08/05/2023 às 14h32min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h05min

Polar apresenta dados de pesquisa que explicam o segredo por trás da felicidade finlandesa

Com a Finlândia recebendo a coroa de país mais feliz do mundo pelo sexto ano consecutivo, pesquisa científica revela que o segredo da nação nórdica é algo acessível.

SALA DA NOTÍCIA Polar
São Paulo, abril de 2023 – A Polar, líder mundial em wearables e tecnologia de frequência cardíaca, apresenta dados que ilustram o motivo da Finlândia ser considerada, pelo sexto ano consecutivo, o país mais feliz do Planeta. Premiada pelo World Happiness Report, a pesquisa mostra que muito além dos ótimos dados socioeconômicos do país, que garantem uma qualidade de vida de primeira qualidade, uma das justificativas para a recorrência desta premiação pode estar relacionada aos hábitos de atividade física que fazem parte da cultura do país.

Embora muitas vezes negligenciadas, a saúde física e mental são critérios cruciais por trás da classificação dos países no relatório divulgado em março – e este não é a única competição na qual a Finlândia lidera no mundo. De acordo com um relatório recente da OMS (Organização Mundial da Saúde), os finlandeses também são o povo mais ativo da Europa. No entanto, vale ressaltar que não estamos falando apenas das sessões de treinos realizadas semanalmente na academia, já que a Finlândia é uma das nações líderes quando se trata de exercício diário, ou seja, aquele que pode ser caracterizado por desde ir a pé ou de bicicleta para o trabalho.

Pesquisadores da Polar, acreditam que como e onde nos exercitamos são a chave para entender a felicidade finlandesa. “O alto nível de atividade física na Finlândia deve receber mais atenção quando a pesquisa de felicidade é discutida. A saúde física e mental não podem ser separadas, e os exercícios regulares são maneiras comprovadas de melhorar o humor e o bem-estar em geral”, afirmou a doutora Raija Laukkanen, diretora de colaborações científicas da Polar.

Para Laukkanen, a relação que os finlandeses têm com as atividades ao ar livre é o que os diferencia de muitos outros países. Atividades como esqui cross-country, caminhada nórdica e natação em lagos são passatempos diários que muitos nórdicos adoram, e que podem oferecer benefícios significativos de felicidade e bem-estar. “Na Finlândia, estar ao ar livre é muito natural para nós. Passamos muito mais tempo caminhando na floresta, acampando e levando nossas bicicletas para o trabalho do que outros países”, explicou a pesquisadora.

Além disso e ainda de acordo com pesquisadores da Polar, outro fator que incentiva essa cultura de atividade física são os altos níveis de conhecimento e tecnologia esportiva à disposição destes países. o que gera a fácil compreensão de que os exercícios fazem parte de uma vida saudável e que contribui para redução de doenças. “Nos países nórdicos, a atividade física é incutida em nós desde muito cedo, e nosso ambiente é a fonte de nossa energia”, acrescenta Laukkanen que também é fundadora da International Nordic Walking Association.

“Já temos estudos que comprovam que exercitar-se na natureza ou apenas visitar ambientes verdes e azuis reduz a pressão arterial e a frequência cardíaca das pessoas, e que, inclusive, o exercício físico de intensidade moderada torna-se mais leve quando realizado ao ar livre, em comparação a ambientes fechados”, completa a doutora Laukkanen.

Outro ponto importante para manutenção da felicidade é o sono. Segundo dados de usuários dos relógios Polar de diferentes países mostram, os finlandeses dormem em média 7 horas e 45 minutos por noite, o que supera a média diária de outras nações. Para aqueles que procuram incorporar o estilo de vida finlandês em suas próprias vidas, os produtos e serviços da Polar ajudam as pessoas a entenderem melhor como se exercitarem, dormirem e se recuperarem, através do monitoramento de alta precisão e 24h da frequência cardíaca, diretamente no punho, além de tecnologias avançadas de monitoramento do sono e recuperação, como o SleepWiseTM, que além de avaliar a qualidade e quantidade do seu sono, também traz diariamente uma previsão dos seus níveis de energia para os momentos do dia que há por vir.


Sobre a Polar:  
Por mais de 45 anos, a Polar fornece orientação para saúde, esportes e condicionamento físico com a melhor tecnologia de medição do mundo e informações do usuário baseadas em dados para ajudar as pessoas - de iniciantes a atletas profissionais - a ter sucesso em sua busca por uma vida mais feliz e saudável. Reconhecida por uma dedicação inigualável à ciência e profundo conhecimento de esportes, bem-estar e tecnologia, a Polar se consolidou globalmente no setor como o parceiro ideal para quem procura descobrir seu verdadeiro potencial. O nosso premiado portfólio de produtos inclui relógios e soluções que buscam, de forma elegante e com recursos avançados e intuitivos, a melhor evolução de quem os utiliza, sempre.
 
Para mais informações, polar.com/br.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp