25/04/2023 às 13h13min - Atualizada em 25/04/2023 às 16h08min

Ofício, rede de mulheres empreendedoras, é composta por loja física, e-commerce e feira de rua

Projeto que defende a emancipação financeira de mulheres como suporte para garantir autonomia sobre sua vida, sonhos e força, a rede Ofício trabalha pela valorização, fomento e visibilidade dos trabalhos de mulheres artistas e artesãs. Sua feira recebe até 5 mil pessoas por edição e há propostas para edições no Rio de Janeiro

SALA DA NOTÍCIA Angelina Colicchio
https://www.oficiofeira.com.br
Divulgação

Link para mais fotos em alta resolução
Crédito: Divulgação

 

Criada com o objetivo de fortalecer e valorizar a produção local, manual e independente, a Ofício é uma rede de mulheres com uma curadoria que reúne projetos conscientes e práticas sustentáveis. Idealizada por Ana Ribeiro, o projeto funciona atualmente por meio de uma loja física, localizada na Vila Buarque (Rua Dr. Vila Nova, 50), uma loja online e pelas feiras de rua, eventos mensais na região da Vila Buarque e centro. 

"Nosso espaço físico foi criado depois de anos de feiras de rua para podermos criar vínculos, referências e renda às artesãs", conta Ana Ribeiro. Ela reforça que a ideia é criar um ambiente seguro e acolhedor entre as mulheres. "Acreditamos na transformação do nosso mundo, através de iniciativas coletivas, criativas e afetivas, que promovam igualdade social e acesso à cultura e à cidade", reforça Ana.

Com o propósito de gerar autonomia e renda para mulheres como forma de combate ao machismo e a violência de gênero, a Ofício se consolidou como um negócio pró-mulheres. Exemplo prático foi a criação da loja física, que contou com uma reforma feita com colaboração das artesãs que vendem seus projetos no local.

Na loja, há obras de artistas e coletivos como Estela Miazzi, Diana Córdoba, Bebel Books, Lote 42, E.fem, Anna Clara Carvalho, Fernanda Campelo e Pano pra vida, que comercializam produtos com preços diversos, que variam de R$15 a R$620. 

 

Sobre Ana Ribeiro 

Mulher, mãe, negra, nascida na grande São Paulo. Estudou artes visuais na Furg, ao lado de mulheres que a inspiraram, ensinaram e impulsionaram suas ideias. Participou de organizações políticas e do movimento estudantil em sua adolescência e entendeu que somente de forma organizada e unida se pode fazer mudanças estruturais importantes no sistema. 

Defende muitas causas e todas elas se encontram na Ofício. Acredita e defende a ocupação de espaços públicos com arte e cultura, na valorização do trabalho manual, na independência financeira de mulheres como ferramenta de combate ao machismo e que para isso é necessário tecer uma rede de apoio para e entre mulheres. A construção de um mundo melhor, mais sensível, justo e empático.

 

Serviço Loja Ofício
Horário de funcionamento: Terça a sábado, das 11 horas às 18 horas
Endereço: Rua Dr. Vila Nova, 50 - Vila Buarque - São Paulo
Telefone: (11) 9 4792-4933

 

Data: 06 de maio, sábado, a partir das 10h às 18h
Local: Praça Dom José Gaspar - Em frente a Galeria Metrópole

Data: 13 de maio, sábado, a partir das 10h às 18h
Local:  Rua General Jardim, 485 - 576 - Vila Buarque

Data: 10 e 11 de junho, sábado e domingo, a partir das 10h às 18h
Local:  MAM-RJ - Av. Infante Dom Henrique, 85 - Parque do Flamengo

Data: 17 de junho, sábado, a partir das 10h às 18h
Local: Rua General Jardim, 485 - 576 - Vila Buarque

 

Redes Sociais 

Instagram | Site 

 

Assessoria de Imprensa - Pevi 56
Angelina Colicchio – 11 99299 2877

Diogo Marins Locci – 11 99906 0642

[email protected] | [email protected]


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp