24/05/2023 às 12h32min - Atualizada em 25/05/2023 às 00h01min

Terráqueos é sci-fi bem humorada com tempero de histórias brasileiras

Ficção científica inédita traz histórias reais e lendas urbanas ambientadas no Brasil e na América Latina

SALA DA NOTÍCIA Eduardo Ferrari
http://www.efeditores.com.br
DIVULGAÇÃO

Os seres humanos tornaram a Terra inabitável e fugiram do planeta. Pelo menos é nisso que a maioria dos seres da galáxia acreditam. Há uma recompensa milionária por um exemplar vivo de um terráqueo para ser julgado pela destruição da Terra e por isso eles são procurados por todo lugar. O robozinho Dudley é uma das últimas criações remanescentes dos humanos e ele alcançou consciência assim que terminou de ler a enciclopédia de todo o conhecimento terrestre. Um encontro ao acaso com seres extraterrestres que também foram parar no que restou do planeta Terra fará dele um guia espacial em busca de seus criadores.

O escritor Eduardo Ferrari, autor da saga, explica que desde criança uma de suas leituras favoritas era a ficção científica. "Sou muito grato a autores como Douglas Adams, Julio Cortázar, Júlio Verne, George Orwell, H. G. Wells, Mari Wolf, Murilo Rubião, Philip K. Dick e Orígenes Lessa que com seus textos elegantes e histórias fantásticas me levaram a mundos de sonhos", diz. A saga Terráqueos terá ainda dois livros "Robóticos" e "Extraterrestres". "Despretensiosamente, a série 'Terráqueos' tem um pouquinho de cada um dos meus autores favoritos e é a minha forma de dizer-lhes muito obrigado por tratarem o leitor com a inteligência que nosso planeta precisa", conclui Eduardo Ferrari.

Enredo brasileiro - Além do robozinho Dude, o protagonista da história, um personagem tipicamente brasileiro, surgido de uma lenda urbana em Minas Gerais, também dá as caras em "Terráqueos": o ET de Varginha apresenta um de seus descendentes que veio ao que sobrou do planeta Terra atrás de notícias do "Tio". Matinta, seu nome, é uma referência à lenda folclórica de Matinta Pereira. Ele cai no planeta durante sua chegada e recuperar o disco voador do seu antepassado é a única esperança de deixar o planeta. Matinta está mesmo interessado é na grande recompensa em dinheiro oferecida pela Federação Galáctica por um espécime humano, considerado culpado pela destruição de um dos planetas mais importantes do universo.

Além dele, Nika, uma personagem com nome de origem grego, mas que ao mesmo tempo remete aos países do leste europeu, vem de um planeta distante em busca de um exemplar humano para tentar melhorar a imagem do seu próprio planeta, um lugar especializado na produção de grandes aspiradores galácticos, mas que por ter um DNA semelhante ao humano leva a mesma má fama dessa espécie.

Por fim, o último personagem do quarteto, Polissacarídeo, um improvável ser vivo baseado em silício, que durante um passeio estelar foi capturado pela então gravidade da Terra e entrou na atmosfera. Quando chegou ao planeta foi confundido com as demais pedras do lugar e nunca mais conseguiu sair. Seu único objetivo se tornou exatamente essa e quase por acidente se juntou ao grupo para a caminhada até a base espacial na Guiana.

Referências - Em uma homenagem bem-humorada ao astrônomo e cientista americano Carl Sagan, os fãs de seu trabalho começaram a usar seu sobrenome, Sagan, como unidade de medida numa referência ao seu último livro publicado postumamente “Bilhões e bilhões”. Um Sagan significa uma quantidade superior a quatro bilhões, porque, no mínimo, bilhões e bilhões teriam que ser pelo menos dois mais dois bilhões. Em nossa história, entretanto, sempre que o número for maior que um bilhão usamos Sagan como uma unidade de medida equivalente a uma grande quantidade de qualquer coisa. Essa é apenas uma das referências de Terráqueos; seres microscópicos como os tardígrados que se tornam alienígenas; a comparação dos seres humanos com os xenomorfos, os mesmos da série de filmes "Alien" em termos de periculosidade e selvageria; e dados científicos de tecnologias norte-americanas, russas e chinesas da exploração espacial real. 

 

SERVIÇO:

Livro: Terráqueos
Subtítulo: Uma fábula espacial
Autor: Eduardo Ferrari
Formato: 21 cm altura x 14 cm largura (brochura) com 164 páginas
Valor de venda: R$ 35,90 (e-book) e R$ 47,90 (impresso)
Editoras: EFeditores e Literare Books (selo "Escritores")
Disponível: maio de 2023
https://amzn.to/3MRPVUs (impresso)
https://amzn.to/42XrN8y (e-book)
 

FALE COM O AUTOR:

Eduardo Ferrari
+55 (11) 99149-9040 (celular)
http://www.instagram.com/eduardoferrari_
http://wa.me/5511991499040
[email protected]


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp