13/04/2023 às 17h37min - Atualizada em 14/04/2023 às 00h10min

Aposte nos chás como aliados da saúde

Receitas indicadas pela Sodexo ajudam a desintoxicar o organismo, dormir melhor e a dar mais foco e energia durante o dia

SALA DA NOTÍCIA Gabriella Oltramari Romancini

São Paulo, abril de 2023 – Se você é daqueles que, ao se juntar com família e amigos em datas comemorativas, costuma exagerar na alimentação, os chás podem ser seus aliados para equilibrar a dieta. Além de ajudar no bem-estar digestivo, as infusões beneficiam a saúde como um todo, quando preparadas e consumidas da forma correta.

 

Soraia Batista, nutricionista da Sodexo Benefícios e Incentivos, explica que os chás têm propriedades diversas e podem ser ingeridos regularmente. “Hoje, encontramos facilmente em supermercados e feiras inúmeras opções de infusões para fazermos em casa e que podem ser usados para relaxar, reduzir a ansiedade, melhorar a concentração, dormir melhor e até para ter mais energia durante o dia”. 

 

A bebida pode ser consumida quente ou fria, dependendo da época do ano e do paladar de cada pessoa. Para quem gosta de variar, as infusões ainda podem ser feitas com um ou mais ingredientes, dando um sabor especial e potencializando os resultados. “Os chás também são ótimas fontes de hidratação quando somados ao consumo diário de água”, completa Soraia. 

 

A Sodexo Benefícios e Incentivos, líder mundial em serviços de qualidade de vida, indica algumas receitas de chá para ajudar no retorno à rotina alimentar após exageros e dar mais energia.

 

Confira:

 

CHÁ DETOX 

- 1 colher de sopa de folhas de alcachofra (Cynara scolymus L.)

- 3 colheres de sopa de cavalinha (Equisetum arvense L.) - planta inteira e partes aéreas

- 1 colher de sopa de folhas de capim cidreira (Cymbopogon citratus)

- 1 litro de água

Modo de fazer: Ferva o litro de água e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione as ervas, abafe por 10 minutos e consuma ao longo do dia.

 

CHÁ ANTIOXIDANTE 

- 40g de sementes de erva-doce (Pinpinella anisum)

- 40g de flores de camomila (Matricaria chamomilla L.)

- 40g de folhas chá verde (Camellia sinensis)

- 40g de sementes de cardamomo (Elettaria cardamomum)

- 40g de maçã seca (Malus domestica)

- 6g ou 2 colheres de sobremesa de gengibre (Zingiber officinale)

- 1 litro de água

 

Modo de fazer: Triture as ervas no mixer ou no liquidificador e armazene em uma embalagem de vidro. Guarde ao abrigo da luz e da umidade. Coloque o gengibre em água fria e leve ao fogo até ferver (100°C), aguarde 5 minutos e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C. Adicione 3 colheres de sopa cheias (18g) da mistura triturada e deixar em infusão por 10 minutos. Coe e consuma ao longo do dia.

 

CHÁ DIURÉTICO 

- 1 litro de água

- 5 colheres de sopa de flor de hibisco (Hibiscus sabdariffa)

- 3 colheres de sopa de cavalinha (Equisetum arvense L.) - planta inteira e partes aéreas

 

Modo de fazer: Leve um 1 litro de água ao fogo. Assim que levantar

as primeiras bolhas de fervura ou atingir os 100°C, desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até atingir 85°C, acrescente o hibisco e, na sequência, a cavalinha. Abafe por 10 minutos e coe em seguida. Tome durante todo o dia e, preferencialmente, 1 xícara (200ml) meia hora antes das refeições. 

 

CHÁ PARA MELHORAR O SONO

- 40g de casca de mulungu (Erythrina mulungu)

- 40g de flores de camomila (Matricaria chamomilla L.)

- 40g folhas de melissa (Melissa officialis L.)

- 40g de folhas de maracujá (Passiflora incarnata)

- água

Modo de fazer: Triture as ervas no mixer ou liquidificador, armazene em uma embalagem de vidro e guarde ao abrigo da luz e umidade. Utilize 5 colheres de sopa cheias ou 12,5g da mistura para 1 litro de água quente ou em temperatura de 85°C. Deixe em infusão por 10 minutos. Consuma 1 a 2 xícaras (200ml cada) antes de dormir.

 

 

CHÁ DIGESTIVO 

- 3 colheres de chá ou 4,8g de sementes de funcho (Foeniculum vulgare M.)

- 2 colheres de sobremesa ou 2 a 3 centímetros ou 8,8g de gengibre (Zingiber officinale)

- 5 colher de chá ou 10,5g de folhas de hortelã (Mentha piperita L.)

- 1 litro de água

Modo de fazer: Coloque o gengibre em água fria e leve ao fogo. Quando levantar fervura ou alcançar 100°C, aguarde de 5 a 10 minutos e desligue. Aguarde alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione o funcho e o hortelã. Deixe em infusão por 5 minutos. Consuma 1 xícara (200ml) após as refeições.

 

CHÁ PARA FOCO E CONCENTRAÇÃO

- 1 colher de sobremesa ou 2,8g de folhas de chá preto (Camellia sinensis)

- 1 colher de sopa ou 8,9g de mix de cranberry e gojiberry 

- 1 colher de sopa ou 3,9g de chá verde (Camellia sinensis)

• 1 litro de água

Modo de fazer: Coloque 1 litro de água para ferver, quando ferver ou atingir 100°C, desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C,  adicione o chá preto, abafe e desligue o fogo. Deixe em infusão por até 5 minutos e consuma ao longo do dia.

 

CHÁ TERMOGÊNICO

- 1 colher de sopa ou 3,9g de folhas de chá verde (Camellia sinensis)

- 1 colher de sopa ou 6,1g de sementes de erva-doce (Pinpinella anisum)

- 1 litro de água

Modo de fazer: Ferva o litro de água ou até atingir 100°C e desligue. Deixe esfriar por alguns minutos ou até a água atingir 85°C, adicione as ervas, abafe por 10 minutos. Consuma 1 xícara (200ml).

 

 

Sobre a Sodexo Benefícios e Incentivos

É a empresa do grupo francês Sodexo, líder mundial em serviços de qualidade de vida. Tem em sua missão desenhar, gerenciar e entregar serviços para empresas de todos os portes, segmentos e regiões do Brasil com o objetivo de melhorar a qualidade de vida diária das pessoas e contribuir para o desenvolvimento econômico, social e ambiental das cidades, regiões e dos países em que atua.

A Sodexo oferece as melhores soluções para transporte, alimentação, reconhecimento e campanhas de incentivo, com a possibilidade de personalização: Refeição Pass, Alimentação Pass, Cultura Pass, VT Pass, Combustível Pass, Gift Pass, Alimentação Pass Natal, Brinquedo Pass, Premium Pass, Wizeo, GymPass, Sodexo Multi e Apoio Pass e conta com aceitação em mais de 2.2 milhões de estabelecimentos no Brasil, e uma rede credenciada com mais de 600 mil parceiros em Alimentação e Refeição, a Sodexo tem presença em todo o território nacional.

 

Contatos para a imprensa

JeffreyGroup Brasil – [email protected]

 

Bruna Ortega | (11) 98267-1012

Bárbara Miranda | (11) 99773-8125 

Gabriella Oltramari | (11) 91783-4565

Simone Sabatini | (11) 99742-1111

Daniela Teixeira | (11) 3185-0878


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp