26/04/2023 às 09h20min - Atualizada em 27/04/2023 às 00h05min

Publicada a Nota Técnica que orienta o cumprimento das Normas de qualidade para produtos como máscaras e aventais hospitalares

Em atendimento à demanda do Comitê Técnico Médico Hospitalar da ABINT, a ANVISA elaborou e publicou em seu portal a Nota Técnica nº 9/2023/SEI/GEMAT/GGTPS/DIRE3/ANVISA

SALA DA NOTÍCIA Yara Lucia Provatti de Lima
www.abint.org.br
Em atendimento à demanda do Comitê Técnico Médico Hospitalar da Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos (CTH ABINT), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) elaborou e publicou em seu portal a Nota Técnica nº 9/2023/SEI/GEMAT/GGTPS/DIRE3/ANVISA.

O documento traz “orientações acerca dos requisitos para fabricação, importação e aquisição de máscaras cirúrgicas e aventais hospitalares descartáveis”, que visam a garantia do cumprimento das normas de qualidade desenvolvidas para esses produtos e suas aplicações específicas.

Na Nota, a ANVISA destaca que, além de máscaras, aventais e campos estarem em conformidade com as Resolução da Diretoria Colegiada (RDCs), é importante e relevante que sigam os requisitos das normas ABNT NBR 15052, ABNT NBR 16064 e ABNT NBR16693, garantindo, dessa forma, a eficiência desses produtos nas aplicações a que são destinados.

A pandemia trouxe grande visibilidade aos produtos para saúde, máscaras, aventais, campos, tantos os usados em ambientes estéreis como não estéreis. Esse movimento ampliou a demanda de mercado e, por consequência a oferta, nem sempre de produtos comercializados, fabricados ou mesmo importados dentro das normas de qualidade, colocando em risco, dessa forma, a segurança e a saúde do usuário.

Desde 2020, a ABINT, como responsável pela normalização desses materiais perante o ABNT/CB-017, vem atuando incisivamente para adequar e revisar as normas ABNT NBR à nova realidade. A ANVISA foi uma das instituições participantes desse processo e teve a oportunidade de consultar os fabricantes, profissionais da saúde e laboratórios sobre a importância de sua participação na orientação a este mercado.

“O CTH ABINT cumpre sua missão de fomentar a qualidade técnica dos dispositivos médicos, visando uma maior garantia de segurança aos profissionais da saúde”, afirma Cristiane Gimenes Lima, membro da Comissão de Estudos de Nãotecido de Uso Hospitalar, do Comitê Brasileiro de Têxteis e Vestuário ABNT/CB-017.

Para conhecer a Nota Técnica nº 9/2023/SEI/GEMAT/GGTPS/DIRE3/ANVISA na íntegra, acesse: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/setorregulado/regularizacao/produtos-para-saude/notas-tecnicas/nota-tecnica-gemat-no-01-de-2016.pdf/view


Sobre o CTH ABINT: O Comitê Técnico Médico Hospitalar (CTH ABINT) tem por objetivo divulgar, promover e fomentar, com qualidade e técnica, o conhecimento e o crescimento das aplicações dos produtos para saúde de uso único no mercado brasileiro.

Sobre a ABINT: Fundada em 1991, a Associação Brasileira das Indústrias de Nãotecidos e Tecidos Técnicos tem como objetivo representar, difundir e defender os interesses do setor. Para isso, promove e apoia o seu desenvolvimento e o crescimento do mercado de aplicações desses produtos, que são fundamentais a diversos e importantes ramos de atividade da economia. Para saber mais, acesse www.abint.org.br
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp