Em um ano em que primeiro trimestre do varejo deve fechar em queda, segundo o Instituto Brasileiro de Executivos de Varejo (Ibevar), como aproveitar esse momento para alavancar as vendas e conseguir lucrar? Para Thiago Muniz, CEO da Receita Previsível no Brasil, consultoria autora do livro homônimo reconhecido como a bíblia de vendas do Vale do Silício, é importante entender o canal que você procura aumentar seus lucros: loja física ou e-commerce. Cada um tem um processo diferente na hora de atrair novos clientes.
Na compra presencial, Muniz destaca que é importante ser eficiente no processo de compra dos clientes para poder atender mais e melhor as pessoas.
“Quando falamos de aumento de lucros no varejo físico existe um grande ponto: devido a alta na demanda, que é provocada pela sazonalidade do dia das mães, os vendedores acabam atendendo com menor eficácia os clientes. Isso acontece devido ao cansaço e/ou ao aumento de trabalho nas lojas. Ou seja, se o vendedor focar na eficiência do atendimento e nos resultados, ele poderia não perder essas vendas. Dar menos descontos. Ou até mesmo vender mais para a pessoa que já comprou alguma coisa com ele”, explica o empresário.
Thiago também ressalta que o vendedor pode utilizar a seu favor o momento e o lado emocional das pessoas que vão atrás de presentes para seus familiares. “Como a data tem prazo, isso pode ser usado a favor do vendedor para ele vender mais.Fora isso, você tem uma questão emocional envolvida. As pessoas querem presentear sua esposa, mãe, avó etc. O vendedor que conseguir entender como utilizar o processo a seu favor, com essa eficiência e o tom correto, vai acabar gerando mais lucros”, finaliza.
Já para o e-commerce, o CEO da Receita Previsível destaca a importância da base de clientes. “Uma coisa que funciona bem no e-commerce é entender que a própria base de clientes pode ser um aquário para você trabalhar promoções que fazem sentido para sua organização. Trabalhando essas ações com os seus clientes, você pode descobrir uma oferta mais atraente e que funciona melhor. Isso vai ajudar a expandir essa demanda para o grande público. Um exemplo, você pode fazer um teste A e B com um e-mail marketing que tem promoções e descontos para ver qual tem mais aceitação. Depois disso você pode amplificar para o público externo” completa Thiago.