17/05/2023 às 20h29min - Atualizada em 19/05/2023 às 06h14min

Parque Chácara do Jockey recebe sambada de coco de roda organizada por coletivo de brincantes

Evento gratuito promovido pelo grupo Coco da Quebrada acontece, no dia 20 de maio, no Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, com o intuito de valorizar dança folclórica típica do Nordeste brasileiro

SALA DA NOTÍCIA Mariana Mascarenhas
No dia 20 de maio, o coletivo Coco da Quebrada, que vem promovendo a diversidade cultural por meio da realização de sambadas de coco de roda nos espaços de São Paulo, com o intuito de fortalecer essa tradição nordestina na capital paulista, estará no Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey, localizado na Vila Sônia, em São Paulo, para apresentar o show É Pra Quebrar. “Trata-se de um coco de roda para fazer todo mundo querer brincar juntocom pandeiro, ganzá, conga, matraca, alfaia e palma de mão marcando o ritmo pisado e ancestral da manifestação cultural tradicional” afirma o brincante João Aquino, responsável pelo coletivo.
 
Seguindo a tradição, a percussão em ciclos e as canções entoadas em coro, no estilo “pergunta e resposta”, o grupo levará os participantes para um outro estado de presença. “É dessa forma que apresentamos nossas composições autorais que tratam de temas obrigatórios como a festa, a natureza e a ancestralidade, e também de temas mais contemporâneos como tabus e questões sociais.

O espaço onde acontece o show foi inaugurado neste mês de maio no Parque Chácara do Jockey, com apresentações musicais voltadas para a cultura popular, realizadas aos sábados, a partir das 16h, produzidas tanto pelo Coco da Quebrada como pelo grupo Baião Lascado. “Em maio de 2023, o Pq Chácara do Jockey - decretado parque após 30 anos de mobilização da comunidade vizinha - completa seis anos de existência e a prefeitura inaugura um novo Polo Cultural com o objetivo de viabilizar o acesso à cultura”, explica João. A programação teve início no dia 6 de maio, com a apresentação do show É Pra Quebrar pelo Coco da Quebrada, que volta a se apresentar no dia 20. Já nos dias 13 e 27, quem comanda é o Baião Lascado.
 
Sobre a apresentação realizada no dia 6, a professora Maria disse que saiu da Zona Sul de São Paulo para ver o Coco da Quebrada e foi muito bom. “Dancei e me diverti muito. Havia adultos, crianças, todo mundo brincando junto. Eu pretendo ir novamente no dia 20 e espero que tenham mais eventos assim por lá”. Já a fotógrafa Ana (25) exaltou a presença de pessoas de diferentes lugares e etnias, que se reuniram para aprender, dançar, cantar e cirandar juntos. “Algo que o coco de roda traz é esse senso de comunidade, de que todos os membros da roda são importantes e precisam do outro para movimentar e fazer acontecer. Espero muito que eles continuem ganhando espaço para continuar difundindo essa cultura.”
 
O produtor cultural Antônio (22) completou: “No momento em que o pessoal do coletivo chamou todo o público para compor uma ciranda, eu não só me senti muito feliz em dançar com todas aquelas pessoas, como também me senti parte da apresentação e isso tudo é muito bonito e potente”.
 
Sobre o coletivo:
 
Em 2014, o grupo iniciou suas atividades no Espaço Comunidade, localizado na região periférica da Zona Sul de São Paulo, onde realizava apresentações de sambada de Coco de Roda. Além disso, o grupo também trabalhou com outras expressões culturais tradicionais.
 
Em 2018, com o fechamento do espaço, o grupo se dedicou a aprofundar seus conhecimentos sobre as manifestações e mestres do folguedo, e a partir de 2020, passou a se considerar um coletivo de artistas, criadores, brincantes e multiplicadores da tradição cultural do Coco de Roda. Nesse mesmo ano, em meio à crise sanitária causada pela pandemia de coronavírus, o coletivo idealizou o projeto Caminhando se Faz o Caminho, com o objetivo de ampliar a cultura popular brasileira nas periferias e quebradas de São Paulo através da criação de um álbum musical e visual.
 
Em 2022, o coletivo conseguiu concretizar o projeto ao ser contemplado pelo Programa de Valorização às Iniciativas Culturais (VAI) da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo, permitindo a gravação do primeiro álbum musical em estúdio e um álbum visual com cenas e poesias autorais gravadas no Espaço Clariô de Teatro.  
 
Neste ano de 2023, o grupo marca a inauguração do Polo Cultural do Parque Chácara do Jockey com suas apresentações de Coco de Roda, reforçando a importância dessa manifestação cultural.
 
Serviço
Show É Pra Quebrar! - Coco da Quebrada
Sábado, dia 20 de maio, às 16h
Evento gratuito
Parque Chácara do Jockey - Praça da Balança, entrada da EMIA, Rua Santa Crescência 201 - Vila Sônia – São Paulo - SP
Mais informações: @cocodaquebrada (Instagram)
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp