17/04/2023 às 11h38min - Atualizada em 17/04/2023 às 16h05min

Em iniciativa do Cubo Itaú, MPD Engenharia integra o novo hub de inovação, Cubo Construliving

Além da construtora e incorporadora, o hub de construção e habitação é integrado por Dexco, EZTEC, Gerdau, Itaú, Itaú BBA, e Saint-Gobain

SALA DA NOTÍCIA Gabriel Furlan
Divulgação
Uma das 10 maiores construtoras do País pelo ranking Intec 2023 anuncia sua participação no Cubo Itaú, um hub de inovação que conecta players do setor à startups para estimular o desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado imobiliário. Nomeado Cubo Construliving, a parceria entre MPD, Dexco, EZTEC, Gerdau, Itaú, Itaú BBA, e Saint-Gobain dá origem ao primeiro hub focado na cadeia de construção e habitação da região. Por meio de curadoria, conexão dos principais players e geração de negócios, o desenvolvimento dos setores de construção civil e habitação será impulsionado.

Segundo Mauro Dottori, presidente do conselho de administração da construtora, a oportunidade de participar do Cubo Construliving permite a busca pela otimização das iniciativas de inovação da empresa por meio da conexão com ecossistema de construtechs e proptechs, ampliando o número PoCs com startups que tragam soluções para incentivar, ainda mais, a eficiência operacional dentro dos canteiros de obras, bem como no backoffice. “Estar fora de um ambiente como esse é estar condenado ao passado. Por meio dessa parceria poderemos aumentar a qualidade do produto, ganhar tempo nas construções e fomentar a fidelização dos clientes. Contar com esse apoio para que possamos evoluir cada vez mais, com certeza será um diferencial de mercado no futuro”, destaca.

Da esquerda para a direita: Januário Dolores, Milton Meyer, Marcos Andrade, Debora Bertini, Caroline Machado, Mauro Dottori e Guilherme Butieri

Da esquerda para a direita: Januário Dolores, Milton Meyer, Marcos Andrade, Debora Bertini, Caroline Machado, Mauro Dottori e Guilherme Butieri

Para Milton Meyer, presidente executivo, fazer parte do mais relevante hub de fomento tecnológico da América Latina é estar na vanguarda pela busca de soluções das dores do setor e do mercado brasileiro como um todo. “Estamos muito felizes em poder compartilhar essa novidade com nossos clientes e parceiros. Ao unir os atores da construção e habitação a esse ecossistema de inovação, o Hub nos coloca à frente, em uma ação inédita no setor. Entendemos que não existe transformação, sem desejo. Precisamos inovar com obstinação. Por meio da participação nesse ambiente que permite a troca mútua de conhecimentos, buscaremos soluções para as principais dores do mercado, e em especial no que diz respeito ao fornecimento de moradias aos brasileiros”, pontua. 

A inovação já é parte do DNA da construtora, que atua há mais de 40 anos no mercado de construção civil. Desde de 2017 possui um programa de intraempreendedorismo que tem  o objetivo de reconhecer e incentivar os profissionais a buscarem soluções para os desafios da empresa, a empresa fomenta e premia  projetos internos através do Prêmio de Inovação MPD. Para fortalecer ainda mais o compromisso com o aperfeiçoamento das entregas, a MPD adotou a filosofia Lean Construction, que planeja e executa a produção das obras de forma mais fluida, por meio de um fluxo mais racional. Dessa forma é possível reduzir prazos, eliminar perdas e se aproximar de uma gestão industrial de alto nível. 

Com a participação mais ativa no ecossistema, através da Inovação Aberta, a MPD Engenharia terá acesso a um ambiente de colaboração, inovação e empreendedorismo, no qual poderá trocar conhecimentos e experiências com outros players do mercado e conectar com startups com soluções inovadoras que possam agregar valor aos seus empreendimentos, tanto atuais quanto futuros. Segundo o Mapa das Construtechs e Proptechs 2022, produzido pela Terracotta Ventures, esse cenário se mostra bastante promissor. Com aumento de 282% no número de startups do setor nos últimos seis anos, somente no ano passado, cerca de 955 startups da área trabalharam em projetos, construção, aquisição e propriedades em uso no Brasil.

O projeto teve lançamento no evento realizado no Cubo Itaú no último dia 28 de março. Na ocasião, jornalistas foram reunidos de forma presencial e online para receberem, em primeira mão, a novidade durante a coletiva de imprensa. Também foram realizados os painéis “Inovação aberta na habitação: desde a matéria-prima até o financiamento imobiliário” e “Desafios de inovação no tradicional setor da construção civil”, ministrados pelo alto escalão das empresas envolvidas, e que deram início a essa grande parceria. O Cubo Itaú é um hub de inovação com mais de 250 startups em seu portfólio. É considerado um dos maiores da América Latina e visa apoiar o desenvolvimento de startups e empresas inovadoras em diversos setores. Dentro dele, o Cubo Construliving é uma iniciativa inédita e específica para o setor imobiliário, que busca promover a colaboração e a inovação para solucionar os principais desafios do mercado.
 
Sobre o Cubo Itaú
Inaugurado em setembro de 2015 pelo Itaú Unibanco em parceria com a Redpoint eventures, o Cubo Itaú é o mais relevante hub de fomento ao empreendedorismo tecnológico da América Latina, uma organização sem fins lucrativos que potencializa a conexão e a criação de negócios entre grandes empresas e startups. O Cubo Itaú está sediado na região da Vila Olímpia, em São Paulo, e, por meio de suas plataformas física e digital, contribui com o crescimento das mais de 400 startups curadas que fazem parte de seu portfólio e refletem mais de 20 segmentos de mercado, contemplando, assim, empreendedoras e empreendedores de todo o Brasil e de diversas regiões do mundo. O Cubo também apoia as transformações digital e cultural de corporações e tem mantenedores que representam as maiores indústrias da economia, como Itaú Unibanco, Dasa, Corteva, São Martinho, Itaú BBA, CNH Industrial, Suzano, ConectCar, iCarros, Bike Itaú, vec Itaú, Wilson Sons, Porto do Açu, Hidrovias do Brasil, Radix, Saint-Gobain, TIM, Stellantis, Jaguar Land Rover, Prudential, NTT Data Brasil, Wayra Brasil e BID Lab. Além de parceiros estratégicos, como Accenture Digital, Liga Ventures, Anjos do Brasil, Abstartups, Favela Holding, Forge 3D, entre outros. Mais informações podem ser encontradas em: https://cubo.network/.

Sobre a MPD Engenharia
A MPD atua há quatro décadas na construção de indústrias, hospitais, universidades, galpões de logísticas, shopping centers e na construção e incorporação de apartamentos e escritórios de médio e alto padrão, sempre prezando pela qualidade de acabamento, responsabilidade socioambiental e respeito pelos clientes e colaboradores. Para a construtora e incorporadora, seus colaboradores são seu principal pilar, sendo primordiais para que alcance seus objetivos de negócio. A empresa já foi reconhecida nove vezes pela constante valorização de sua equipe, sendo duas vezes com o prêmio Lugares Incríveis para Trabalhar (FIA e UOL) e sete vezes como uma das Melhores Empresas para Você Trabalhar da (Você S.A.). Além disso, a companhia é vencedora do Prêmio Valor Carreira, por duas vezes, como uma das Melhores Empresas na Gestão de Pessoas; e garantiu o 1º lugar do prêmio “Engenharia e Construção 2022”. A MPD Engenharia investe em desenvolvimento tecnológico e boas práticas construtivas, sem deixar de lado as responsabilidades social e ambiental. Por meio do Instituto MPD, braço de responsabilidade social e organização sem fins lucrativos, desenvolve programas focados em gerar impactos positivos e transformar vidas por meio de ações consistentes e campanhas solidárias.

Contatos para a Imprensa
Máquina Cohn & Wolfe – MPD Engenharia
Gabriel Furlan – gabriel.furlan@maquinaocohnwolfe | (11) 98496-6575
Gabriel Pereira – [email protected]
Denise Carvalho – [email protected] |(11) 99218-0181
[email protected]/ (11) 3147-7399



 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp