04/04/2023 às 15h52min - Atualizada em 05/04/2023 às 04h11min

Cenografia e Cenotécnica, cursos do Instituto Artium e Polo Cultural introduzem no universo da arte dramática  

De graça e online, são ministrados de 10 a 18 de abril, por profissionais de reconhecido talento e com trajetória de sucesso. André Cortez é Prêmio Shell e Carol Bacek traz na bagagem atuação em festivais nacionais e internacionais

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
acervo pessoal
Cenografia e Cenotécnica, cursos do Instituto Artium e
Polo Cultural introduzem no universo da arte dramática  

De graça e online, são ministrados de 10 a 18 de abril, por profissionais de reconhecido talento e com trajetória de sucesso. André Cortez é Prêmio Shell e Carol Bacek traz na bagagem atuação em festivais nacionais e internacionais

Apoiando-se em recursos como luzes, cores, formas, linhas e volumes, a cenografia em artes dramáticas abarca os vários elementos que compõem uma cena ou ambiente, como a iluminação, os objetos cênicos, os efeitos sonoros, o figurino e a disposição desses itens no espaço. A concepção de um cenário é um processo subjetivo, fruto da criação artística do profissional baseada na solicitação do diretor e em pesquisas e referências do criativo. Um cenário bem projetado influencia o público, é responsável pelo impacto visual da plateia.

Para executar o projeto cenográfico criado pelo cenógrafo, entra o trabalho do cenotécnico. Ele é o profissional especializado na construção e montagem de cenários e objetos de cena. Trabalha ao lado do cenógrafo, sugerindo as melhores alternativas para viabilizar qualquer projeto cenográfico. Ele está em constante atualização quanto a técnicas e ferramentas, para agilizar e enriquecer o trabalho de construção cênica. 

De graça e online, os cursos são ministrados por profissionais de reconhecido talento e com trajetória de sucesso. Prêmio Shell, André Cortez
dá suas aulas nos dias 10, 12 e 17 de abril . Com experiência em festivais nacionais e internacionais, Carol Bacek apresenta seu curso nos dias 11, 13 e 18 de abril. Ambos ao meio-dia.

André Cortez - Formado em Arquitetura e Urbanismo pela UFMG em 1996, durante a sua formação, cursou disciplinas de pintura e escultura na Escola de Belas-Artes da UFMG. Dedica-se à cenografia desde 1998, após frequentar o curso de Cenografia e Indumentária Teatral. Participou de projetos no Centro de Pesquisa Teatral (CPT), coordenado por Antunes Filho. Trabalhou em parceria com Daniela Thomas por cinco anos em cenografias e figurinos de óperas, teatro e eventos. Já recebeu o prêmio APCA de melhor cenografia e três prêmios Shell nos anos de 2000, 2005 e 2015. É coordenador do Curso de Cenografia da EBAC (Escola Britânica de Artes Criativas) em São Paulo, desde 2017.

Sobre o curso - O curso de cenografia é direcionado a pessoas interessadas em criar cenários para peças de teatro, estendendo-se ao entendimento e relacionamento com a produção, direção e outros profissionais do corpo artístico e desenvolvimento das Artes Cênicas.

Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScQ0tOIHh8viweLWKhE2YlokLyn9SZvm--8LH50TKFBROsjpg/viewform


Carol Buček - Profissional do setor cultural, com formação em design de produto e 28 anos de experiência em cenografia e produção executiva. Atuação em festivais de teatro, espetáculos nacionais e internacionais, exposições, mostras, shows musicais, desfiles de moda, campanhas publicitárias e eventos institucionais. Coordenadora e professora do curso de técnicas de palco do ITB.

Sobre o curso - O curso de cenotecnia direcionado a pessoas interessadas na criação, planejamento e na execução de projetos cenográficos. Uma introdução sobre a escolha dos materiais, considerando as suas características físicas, estéticas e simbólicas, o uso consciente e responsável, suas indicações no projeto, percorrendo as etapas de planejamento e processos de execução.

Inscrições:
https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScOFl4khYquGktF2Vy-hb0oXB0yy6CP1ePeSed9JQd2QaC2tg/viewform


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp