18/05/2023 às 16h44min - Atualizada em 18/05/2023 às 22h16min

Espro faz ação sobre combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Assistentes sociais da entidade realizam atividades de conscientização com adolescentes e jovens do programa de aprendizagem

SALA DA NOTÍCIA Isaac dos Santos Toledo
www.espro.org.br
Divulgação

O Espro (Ensino Social Profissionalizante), associação filantrópica que há mais de 40 anos atua na integração e inclusão de adolescentes e jovens em vulnerabilidade no mundo do trabalho, se une à campanha Faça Bonito – Proteja nossas crianças e adolescentes durante todo o mês de maio com ações, palestras e atividades de conscientização para seus mais de 14 mil jovens aprendizes espalhados pelo Brasil, com idades entre 14 e 23 anos, abordando o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

Para as turmas presenciais, as assistentes sociais promoverão conversas, ações e atividades com os jovens aprendizes para falar sobre o tema, esclarecer dúvidas e reforçar a importância e o papel de cidadão de cada um deles neste combate. Cada assistente terá autonomia para planejar as ações que considerar mais eficazes. Os mais de 300 alunos que fazem suas aulas em ensino a distância também participarão de ações e atividades online sobre o 18 de maio.

Segundo o Panorama da Violência Letal e Sexual contra Crianças e Adolescentes no Brasil, lançado pela UNICEF e pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP) em 2021, 180 mil crianças e jovens, de 0 a 19 anos, sofreram violência sexual no Brasil. 

“A formação para o mundo do trabalho deve estar aliada com a formação de um cidadão consciente de seus deveres e direitos dentro da sociedade”, afirma Alessandro Saade, superintendente executivo do Espro.

Sobre o Espro

O Espro (Ensino Social Profissionalizante) atua na inserção de adolescentes e jovens em vulnerabilidade social no mundo do trabalho, por meio da socioaprendizagem, oferecendo uma extensa jornada gratuita, que começa nos Projetos de Formação para o Mundo do Trabalho (patrocinados ou personalizados para nossos parceiros) e segue no Programa de Aprendizagem Profissional ou no Programa de Estágio. Dessa forma, a entidade cumpre cinco dos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU: trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, educação de qualidade, saúde e bem-estar e erradicação da pobreza.

O objetivo principal do Espro é permitir aos jovens do Brasil desenvolver seus talentos para que assumam o protagonismo da construção do seu futuro e de uma sociedade mais inclusiva, bem como apoiar suas famílias e comunidades, seja por meio de projetos de capacitação ou assistência social.

Em 44 anos de existência, a entidade, que atua em âmbito nacional, encaminhou 521 mil jovens para sua primeira oportunidade de emprego e realizou 1,1 milhão de atendimentos sociais, englobando visitas domiciliares, acompanhamentos psicológicos, visitas técnicas, oficinas de geração de renda, encaminhamentos para a rede de apoio e outras iniciativas para desenvolver e melhorar a vida e o ambiente na jornada destes jovens e das comunidades onde vivem.

As empresas e parceiros do Espro têm acesso a um portfólio completo de soluções de recrutamento de jovens com a finalidade de transformar a sociedade por meio de projetos de impacto social idealizados para cada uma de suas necessidades.

O Espro tem 8 filiais e 50 núcleos regionais espalhados pelo Brasil, alcançando 992 municípios, capacitando anualmente mais de 25 mil jovens por meio dos programas e projetos. Para ampliar sua capilaridade nacional, a entidade criou a Rede de Aprendizagem Espro (RAE) que estabelece alianças com outras organizações para fazer o acolhimento dos jovens de forma colaborativa, por meio do seu Sistema de Aprendizagem (SAE).

Informações para a imprensa:

2PRÓ Comunicação

Carolina Mendes - [email protected]

Isaac Toledo – [email protected]

Telefone: (11) 9-3373-1977


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp