14/04/2023 às 10h38min - Atualizada em 15/04/2023 às 00h10min

Gazit Brasil recebe exposição "Brasil e Israel: Encontros e Sobreposições"

Exposição fotográfica, dos fotógrafos Diego Lajst e Gil Cohen Magen, celebra as trocas entre os países no Top Center, de 18 de abril a 18 de maio

SALA DA NOTÍCIA Gazit Brasil
Apesar das distâncias geográfica e cultural, Israel e Brasil são dois mundos que se tocam. Para captar a beleza desse encontro e o que de novo surge dessa troca, o Ministério da Cultura e a StandWithUs Brasil apresentam a exposição "Brasil e Israel: Encontros e Sobreposições", com 40 imagens feitas pelos fotógrafos Diego Lajst, brasileiro, e Gil Cohen Magen, israelense, em cidades como Salvador, São Paulo, Tel Aviv e Haifa. A mostra fica em cartaz de 18 de abril a 18 de maio, no Top Center, shopping administrado pela empresa israelense Gazit Brasil.

Berço das três principais religiões monoteístas, Israel é um país que habita o imaginário coletivo mundial. Nesta exposição, contudo, desviamos o olhar da milenar história que se desenrola desde os reinos de Israel e Judá, anteriores à Era Comum, para focar em contribuições vindas do moderno Estado de Israel, criado em 1948.

É de Israel que vem a inovadora irrigação por gotejamento, que Diego Lajst registrou no Vale do rio São Francisco, entre Bahia e Pernambuco, região do semiárido brasileiro, onde o cultivo da cana-de-açúcar, manga, uva, entre outros frutos, se beneficia dessa tecnologia. Ele também fotografou a prática do krav maga, técnica de defesa pessoal israelense, ensinada em academias de São Paulo e Bahia.

Como para o resto do mundo, o Brasil exportou para Israel sua música. O fascínio pelos ritmos brasileiros se misturou à música e ao estilo de vida israelense, gerando versões da MPB e bossa nova para o hebraico e se desdobrando numa intensa programação cultural, com rodas que vão do chorinho ao samba, capturadas por Magen.
 
O fotógrafo israelense também se dedicou a registrar praticantes da capoeira, no Centro e no Norte de Israel. Entre os capoeiristas, meninos judeus ortodoxos de Bnei Brak, conhecidos por seu estilo de vida reservado, gingam, devidamente paramentados com itens típicos da religião judaica, como kipá (solidéu) e tsiitsit (franjas de um xale usado sob a camisa).

A "Brasil e Israel: Encontros e Sobreposições" é a oportunidade de ver como sociedades tão distintas trocam tecnologia e expressões culturais, transformando e sendo transformadas por criações vindas do outro lado do mundo.

“Como uma empresa israelense sediada no Brasil, está em nosso DNA abraçar ambas as culturas e ter nossos shoppings conectados entre elas através da Arte. Incentivamos pessoas talentosas que enxergam em suas câmeras a beleza dos dois países”, afirma Mia Stark, CEO da Gazit Brasil.

Serviço:

Exposição fotográfica “Brasil e Israel: Encontros e Sobreposições" De 18 de abril a 18 de maio
Top Center - Avenida Paulista, 854 - Bela Vista Entrada franca

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp