17/04/2023 às 15h25min - Atualizada em 18/04/2023 às 00h06min

Como o Hábito da leitura melhora a relação entre pais e filhos.

Dia 18 de Abril dia Nacional do Livro Infantil

SALA DA NOTÍCIA Ivana Muniz
Retratos da leitura no Brasil 2019
Dayana Guedes

18 de abril é o Dia Nacional da Literatura Infantil
 
 
Como o hábito da leitura melhora a relação entre pais e filhos.


Em uma era onde o “arrasta para cima”, é compartilhado entre crianças e adultos, sobra pouco tempo para o hábito da leitura. Porém, especialistas alertam para o fato de que somente através da leitura é possível ativar a imaginação das crianças e promover a socialização entre pais e filhos. “Ler tem de ser uma coisa gostosa, prazerosa tem que fazer bem, não pode ser uma obrigação. Nunca ofereça um livro de forma autoritária, tente fazer o contrário, busque títulos que estejam ligados aos temas que o seu filho gosta, e leia com ele”, diz a professora e escritora Dayana Guedes.
Dayana Guedes é autora do livro As Orelhas de Bento, da editora Kelps, e utiliza a literatura para abordar temas importantes como auto aceitação, respeito, diversidade e empatia. “O tema do meu livro veio da observação da dor de uma criança que aos 7 anos queria fazer uma cirurgia para reduzir o tamanho das orelhinhas. A história tem esse poder de curar e acolher a criança de uma dor que ela esteja sentindo e abre a possibilidade de diálogo com os pais”, explica a autora. 
Segundo pesquisa publicada pelo site Retratos da leitura no Brasil 2019, 48% das crianças e adolescentes na faixa etária entre 5 e 10 anos, buscam livros que identifiquem os seus gostos, e 29% dos leitores infantis revelam que a capa do livro contribui na sua escolha.
No dia 18 de abril é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil e Dayana Guedes aproveita para mandar um recado para pais e familiares. “Essa é uma boa hora para mudar os hábitos dentro de casa e acredite, o benefício não é só para as crianças. O livro tem o poder de socializar, de aproximar e esse é um legado que pode mudar a vida dos seus filhos, dando a eles uma vida adulta mais rica e mais intensa do que qualquer tela de celular ou de um computador”, finaliza. 
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp