08/05/2023 às 14h02min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h06min

Dicas essenciais para cuidar dos cabelos coloridos

Expert traz guia completo para manter a saúde dos fios e evitar desbotamento

SALA DA NOTÍCIA Paula Granha Fiuza
O cabelo colorido é o sonho de muitas pessoas, promovendo um visual de personalidade e atitude. Para 2023, a moda dos fios coloridos promete continuar fazendo a cabeça do público, seja com modelos arco-íris, em tons pasteis ou até mesmo em tonalidades vibrantes neon. Mas, para atingir e manter o look, uma série de cuidados são necessários. Além disso, o processo, se não for feito de forma adequada, com profissionais capacitados e produtos de qualidade, pode gerar resultados insatisfatórios e prejudicar bastante a saúde dos fios.

Pensando auxiliar a quem deseja passar pela coloração e para manter a saúde e pigmentos dos cabelos, a expert Cris Oliveira, Diretora Técnica e especialista em cabelos da Kostume, montou dicas valiosas que vão desde o cuidado pré procedimento até a higienização e finalização, que fazem toda a diferença.

Hidratação
A hidratação dos fios é fundamental para a saúde do cabelo, sendo recomendada tanto antes da coloração quanto depois. O ideal é investir na hidratação dos fios 15 dias antes do processo para preparar o cabelo para receber a coloração. “Além do cuidado prévio, é essencial o uso contínuo de tratamentos de hidratação. Uma boa dica é apostar numa rotina de cuidados, com aplicação de máscara específica semanalmente para ajudar a manter os fios hidratados e intensificar a cor e saúde dos cabelos.”

Avaliação e diagnóstico
Antes de realizar qualquer procedimento químico, é fundamental a avaliação profissional do cabelo. “Testes de mecha, análise de porosidade e textura dos fios, prova de toque, avaliação do tom natural, entre outros são alguns pontos levados em consideração. Pode parecer simples, mas essa análise é imprescindível para o sucesso da transformação e saúde dos fios.”

Crie uma rotina de cuidados
A rotina de cuidados é um hábito fundamental na vida do ser humano, trazendo liberdade e organização de tarefas para definir e atingir metas. Crie um cronograma com tratamentos específicos para cada lavagem e finalização. Determine datas de hidratação, nutrição e reconstrução dos fios, alternando produtos e necessidades de acordo com o estado e realidade do cabelo. “É fundamental planejar intervalos de 48 horas entre um tratamento e outro para que os ativos interajam com os fios. Na Kostume temos o mais novo lançamento K-FIBER REPAIR, um tratamento especial de reparação que resulta em força, equilíbrio e movimento.”.

Produtos específicos para cabelos coloridos
A lavagem dos fios é um habito que leva ao desbotamento mais rápido da coloração. Por isso, invista em produtos específicos para fios coloridos, que além de proteger a cor, ajudam a prevenir o ressecamento e promovem brilho, como fórmulas hidratantes e nutritivas. “É recomendado o uso de produtos que tratem da cutícula, fechando-as para um prolongamento da cor. Para garantir esta manutenção indicamos a Kostume Kolor Maintenance, uma linha de tratamento com alta concentração de aminoácidos e peptídeos para aumentar o poder de fixação da cor no interior dos fios.” Esses produtos fazem toda a diferença na durabilidade da cor e saúde capilar.

Cuidados no banho, mar e piscina
As lavagens do cabelo coloridos podem desbotar a cor, exigindo atenção redobrada. No banho, priorize água morna ou fria, já que a água quente dilata as cutículas dos fios provocando o desbotamento acelerado e ressecamento. Além disso, evite mergulhar no mar e na piscina com frequência, visto que o sal e o cloro podem aumentar o desbotamento. “Mas isso não significa que não possa aproveitar o banho de piscina e de mar. Mas quando mergulhar, lembre-se de enxaguar os cabelos em seguida com água limpa para evitar esse acúmulo de resíduos.”.

Proteção térmica
Assim como a pele, o cabelo também demanda cuidados para a prevenção de contato com fontes de calor. Por isso, a redução do uso de ferramentas térmicas, como secador, chapinha e babyliss, faz toda a diferença para a saúde e durabilidade da coloração. Quando for utilizá-las, é essencial preparar antes os fios com um protetor térmico voltado especialmente para cabelos coloridos. “Borrife o produto em todo o comprimento e prossiga com a estilização, evitando a ação em uma mesma mecha por muito tempo e por muitas vezes para não queimar os fios.”

Não basta apenas fazer uma boa escolha de cor e uma boa aplicação, tão importante quanto são os cuidados com a manutenção.
 

Sobre a Kostume

Kostume surgiu em 2006, para lançar no mercado profissional brasileiro, com todas as suas diversidades e tendências, soluções para o dia a dia de toda a mulher. Após 5 anos, já posicionada no mercado nacional e expandindo internacionalmente a Marca recebe "Rio de Janeiro" como complemento de sua assinatura. Uma homenagem à cidade inspiradora e grande referência mundial da moda. Em Kostume Rio de Janeiro.

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp