19/05/2023 às 21h34min - Atualizada em 22/05/2023 às 20h02min

Temporada de shows ‘Miragem em Cordas’ homenageia músico Marcus Flexa

2023 marca os dez anos da perda do multi-instrumentista e compositor

SALA DA NOTÍCIA Jéssica Souza
Projeto Arranjando Marcus Flexa
São José dos Campos será agraciada com a temporada de shows Miragem em Cordas, a temporada faz parte do projeto cultural 'Arranjando Marcus Flexa', que foi aprovado via edital e é financiado pelo Fundo Municipal de Cultura da Fundação Cultural Cassiano Ricardo de São José dos Campos-SP.

A temporada Miragem em Cordas é uma adaptação do álbum “Miragem” de músicas instrumentais do compositor Marcus Flexa, originalmente gravado com arranjos para piano. E ao longo dos últimos cinco meses a equipe musical do projeto realizou a adaptação dos arranjos musicais para três violões, entregando dessa forma um show que fará a releitura das músicas do compositor falecido.

De acordo com a produtora cultural e executiva do projeto, Cinthia Jardim, está é a segunda edição do projeto, e para 2023 ela foi totalmente repaginada e agora será realizada no formato presencial, o que não foi possível na primeira edição, devido a pandemia por covid-19.

“Foi muito emocionante realizar a primeira temporada do projeto. Colhemos inúmeros depoimentos de familiares, amigos e parceiros de profissão do Flexa. Toda equipe chorou muito na última gravação, pela saudade, pela homenagem, pelas lembranças. Esse ano o projeto será presencial e estamos animados demais!”

Nesta edição o projeto conta ainda com a participação do violonista e arranjador Marcílio Sousa Lima, da violonista e arranjadora Helô Ferreira e do músico e arranjador Marcelo Mariano, que também é o idealizador do projeto.
Para saber mais acesse as redes sociais do projeto @omarcusflexa e fique por dentro das datas e locais dos shows.


MARCUS FLEXA

Nascido em São Paulo, em 1953, Marcus Flexa foi um apreciador da música clássica desde o ventre da sua mãe. Seu dom musical foi descoberto ainda na infância pelos pais. Marcus herdou dos avós a musicalidade, um tambor africano, um violão luthier e uma pianola.

Flexa tocava todos os instrumentos, conhecido como jazzista, blueseiro, e músico de MPB se apresentando em SP, Campos do Jordão, RJ, Paraty. No Vale se apresentava em barzinhos. Tendo trabalhado em diversas produções, produziu amigos como: Margareth Machado e do Ernesto Villela.

Mas foi à composição a sua maior dedicação de vida, chegando a compor cerca de 150 canções por ano. Aos 20 anos mudou-se para São José dos Campos. Sentado nos bancos das pracinhas, teve o cenário perfeito para as suas criações.

Marcus Flexa compôs mais de 6 mil músicas e teve diversas experiências com grupos regionais da América Latina. Nas décadas de 70 e 80 atuou em turnês com os grupos Raízes de América, Chaski e Machitum.

Formou também, com Beto Quadros e Paulo Azevedo, o “Trio Inhame”, que ganhou o I Festival Carrefour de Música em 1991, concorrendo com mais de 1.500 canções.
Ele faleceu em 2013, aos 59 anos no Hospital Municipal com pneumonia deixando a esposa e dois filhos. Flexa também deixou o seu legado e uma gigantesca herança para a cultura da região do Vale do Paraíba.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp