18/05/2023 às 11h21min - Atualizada em 18/05/2023 às 22h12min

Cintia Ferreira investe no protagonismo feminino em tecnologias como gestão de criptoativos e blockchain

Empresária tem se dedicado a mobilizar mulheres por meio de iniciativas pioneiras em prol de outras mulheres e do mercado como um todo.

SALA DA NOTÍCIA Fernando Sant'Ana
https://projecteve.io
A empresária e investidora Cintia Ferreira e lideranças femininas dedicadas ao empoderamento feminino em NFTs. (créditos: divulgação / EVE)
Ela tem se dedicado a ampliar a participação feminina em todas as pontas do mercado, particularmente nas áreas em que as mulheres ainda têm muito espaço para ocupar, como o novo mercado digital, educação para a Web 3.0 e outros nichos tecnológicos. Empresária e investidora, Cintia Ferreira sabe que muitos sonhos de empreender às vezes não são levados à frente principalmente pelo fato de o ecossistema econômico ser mais favorável a iniciativas masculinas.

Assim, a partir de 2018, ela começou a investir em startups do segmento de beleza e tecnologia, o que aproximou a sua agenda de pautas relacionadas ao empreendedorismo feminino. Em 2020, em meio à pandemia, juntou-se a um grupo de empresárias formado por Amanda Coelho, Bruna Tavares, Danielle Damata e Simone Sancho para, juntas, criarem a Belong Be, o primeiro varejo digital inteiramente dedicado a marcas independentes de beleza. Como investidora do setor, dirigiu seus esforços para criar um negócio de impacto que privilegiasse os pequenos negócios, justamente os mais prejudicados pelo cenário vigente. Em 2021, pouco mais de um mês após o lançamento, a iniciativa recebeu como investidor o Grupo Malwee, gigante do segmento têxtil.

Ainda em 2021, outro cenário despertou sua atenção, na verdade uma questão: o efervescente mercado de NFT e a iminente chegada da Web 3.0 não correspondia a uma justa participação feminina nessa área: menos de 4% de presença das mulheres no mercado de NFTs. Preocupada com mais um movimento importante em voga e a ainda existente ausência de mulheres, Cintia convocou um grupo de executivas, empreendedoras, artistas e empresárias, com ampla e diversificada experiência em tecnologia, cultura e mercado financeiro, para fundar a EVE NFT, o primeiro movimento criado por mulheres na América Latina com o compromisso de promover, apoiar e facilitar a entrada de mulheres nesse mercado. Cintia conseguiu reunir lideranças femininas como Ana Laura Magalhães, Elektra, Kim Farrell, Nina Silva, Nubia Mota, Paula Lima, Roberta Antunes, Simone Sancho e Samara Costa.

A EVE, nome que é uma referência ao início da existência, surgiu a partir da iniciativa de Cíntia Ferreira e o grupo de talentos femininos reunido por ela para empoderar mulheres de todas as idades e classes sociais, no Brasil e em qualquer lugar do planeta, compartilhando conhecimento e experiências em torno da vanguarda tecnológica, principalmente a associada a este novo mercado de produção de bens culturais, e fornecendo informações confiáveis e independentes sobre questões ligadas a iniciativas de investimentos no mercado de produção artística e diretos de criação, financiamento, operações de câmbio de criptoativos e transferências eletrônicas por blockchain, entre outras.

“Estamos vivenciando transformações poderosas na Internet, migrando da Internet baseada na troca de informações para a Internet baseada na troca do valor“, afirma Cintia Ferreira. Como parte da iniciativa Everyone, de desenvolvimento e ampliação de acesso à tecnologia, a EVE (https://projecteve.io/) foi criada para aumentar a diversidade no espaço de NFT, através da formação de lideranças e, sobretudo, empreendedoras. Assim, a partir de agora Cíntia Ferreira dirigirá esforços na promoção EVE Academy, inteiramente dedicada à educação e formação de empreendedoras, com ações fundamentadas nos conceitos principais da Web 3.0: descentralizar as informações, garantir a mais ampla segurança sem intermediários e com transparência, ampliar o acesso e promover maior atuação e autonomia.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp