17/05/2023 às 04h12min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h09min

Experimentos e caminhos da eletricidade marcam a comemoração do Dia da Energia nas unidades do Museu da Energia

Unidades de São Paulo, Itu e Salesópolis promovem atividades para conscientizar sobre a importância do consumo racional de recursos naturais e das fontes renováveis

SALA DA NOTÍCIA Bartira Betini
@betinicomunica
divulgação
O Dia Mundial da Energia, celebrado em 29 de maio, ganha programação especial nos Museus da Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis, da Fundação de Energia e Saneamento, que completa 25 anos de existência este ano. Na unidade de São Paulo, a comemoração será no dia 27, com a Oficina Experimentoteca. Entre os dias 30 de maio e 2 de junho acontece em Itu o Circuito de Experimentos. Salesópolis promove o Roteiro de visita “Caminhos da Energia” de 30 de maio a 3 de junho e celebra ainda este mês o Dia da Mata Atlântica, em 27 de maio, com a atividade Trilha da Figueira.

O Dia Mundial da Energia foi criado para conscientizar a sociedade sobre a importância do consumo racional de eletricidade e das fontes renováveis, em que o Brasil é destaque no mundo. A produção de energia elétrica de origem renovável no Brasil é três vezes maior que a mundial, segundo dados divulgados no Seminário Energia, Desenvolvimento, Desafios e Oportunidades, promovido no ano passado. De acordo com os dados, 83% da eletricidade produzida no Brasil é baseada em fontes renováveis, enquanto no mundo o índice é de 27%. 

O Museu de Energia de São Paulo vai comemorar o Dia da Energia com a Oficina Experimentoteca, no dia 27, às 14h, na qual os participantes realizam experimentos científicos variados sobre o tema no jardim da unidade. A atividade é livre e as inscrições devem ser feitas pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou no formulário.

Experiências diversas também estão na programação do Dia da Energia do Museu de Energia de Itu. O Circuito de Experimentos acontece de 30 de maio a 2 junho, das 10h às 16h. Na ação, voltada para crianças de 7 a 12 anos, serão apresentados experimentos que abordam a questão energética, como usina hidrelétrica, fotocélula, eletroscópio de folhas, energia do limão e labirinto elétrico. A iniciativa mostra ao público fontes de energia renováveis e a funcionalidade dos processos elétricos. Não é necessário se inscrever previamente. 

O Roteiro de visita “Caminhos da Energia” é a atração do Dia da Energia no Museu de Energia de Salesópolis, de 30 de maio a 3 de junho, das 10h às 17h. O passeio foi criado para mostrar ao visitante o percurso que a energia elétrica percorre até chegar aos consumidores e despertar sobre a importância do uso consciente dos recursos naturais, lembrando que a principal matéria-prima para a geração de energia numa hidrelétrica é a água. O público vai conhecer espaços como Casa de Máquinas, Espaço Energia, Espaço das Águas e Reservatório. A atividade é livre e não é necessário se inscrever previamente. 

No dia 27 de maio, o Museu de Energia de Salesópolis comemora também o Dia da Mata Atlântica com a Trilha da Figueira, às 10h. O percurso em meio à Mata Atlântica leva o público a interagir e contemplar a natureza no caminho da Figueira Centenária de mais de 20 metros de altura. A atividade para maiores de 7 anos tem como objetivo promover uma reflexão sobre a importância da preservação da mata e os benefícios de conservá-la. Os participantes devem se inscrever pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail [email protected].

Ainda no mês de maio, os Museus de Energia de São Paulo, Itu e Salesópolis vão promover uma série de ações, entre os dias 16 e 20, para comemorar a  21ª Semana Nacional de Museus, que acontece em todo o país entre 15 e 21 de maio, e este ano tem como tema "Museus, Sustentabilidade e Bem-Estar". Confira a programação completa abaixo.

Serviço

Programação de Maio 

Dia da Energia 

Museu de Energia de São Paulo 
Oficina Experimentoteca
Dia 27
14h
Público livre 
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99169-8531 ou no formulário 

Museu de Energia de Itu
Circuito de Experimentos
30 de maio a 2 junho
Das 10h às 16h
Público de 7 a 12 anos
Não são necessárias inscrições prévias

Museu de Energia de Salesópolis 
Roteiro de visita “Caminhos da Energia”
30 de maio a 3 de junho
Das 10h às 17h
Público livre 
Não são necessárias inscrições prévias

Dia da Mata Atlântica
Museu de Energia de Salesópolis
Trilha da Figueira
27 de maio 
10h
Público acima de 7 anos 
Inscrições pelo WhatsApp (11) 99115-0020 ou pelo e-mail [email protected]
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp