04/04/2023 às 16h16min - Atualizada em 05/04/2023 às 04h08min

Sarau, literatura e cinema compõem a agenda cultural do mês de abril da Fundação do Livro e Leitura

SALA DA NOTÍCIA Verbo Nostro
O mês de abril está recheado de atividades culturais na Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. O primeiro encontro do mês será o sarau do Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento, que acontece na próxima quarta-feira (5/4), às 20h, na sede da entidade (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América). 

O encontro, coordenado pelo médico e escritor Nelson Jacintho, traz neste mês uma novidade: um sorteio que irá selecionar os integrantes da antologia produzida pelo Instituto do Livro de Ribeirão Preto. O livro terá a participação de outras entidades culturais e fará uma homenagem à cidade. “Serão selecionados 12 nomes no encontro desta quarta-feira. Os participantes irão trabalhar com o tema ‘Ribeirão Preto’, em uma antologia que está prevista para ser lançada no mês de maio”, explica Nelson Jacintho.

Segundo ele, a publicação colabora com a proposta do sarau que é incentivar o surgimento de diversos escritores. “Estimulamos as atividades culturais de Ribeirão Preto. Nossa proposta é também estimular os participantes a aprenderem - muitos têm o dom de escrever, mas não sabem como. Alguns deles não escreviam e hoje contam com dois ou três livros publicados”, destaca o médico e escritor.

Resenha Preta
No sábado (15/4), às 14h, a sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto recebe mais um encontro do Clube Literário Resenha Preta. Nesse encontro será debatido o tema “Carnaval e Religiosidade”, com o livro “Orixás no terreiro sagrado do samba”, da escritora Claudia Alexandre. A atividade irá contar com a presença da autora para análise e bate-papo com os participantes. A mediação é de Sheila Brandão e Iuliana Rodrigues.

O Clube Literário Resenha Preta está centrado em um tema específico a partir da obra de autores pretos, que estarão presentes para ampliar o debate e criar interação com o público. A proposta é traçar reflexões abrangentes, além de expandir o universo da leitura dos participantes. As questões raciais e a literatura contemporânea afro-brasileira serão norteadoras dos encontros. 
Os encontros contam com curadoria e mediação dos organizadores do Clube Literário Resenha Preta. Todas as obras discutidas farão parte do acervo da Biblioteca das Artes - Lucilia Junqueira de Almeida Prado, da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

O Clube Literário Resenha Preta é uma das ações do projeto Biblioteca das Artes, contemplado pelo edital 27/2022 do Programa de Ação Cultural ProAC Editais da Secretaria da Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo. 

Cine Fórum
Também no sábado (15/4), às 18h, a sede da Fundação do Livro e Leitura se transformará em uma verdadeira sala de cinema para receber os Gêmeos do Cinema, André e Marcos de Castro, com mais uma edição do Cine Fórum. Neste mês, a dupla traz o filme de Stephen Daldry, “As Horas”, de 2002, com participação de grandes nomes, como Maryl Streep, Nicole Kidman, Julianne Moore e Ed Harris. 

“É o melhor filme de 2002”, diz Marcos de Castro, lembrando que o longa foi diferencial em uma época marcada por clichês e filmes similares. “Na maneira de contar a história, na edição, na filmagem, no risco para os atores. É o típico filme que só existe um”, acrescenta. 

A produção, baseada em um livro do mesmo nome, do autor Michael Cunningham (que também foi o roteirista), traz um dia na vida de três mulheres em três diferentes épocas, que se unem através de um clássico da literatura mundial: o romance “Mrs. Dalloway”, lançado em 1925. “É um conjunto de obras que levou esse roteirista a fazer esse filme. Isso só confirma o quanto ele é único. O filme toca em pontos delicados, como os passos errados na vida, abandono do lar, melancolia, a imposição da sociedade sobre as mulheres, a luta da mulher e principalmente essa fortaleza do feminismo”, reforça André de Castro.

Clube do Livro
Sempre mesclando a literatura clássica com a contemporânea, o Clube do Livro da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto optou por um livro mais tradicional neste mês de abril: a obra do escritor italiano, Luigi Pirandello, “O Falecido Matias Pascal”. O encontro, coordenado pela bibliotecária Gabriela Pedrão, acontece de forma remota pela plataforma de reuniões ZOOM (https://us02web.zoom.us/j/85316118987?pwd=MUJsbWNHTXdQSFFLdnVPT0VpNkVIZz09), às 16h, no dia 29 de abril.

“É um livro que trata muito sobre identidade, então vamos conversar sobre isso e outros assuntos, como satisfação profissional e projeto de vida”, sugere Gabriela Pedrão, lembrando que, mesmo quem não leu o livro completo, pode participar do encontro. “Quem quiser conhecer a história pode participar e compreender a obra com os assuntos que vamos abordar. Nosso encontro alcança leitores que estão iniciando no universo da literatura e os próprios participantes ajudam quem está começando”.

No romance “O Falecido Mattia Pascal”, Luigi Pirandello explora os mistérios da identidade. Nele é contada a história de um homem que, cansado da sua vida de arquivista e do casamento, decide viajar até Monte Carlo, onde acaba obtendo, em um cassino, uma enorme fortuna. Voltando para casa ele toma conhecimento de que, por engano, foi dado como morto. Assim, decide começar uma nova vida com a fortuna e outro nome, pensando assim em libertar-se de compromissos e obrigações da vida passada.

Atividades Exclusivas
Em parceria com a Usina Alta Mogiana, a Fundação do Livro e Leitura promove  neste mês de abril contações de histórias nas cidades de São Joaquim da Barra e Guará. O primeiro encontro acontece no dia 5 de abril, na Escola Municipal Professor Creso Antônio Filetti, em São Joaquim da Barra, em dois horários - 10h e às 15h30, com a atriz Aline Neli que contará a história "O Menino e o Pardal”, de Daniel Munduruku.  

Já na quarta-feira (12/4), é a vez da Escola Municipal Adelaide Garnica, em Guará, receber a contação de história, às 10h. Os alunos terão a oportunidade de acompanhar a contação “Histórias de bem cuidar”, com interpretação da atriz, Monalisa Machado.  Todas as ações são exclusivas para as instituições. 

SERVIÇO 
Sarau
Grupo de Médicos Escritores e Amigos Dr. Carlos Roberto Caliento
Data: 5 de abril (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Contação de Histórias
 

"O Menino e o Pardal”, com Aline Neli
Data: 5 de abril (quarta-feira)
Horário: 10h e 15h30
Local: Escola Municipal Professor Creso Antônio Filetti (São Joaquim da Barra)
Exclusivo para alunos
“Histórias de bem cuidar”, com Monalisa Machado
Data: 12 de abril (quarta-feira)
Horário: 10h
Local: Escola Municipal Adelaide Garnica (Guará)
Exclusivo para os alunos

Resenha Preta
“Orixás no terreiro sagrado do samba”, com Claudia Alexandre
Data: 15 de abril (sábado)
Horário: 14h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Cine Fórum
“As Horas” (2002) 
Data: 15 de abril (sábado)
Horário: 18h
Local: Sede da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (Rua Professor Mariano Siqueira, 81, Jardim América – Ribeirão Preto)
Aberto e gratuito

Clube do Livro
“O falecido Mattia Pascal”, de Luigi Pirandello
Data: 29 de abril (sábado)
Horário: 16h 
Plataforma de exibição: Plataforma de reuniões (ZOOM) - https://us02web.zoom.us/j/88285221303?pwd=NTFGQnIrWStTSU5idFdmamxjYVg2Zz09 
Aberto e gratuito

Sobre a Fundação
A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, responsável pela realização da Feira Internacional do Livro da cidade, hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país.

Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, a entidade estabeleceu sua experiência no setor cultural e, atualmente, além da feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp