02/05/2023 às 15h52min - Atualizada em 02/05/2023 às 16h07min
Dia 06 de maio, às 20h - Forró For All - Forró Sudestino no Coração do Largo da Batata - Pré-estreia em única apresentação na capital, no Teatro B32
Peça de teatro musical sobre o surgimento do forró sudestino em São Paulo
SALA DA NOTÍCIA redação da Ofíciodasletras
Fotos de Marcos Frutig
https://drive.google.com/file/d/1_Ivry24q3PHKOkUO30Lih9b5bgfIFBmL/view?usp=share_link "Essa peça conta a história do forró na cidade de São Paulo", Evandro Paz (professor de forró há 30 anos) "Acabei de ler sua revista de forró. Um panorama antropológico urbano contemporâneo." Aury Porto "A especulação imobiliária está levando a melhor, mas com a certeza de que o forró sobrevive a tudo, porque é força." Aury Porto
Da Faria Lima Pra Cá Passo Torto Hoje ali tem o metrô Nem bem um ano passou Havia o bar do joão E hoje tem a estação Faria lima pra cá? Nem dá um, dois Eu vou de trem do metrô, Meu deus, eu vou! Meu pedacinho de sol É meu, de sol Vou visitar meu irmão Na linha azul Tão querendo me tirar Da habitação Atrasei o aluguel Mas deus do céu Aluguel multiplicou Vou trabalhar E amanhã eu faço bico Noutro bar Foi quinhentos até um Dois mês atrás Quase o dobro Tá difícil descolar Minha mãe já me mandou Trezentos mais Mas preciso completar Os mil reais Reduto de migrantes nordestinos e, consequentemente do principal ritmo musical de lá – o forró, o Largo da Batata, no coração do bairro de Pinheiros, se tornou no início dos anos 1990 um núcleo de encontro de estudantes universitários para ouvir e dançar a música de Luiz Gonzaga e Dominguinhos e suas variantes. Nesse contexto, a banda Falamansa tinha acabado de estourar, e "Esperando na Janela", de Targino Gondim, em parceria com Manuca Almeida e Raimundinho do Acordeon, interpretada por Gilberto Gil estava na boca do povo; o Projeto Equilíbrio e outras casas de forró da região, recebiam mais de mil jovens por noite. As pistas de dança do Largo da Batata eram verdadeiros campos de paz em que trabalhadores e estudantes e tantos outros podiam conviver harmonicamente. A peça musical Forró For All dividida em 4 atos narra essa transição, a transformação estética na forma de se vestir para dançar o forró e acompanha todo o período em que a região do Largo da Batata deixou de ser um bairro habitado por agricultores, pelo comércio atacadista e pequenos comerciantes locais, muitos de origem nordestina e japonesa, para ser um bairro empresarial, de grandes varejistas, com metrô. A revitalização e adequação do Largo da Batata, as obras públicas, a expulsão do comércio de menor porte e, posteriormente, a verticalização e a incorporação imobiliária e os decorrentes impactos negativos estão colocados nas ambições, anseios e frustrações das personagens de duas famílias que se unem diante da oportunidade de ascender socialmente.
“Eu, enquanto escritora, me sinto privilegiada de ter podido escrever este capítulo de nossa história cultural. A peça procura dar visibilidade a um movimento cultural que existe no bairro de Pinheiros há mais de 30 anos e que tranformou não só a minha vida, mas a de milhares de pessoas. Tivemos a oportunidade de vivenciar um Brasil mais democrático, mais alegre, em meio a processos individuais e políticos de profundas transformações”, conclui Deborah. Sinopse: O musical conta a história de duas famílias: uma nordestina e uma paulistana que vivem o sonho de ascender socialmente na zona Sul de São Paulo. A oportunidade surge para eles no contexto do desenvolvimento do Largo da Batata, tradicional reduto nordestino, em vistas à construção do metrô Faria Lima. O viúvo Leandro (pai da menina Marina), é corretor de imóveis e propõe a José Alves (imigrante nordestino), uma parceria para ir comprando terrenos na região, em vistas de lucrar com a especulação imobiliária. O enredo é vivido pelos personagens em ambientes emblemáticos dos fatos históricos- musicais que marcam a cultura local, começando pela morte de Luiz Gonzaga, passando pela chegada da lambada, até o surgimento do Forró universitário. Ficha Técnica: Dramaturgia e Direção: Deborah Goldemberg Atores: Aury Porto, Camila Castro, Diego Lima, Fernanda Assef , Flávio Pacato, Lucas Araújo, Maria Eduarda Pêcego, Victor Rigonatti, Diego Loman Dançarinos: Pôla Neves, Kadine Teixeira, Marcelo Barbosa e Marcelo Santos Direção Musical: Lu Sarmento e Mauricio Braz Execução musical Bruno Menegatti - rabeca; Estevão Moreira - contrabaixo e violão; Diego Loman - sanfona; Fabio Manzione - percussão; Lu Sarmento - voz, violão e piano; Mauricio Braz - clarinete. Preparação Corporal, Consultoria Coreográfica e histórica: Evandro Paz e Iris de Franco Consultoria de Figurino: Iris De Franco Iluminação: Camila Ismerim Direção de Produção: Diego Lima Produção: Cantinho da Criação Assistente de Produção: Marcel Castro e Leticia Bellato Contra Regra: Henrique Pardini Administrativo: Elaine Melero Assessoria de Imprensa: Adriana Monteiro Gênero: Teatro Musical Classificação indicativa: 10 anos Duração: 65 minutos Serviço: Única Apresentação Dia 06 de maio, às 20h Teatro B32 Avenida Brigadeiro Faria Lima, 3732, Itaim Bibi, São Paulo, SP 490 lugares Preços – R$ 60,00 inteira e R$ 30,00 meia-entrada Venda de Ingressos: https://teatrob32.byinti.com/#/event/forro-for-all