08/05/2023 às 17h45min - Atualizada em 08/05/2023 às 20h03min
Limpeza de hotéis: cinco orientações para tornar a experiência do cliente agradável
A Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) selecionou dicas de higienização
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Pixabay A limpeza é um dos principais pontos que podem gerar satisfação ou frustração de um cliente de hotel, pousada e resort. Em vista disso, principalmente o quarto em que o viajante será recebido deverá estar sempre limpo e organizado.
E a higienização deste ambiente precisa ser criteriosa, levando em conta não somente as superfícies, como pisos, paredes e espelhos, mas também os itens que são fornecidos, como toalhas, lençóis e outros. Esses detalhes são cruciais para manter ou elevar a reputação da qualidade do serviço oferecido.
Visando auxiliar os gestores da hotelaria a garantirem uma higienização eficiente deste ambiente, contribuindo para uma boa experiência durante a estadia, a Associação Brasileira do Mercado de Limpeza Profissional (Abralimp) reuniu cinco dicas essenciais. Veja a seguir:
1 – Faça um planejamento de cada etapa da limpeza É importante elaborar um plano de limpeza em conjunto com o gestor do hotel para que a higienização ocorra de maneira eficiente, direcionando as equipes e selecionando equipamentos, químicos e os processos.
2 – Lembre-se de que cada item é importante Cada detalhe do quarto do hotel deve ser limpo e higienizado com cuidado, incluindo móveis, televisões, abajures, lustres e qualquer outro objeto presente no ambiente.
3 – Roupas de cama e toalhas devem ser trocadas regularmente Certifique-se de que as toalhas sejam trocadas diariamente e que as roupas de cama sejam trocadas a cada três ou quatro dias.
4 – As equipes devem usar EPIs A equipe de limpeza deve usar Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, botas ou luvas, para evitar o contato direto com produtos químicos e garantir a segurança do profissional.
5 – As equipes devem ser qualificadas É recomendável o treinamento constante dos profissionais de limpeza bem como a contratação de uma empresa de limpeza profissional especializada, que conte com agentes capacitados para essa ação. Eles conhecem a fundo quais são os processos, produtos e equipamentos ideais para cada local e superfície a serem limpos e são essenciais para os hotéis que querem ter na limpeza um diferencial na sua estratégia de fidelização.