17/05/2023 às 11h05min - Atualizada em 17/05/2023 às 16h07min

Camerata Caipira comemora 10 anos e lança 3º volume do álbum “Cadê o Bicho que Tava Aqui?”

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
Pesquisa, criatividade e experiências sonoras formam mais um trabalho da Camerata Caipira de Brasília (DF). O lançamento do álbum “Cadê o Bicho que Tava Aqui? - Vol III” acontece a partir de 22 de maio pelas plataformas digitais, com apresentações exclusivas para estudantes do DF e também para o público em geral. Nove apresentações já estão agendadas em escolas e espaços culturais do DF. 

Neste trabalho musical, a Camerata Caipira brinca com a pluralidade de ritmos da música brasileira sempre referenciando aspectos da fauna do Cerrado. Em um novo formato cênico-musical, o grupo deseja provocar a curiosidade nas crianças e nos adultos sobre a riqueza deste rico bioma brasileiro. Ao mesmo tempo, o trabalho traz um alerta sobre a importância da preservação de espécies e o fato de que muitas delas seguem ameaçadas de extinção. A proposta é envolver a plateia num mergulho sonoro, visual, musical e cênico. 

Segundo a cantora, arte-educadora e produtora da Camerata Caipira, Isabella Rovo, o grupo apresenta a diversidade da fauna que habita a região dos Cerrados, “mas que infelizmente é pouco conhecida e valorizada, necessitando da ação respeitosa do ser humano para garantir sua sobrevivência”, destaca. 

Isabella Rovo compôs três canções para o álbum: Não Cutuca o Tucano, um samba divertido que explora a repetição de fonemas e sílabas, estabelecendo efeitos sonoros como num trava-língua; Maracaturga, uma homenagem às tartarugas inspirada em toques do Maracatu de Baque Virado; e por fim o RAPembolado, que junta a linguagem do cordel e do RAP, com participação especial de seu filho o rapper Gabriel Cabeça.

A composição Abelha Cheia de Bossa, de Nelson Latif, cavaquinista e arranjador das músicas, resgata a Bossa Nova e traz uma canção de extrema beleza e leveza com influências do samba e do jazz. Numa cadência com muita poesia, a canção propõe um olhar para a diversidade das espécies brasileiras de abelhas sem ferrão e seu importante papel na polinização. Largatiú, composição de Victor Batista, violeiro do grupo, e do poeta Manoelito Xavier, além de valorizar as características do lagarto Teiú (ou Tiú, também conhecido como jacaré do seco), reafirma um ritmo bastante peculiar: a guarânia, bem conhecido no Mato Grosso do Sul, Paraná e algumas cidades da região Sul, mas originário do Paraguai. 

Encerrando o álbum, outra parceria de Victor e Manoelito é a música que dá nome à coletânea “Cade o Bicho que Tava Aqui?” que reúne vários outros bichos cerratenses como: Cutia, Quati, Sagui, Carcará, Onça Pintada, entre outros. 

Ao todo são seis novas músicas para o Volume III do álbum que conta ainda com a percussão de Sandro Alves e a participação especial do violonista Edson Arcanjo. “Optamos por uma criação que transporta o público à ambientação do bioma. Para isso, vamos explorar no espetáculo recursos cenográficos com máscaras e adereços feitos pelo artista visual e cenógrafo goiano Marcos Lotufo, uma poesia visual sobre os encantos do Cerrado”, complementa Isabella. 

O espetáculo conta ainda com a direção da carioca Andrea Jabor; coreógrafa, diretora de movimento e artista que atua em diferentes frentes ligadas ao movimento e à direção de cena há mais de 25 anos. Recentemente, fez a direção 

de cena do show Senzala e Favela em homenagem ao grande mestre Wilson das Neves, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ela traz um olhar cênico para o espetáculo musical.

Nas escolas e espaços culturais, a turnê da Camerata Caipira possibilitará o contato direto das crianças com a música “Nossa intenção é propiciar uma vivência musical lúdica para as crianças, onde ao mesmo tempo em que mergulham no universo dos bichos, também fazem um passeio pelos ritmos de diferentes regiões do Brasil”, finaliza Isabella Rovo. O projeto conta com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal.

A trupe Camerata Caipira 
Para este novo álbum, o Camerata Caipira conta com a formação dos músicos Isabella Rovo, Victor Batista, Nelson Latif, Sandro Alves e Edson Arcanjo.

Fotos de Andréia Fonseca

Com um trabalho autoral enraizado na cultura popular e focado no resgate e na valorização dos bens naturais, o grupo possui dois álbuns gravados: o primeiro, lançado em 2014 com o mesmo nome do grupo, faz um apanhado da diversidade dos rincões do Brasil. O segundo, intitulado “Cadê o Bicho que tava aqui?” e lançado em 2019, enaltece a fauna da região dos Cerrados e é voltado a crianças de zero a 100 anos. Agora, o álbum ganha mais seis novas faixas, em formato digital, iniciativa que marca as ações de 10 anos do grupo, com temporada comemorativa iniciada em julho de 2022. 

O grupo é conhecido por sua variada formação musical, versatilidade e performance criativa. É formado por integrantes nascidos em diferentes cidades do país, que escolheram a camerata como configuração do grupo para criar uma sonoridade própria. 

A Camerata Caipira faz uso da viola caipira, cavaquinho e violões de seis e sete cordas. Juntos, os músicos mostram a cultura brasileira em versão contemporânea através de arranjos para cordas, vozes e percussão. 

Site: www.cameratacaipira.com.  
CANAIS DO GRUPO
Instagram: @cameratacaipira
Facebook: @cameratacaipiraoficial 
YouTube:  www.youtube.com/@CamerataCaipira

SERVIÇO
Lançamento de seis faixas inéditas do Álbum “Cadê o Bicho que Tava Aqui? – Vol III - com ações pelas plataformas digitais.

A partir de 22 de maio.
TEMPORADA DE APRESENTAÇÕES EM ESCOLAS E CENTROS CULTURAIS (EXCLUSIVAS PARA ESTUDANTES) 

25 de maio
Apresentação no Centro de Ensino Especial 612 sul
Endereço: Módulo D, SGAS II SGAS 612 - Asa Sul, Brasília – DF
Telefone: (61) 3901-7608

30 de maio
Apresentação no Complexo Cultural de Planaltina para alunos da Escola Classe 09 de Planaltina
Endereço: Sgopi Cj C - Via 06 - Setor Residencial Norte, Setor Residencial Norte, DF
Telefone: (61) 3901-4358

31 de maio
Apresentação no Centro de Ensino Maria do Rosário na Ceilândia
Endereço: St. N EQNN 21/23 - Ceilândia, Brasília - DF, 72225-580
Telefone: (61) 3901-6813

2 de junho
Apresentação no Teatro de Sobradinho para alunos do Centro de Ensino 12 de Sobradinho
Endereço do teatro:  Q 12 - Sobradinho, Brasília – DF 
Telefone: (61) 3901-4106
Obs: As apresentações acima acontecem às 10h e às 14h e são exclusivas para os alunos.
ÚNICA APRESENTAÇÃO ABERTA AO PÚBLICO 

3 de junho 
Horário: 18h
Apresentação no Sesc Garagem 913 sul 
Endereço: Via W4 Sul Quadra 713/913, Brasília – DF
Telefone: (61) 3218-9146
Classificação etária: Livre / Indicado para crianças de 6 a 12 anos.
Ingressos: R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia entrada). Disponíveis em breve pelo Sympla.

Imagens de show da Camerata Caipira:
https://www.youtube.com/watch?v=aOMxv1DWFDQ

 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp