dança – Mostra Paralela 
“CIA DE DANÇA LAIRTON REIS” 
Cia de Dança Lairton Reis – (São Vicente – SP 
A Escola de Danças Lailton Reis foi criada em 1995 e tem como objetivo trabalhar com crianças e adolescentes de bairros com menos acesso à cultura. Livre. 30 min. 
 
18h – Teatro – Mostra Regional    
“ORIGEM CUIPATAÔ 
Uzina Coletiva (Cubatão – SP) 
O espetáculo de rua se desafia a narrar retalhos da história do seu território manobrando o cotidiano da cidade, entrecortado de encantarias por meio do teatro, música, dança, performance e memória. Elenco: JùpïRã Transeunte, Letícia Cascardi, Lucas Pereira e Mayara Andrade | Assistência Técnica - Nath Mendes | Direção - Paula D’ Albuquerque | Produção - U[z]ina Coletiva. Livre. 
 
19h – Hip Hop –  Mostra Paralela 
“SLAM” | B-BOYS | TUPINAMBÁ NA BAIXADA SANTISTA” 
Wescritor (São Vicente – SP) 
Wescritor é escritor, ator, rapper, diretor artístico e compositor. Indígena do Povo Tupinambá de Olivença, nascido e criado no Parque São Vicente (Baixada Santista/SP), dialoga com o que chama de RAP - (Ritmo, Ancestralidade y Poesia). Livre. 60 min. 
  
DIA 27 DE MAIO – SÁBADO



15h – Feira de Artesanato Atecarte 
15h – Contação de História – Mostra Paralela 
 “CONTAÇÕES & CANTORIAS” 
Raquel Rollo (Santos – SP) 
Projeto criado em 2016, apresenta histórias que colaboram com o desenvolvimento das crianças e estimulam a memória dos adultos, através das fábulas, das músicas e brincadeiras. Livre. 50 min. 
  
16h – Teatro – Mostra Regional    
“CUSCUZ COM MAÇÔ 
Marcus Di Bello (Santos – SP) 
O palhaço Cuscuz é otimista. Neste solo, mostra como enfrentar os obstáculos do dia a dia com bom humor e perseverança. Atuação - Marcus Di Bello | Direção - Jamili Limma | Produção - Cuscuzeira Cultural. Livre. 50 min. 
   
17h – Capoeira – Mostra Paralela  
CAPOEIRA QUILOMBO DOS PALMARES” – (São Vicente – SP). Livre. 30 min. 
17h30 – Dança – Mostra Paralela 
FORROBODÓ” 
A Barca Cia de Dança (São Vicente – SP) 
Fundada em 2019 pelos integrantes da Junina Paixão Caiçara, a companhia valoriza a rica história do forró, um dos ritmos mais conhecidos do povo brasileiro. Livre. 30 min. 

18h – Teatro – Mostra Estadual 
“O CHÃO NÃO TÁ PRA URSO” 
Brava Companhia (São Paulo – SP) 
Fragmento da vida de dois bufões de rua que, à margem do mundo do trabalho narram a história de um Urso, que se vê preso em uma fábrica e é confundido com um operário. Livremente inspirada na história Era Urso, de Frank Tashlin, a peça é entrecortada por trechos recriados de escritos de Manoel de Barros, Fernando Pessoa, Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e  
Eduardo Galeano, entre outros. Criação: Brava Companhia | Atores: Márcio Rodrigues, Max Raimundo | Direção e dramaturgia:  Fábio Resende | Concepção de cenários e figurinos e músicas originais: Fábio Resende, Márcio Rodrigues e Max Raimundo | Confecção de cenários e figurinos: Claydson Catarina e Brava Companhia | Criação de bases musicais: Max Raimundo e Lucas Vasconcelos | Iluminação: Diego Soares e Fábio Resende |  Foto e vídeo: Fernando Solidade | Arte gráfica: Ademir de Almeida | Produção Kátia Alves |  Livre. 60 min. 
  
19h – Música – Mostra Paralela 
 AUTO REVERSE (São Vicente – SP) 
Três músicos vicentinos que interpretam gêneros como pop, reggae e brasilidades. Paulinho Vibe (voz e violão) | Cadú Aquino (voz e bateria) | Felipe Caruso (contrabaixo). Livre. 60 min. 
  
DIA 28 DE MAIO – DOMINGO 
PRAÇA DÁRIO AREDES DE LACERDA 
PARQUE DAS BANDEIRAS 
15h – Feira de Artesanato Atecarte 
15h – Intervenção – Mostra Paralela  
“CARA DE PAPEL”  
Daniel Meirelles (São Vicente – SP). Livre. 60 min. 
 
16h – Teatro – Mostra Regional    
“ARRUMADINHO” 
Trupe Olho da Rua (Santos – SP) 
Através de um jogo intenso com o público, o espetáculo provoca, critica e questiona o homem moderno, bem como a pateticidade que o cerca em relação ao trabalho e ao sonho de prosperidade. Dramaturgia: Criação Coletiva | Orientação: Zeca Sampaio | Direção: Caio Martinez Pacheco | Elenco: Bruna Telly, Caio Martinez Pacheco, João Paulo T. Pires, João Luiz Pereira, Raquel Rollo e Wendell Medeiros | Equipe Técnica: Fabio Piovan | Direção Musical: Coletiva | Figurinos: Trupe Olho da Rua | Cenário e Sonoplastia: Trupe Olho da Rua |  Produção: Raquel Rollo e Caio Martinez Pacheco | Livre. 50 min
  
17H – Dança – Mostra Paralela 
“SANDBOX”  
Cia Stomp (São Vicente – SP) 
Sanbox é um experimento artístico desenvolvido para promover a expansão criativa. Livre. 30 min. 
17h30 – Dança – Mostra Paralela 
“MISCELÂNEAS DE BUMBA MEU BOI” 
Quadrilha Paixão Caiçara (São Vicente – SP) 
Um tema para festejar a cultura popular com muita dança, cor, teatro, música, arte.  Livre. 30 min. 
 
18h – Teatro – Mostra Estadual  
O CIRCO FUBANGUINHO 
Trupe Lona Preta (São Paulo – SP) 
Espetáculo inspirado nas charangas, farsas e bufonarias. As músicas pontuam e costuram o enredo. Nele, dois palhaços, demitidos e expulsos do picadeiro, tentam se inserir a qualquer custo. 
Direção: Sergio Carozzi e Joel Carozzi | Elenco: Alexandre Matos, Henrique Alonso, Joel Carozzi, Sergio Carozzi e Wellington Bernado | Produção: Henrique Alonso | Assistente de Produção: Dona Méris e Márcia Carozzi | Cenografia: Xisté Marçal. Livre. 60 min.

19h – Música – Mostra Paralela  
GRUPO SAMBA DIFERENTE (São Vicente – SP). Livre. 60 min.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp