26/04/2023 às 16h44min - Atualizada em 26/04/2023 às 20h07min

Concertos Campestres levam a música erudita de graça para a cidade de São Roque

Os concertos acontecem de 28 de abril a 1º de maio e possuem um caráter didático: entre um e outro programa, o maestro comenta a música e contextualiza dados interessantes de seu compositor. No repertório, principais composições de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri, entre outros

SALA DA NOTÍCIA W. Fonseca
Grupo Brassuka / Foto: Pedro Santo
O projeto Concertos Campestres vai oferecer concertos de música erudita e popular no Centro Cultural e Educacional Brasital na cidade de São Roque, a 70 km de São Paulo, de 28 de abril a 1º de maio. As quatro apresentações, uma por dia, serão gratuitas e têm como proposta difundir a música erudita, sobretudo a nacional, para a população em geral na expectativa de formação de plateia e, possivelmente, novos ouvintes.
 
No repertório, estarão as principais composições de Villa-Lobos, Chiquinha Gonzaga, Carlos Gomes e Camargo Guarnieri, entre outros, interpretadas por grupos musicais convidados:
 
  • Dia 28 de abril - às 19h30 - Grupo Brassuka (metais);
  • Dia 29 de abril - às 17h -  Quarteto Zacur (cordas);
  • Dia 30 de abril - às 17h - Quinteto Aquarela (sopros);
  • Dia 1º de maio- às 17h - Quarteto Cia. Sax (saxofones).
Com curadoria especializada, as audições foram organizadas em formato de concerto didático, com cada música sendo apresentada e contextualizada historicamente antes da execução pelo maestro Daniel Cornejo, tornando a percepção mais consciente para o público que não possui vivência na música erudita ou que assiste pela primeira vez um concerto com esse tipo de repertório.

Assim, no decorrer da apresentação, a plateia terá uma compreensão mais clara do significado, da relevância histórica e da importância destas composições em âmbito nacional e internacional, suas influências e como elas influenciaram a produção musical até a atualidade.

O projeto Concertos Campestres, uma iniciativa do Instituto São Paulo de Arte e Cultura por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, oferece uma programação cultural gratuita de alta qualidade, muitas vezes restrita às salas de concerto dos grandes centros urbanos.
Assim, a iniciativa visa descentralizar e democratizar o acesso à música erudita.

Serviço: 

Concertos Campestres
Local: Centro Cultural e Educacional Brasital
End: Av. Araçai, 250 - Vila Aguiar -São Roque - SP

Concertos Didáticos: Apresentado pelo Maestro Daniel Cornejo

Dia 28 de abril - às 19h30 - Grupo Brassuka (metais)
Dia 29 de abril - às 17h - Quarteto Zacur (cordas)
Dia 30 de abril - às 17h - Quinteto Aquarela (sopros)
Dia 1º de maio - às 17h - Quarteto Cia. Sax (saxofones).

Apoio: Prefeitura de São Roque, divisão de cultura
Realização: Instituto São Paulo de Arte e Cultura e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, Governo do Estado de São Paulo.

_____________________________________________

Sobre os grupos:

Grupo Brassuka
Dia 28 de abril - às 19h30

O BrassUka foi fundado em abril de 2011 em São Paulo por cinco músicos, amigos de longa data, que sempre tiveram vontade de mostrar a versatilidade dos seus instrumentos: os metais. Trata-se de um quinteto formado por trompa, tuba, trompetes e trombone, que buscam a qualidade musical e o impacto sonoro com muita irreverência e diversão, levando esta formação camerística para diferentes plateias. Desde a sua formação, o BrassUka já realizou mais de 400 concertos. Muitas pessoas pensam que esta formação sonora é agressiva aos ouvidos, mas o BrassUka tem mudado isto com a qualidade e a sutileza de seus concertos. O repertório do quinteto é bastante extenso. Contém obras que abrangem todos os períodos da música ocidental, desde músicas tradicionais de diversas culturas até compositores contemporâneos.
_______________________________________________

Quarteto Zacur 
Dia 29 de abril - às 17h

O Quarteto Zacur foi formado no início de 2021 pelos integrantes Mateus Vieira, Michael Machado, Jonathan Martins e Marthin Goiano. A princípio, por ocasião da pandemia, estavam todos de volta à cidade de Tatuí, onde estudaram juntos no Conservatório. A ideia de criar um grupo surgiu pela grande amizade existente entre os quatro, e principalmente, por um estímulo de estudo, já que os concertos e recitais não estavam acontecendo. Juntos, montaram repertório e realizaram concertos em live no Instagram @zacurquartet enquanto não podiam ter público presencial, e após um tempo, realizaram recitais com público em locais como: CEU das Artes, a praça da matriz em Tatuí, Expogramado, Sky Palace Hotel (Gramado), Capela Santa Maria (Curitiba), Auditório Regina Casillo etc.

Individualmente, são jovens músicos de destaque e premiados. Mateus é integrante da OJESP (Orquestra Jovem do Estado de São Paulo) e um dos vencedores do Prêmio Ernani de Almeida Machado 2022; Michael é integrante da OSB (Orquestra Sinfônica Brasileira) e vencedor do concursos como Jovem Solistas da OER (Orquestra Experimental de Repertório) 2022; Jonathan é integrante da OSCT (Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí); e Marthin é primeiro cello da Orquestra Filarmônica da USP, onde estuda com o Prof. Dr. André Micheletti, e foi um dos vencedores do Prêmio Márcio Carneiro durante o Concurso de Violoncelos de Ouro Branco 2022.
_______________________________________________

Quinteto Aquarela
Dia 30 de abril - às 17h

O grupo, formado por Guimel Alves (oboé), Brenda Carvalho (flauta), Natalia Kaiti (fagote), Rafael Esparrel (clarinete) e Winicius Wagner (trompa), se inspirou em uma técnica de pintura para definir o nome do conjunto. "A aquarela é uma mistura de várias cores, que é justamente o que o quinteto traz: uma distinção muito grande de 'cores de som' entre cada instrumento. Isso é muito característico das formações com madeiras, em que cada instrumento possui um timbre único."  A cor também está presente nas roupas dos integrantes, que sempre se apresentam com uma paleta de camisas coloridas, "faz parte da identidade do grupo".

Os cinco integrantes tocam juntos há aproximadamente um ano, foram aprovados no edital "Núcleo de Desenvolvimento de Carreira" promovido pela Emesp Tom Jobim, e também participaram do 2° Festival de Verão de Campos de Jordão. O quinteto já se apresentou em importantes salas de concerto de São Paulo como: Auditório Cláudio Santoro, Theatro São Pedro e na Sala São Paulo.
_____________________________________________

Cia. Sax
Dia 1º de maio - às 17h

O Cia.Sax foi fundado em 2017 em uma aula de música de câmara da EMESP Tom Jobim com orientação de Milton Vito, em São Paulo. O quarteto tem como integrantes Samuel Alves, Gleysser Menezes, Matheus Carvalho e Bruno Khaleb.

Samuel Alves: estudante do 3° ciclo de Saxofone Erudito da EMESP Tom Jobim é chefe de naipe e primeiro Saxofone da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo e da Banda Sinfônica de Taubaté. Ganhou 2 concursos de Jovens Solistas da EMESP, também foi o vencedor do Concurso Jovens Solistas da OSESP 2022 e da edição 2022 do Programa Prelúdio 2022 da TV Cultura, e participou de masterclasses e festivais com renomados nomes do Saxofone Erudito como Emiliano Barri, Dilson Florêncio e Douglas Braga.

Gleysser Menezes: formado pelo Conservatório de Tatuí é professor de Saxofone de nível iniciante e intermediário. Participou do naipe de Saxofones da Banda do Conservatório de Tatuí e integrou o naipe de saxofones, como segundo alto, da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo. Matheus Carvalho: formado pela EMESP Tom Jobim em Saxofone Erudito, é estudante de música pela Unisant’Ana. Integrou o naipe da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo em 2015 e voltou no ano de 2019 como primeiro saxofone tenor.

Bruno Khaleb: formado pela EMESP Tom Jobim, é o Saxofone Barítono da Banda Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo desde 2018. Solou em um concurso de Jovens Solistas da EMESP e participou de masterclasses e festivais com grandes nomes do Saxofone Erudito. O intuito do grupo é difundir a cultura por meio de um eclético repertório musical, que anda entre clássicos da Europa à choros brasileiros.

O Cia. Sax tem como objetivo entregar música de alto nível e boa qualidade para todos os grupos que tiverem interesse de conhecer o seu trabalho. Mas sempre tendo em mente que o mais importante é espalhar a cultura de um jeito simples e com a felicidade de quatro amigos de longa data.   
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp