09/05/2023 às 13h53min - Atualizada em 10/05/2023 às 00h08min

Após aprovação de projeto de lei, alunos marcharam pela preservação da água em uma das regiões mais secas do Brasil

A iniciativa, que surgiu em uma eletiva de uma escola pública de Ensino Médio Integral, buscou conscientizar a população sobre a importância da água para o cariri paraibano

SALA DA NOTÍCIA Amotara Agência de Notícias
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Professores e estudantes da escola de Ensino Médio Integral ECIT Conselheiro José Braz do Rêgo, em Boqueirão (PB), criaram o primeiro projeto de lei municipal de iniciativa popular para conscientização sobre a importância do uso da água na localidade. A iniciativa, que também promoveu a criação do Dia da Água no município, agora se desdobrou na Semana da Água, que aconteceu entre os dias 17 e 19 de abril, com apoio da Secretaria de Educação da Paraíba e da Secretaria Municipal de Educação.  

Para celebrar o Dia Municipal da Água e reforçar o debate sobre a preservação dos recursos hídricos, o evento englobou aspectos culturais e acadêmicos, engajando a comunidade e os estudantes da região. Liderando esse movimento, a ECIT Conselheiro José Braz do Rêgo promoveu uma marcha comemorativa, que contou com a participação não apenas dos próprios alunos, como também de jovens de todas as escolas da cidade.  

Além disso, aconteceram palestras com professores universitários, apresentando estudos acadêmicos sobre o assunto, a fim de debater sobre temas de impacto social e ambiental, como: agricultura eficiente e mais sustentável, com menor uso de recursos hídricos; piscicultura em caixas d'água (criação de peixes de forma monitorada); agricultura familiar e mais. Entre os palestrantes, estiveram presentes João Fernandes de Oliveira, ex-presidente da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (AESA), e Dr. Franklyn Barbosa de Brito, especialista em Gestão dos Recursos Hídricos do Açude Epitácio Pessoa. 

Importância regional 

Boqueirão fica localizada na região dos cariris velhos do nordeste brasileiro – uma das áreas mais secas do país. É conhecida pelo seu açude Epitácio Pessoa, que foi beneficiado pela transposição do Rio São Francisco em 2017, e hoje é considerado o terceiro maior reservatório de água do estado da Paraíba. Apesar das dificuldades com a seca e das fases catastróficas com as crises hídricas nos anos anteriores, o açude atende atualmente mais de 1 milhão de pessoas e mais de 20 municípios.  

Vivência e protagonismo juvenil 
 
O projeto nasceu pensando nessa realidade e na dificuldade de diversos estudantes; que vivenciaram durante anos a falta de água na região. Toda a ideia inicial foi construída dentro da eletiva “Noções de Direito Constitucional”, que faz parte do currículo diversificado das escolas de Ensino Médio Integral. 

Laura Barros é uma das alunas que participaram do trabalho e fizeram o projeto de lei acontecer. "Como jovens protagonistas, o nosso principal papel dentro do projeto foi passar para a população de Boqueirão a importância e relevância do uso consciente da água. Nós divulgamos para todas as escolas da cidade e para os cidadãos a nossa proposta e a sua relevância para a região do Cariri", conta a estudante. 

Contando com o apoio do modelo, que aposta no protagonismo juvenil e no projeto de vida dos estudantes, os professores Fernando Florencio da Silva, Paulo da Mata Monteiro, Evangelista Sales Jovino e Glaucijane P. B. Bezerra viram uma oportunidade de conectar a escola à realidade dos alunos e de suas famílias, auxiliando na construção de seus planos para o futuro e de projetos de impacto para a comunidade.  
 
"Esse projeto, desde o início, sempre teve viés de conscientização: o que garante que aquela situação não pode voltar? Se acontecer, estamos preparados? A população aumentou e, ao longo do tempo, o açude perde sua capacidade e volume por conta do assoreamento. O objetivo é estimular a participação jovem e o entendimento sobre a importância das políticas públicas, além de assegurar que esse marco histórico do açude, que beneficiou diversos municípios e moradores, seja relembrado e posto como uma prioridade", alerta Fernando. 

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 6 mil escolas em todo o país, beneficiando mais de 1 milhão de estudantes. 


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