03/04/2023 às 14h14min - Atualizada em 03/04/2023 às 20h00min

Exposição reúne em Goiânia peças conceito de mobiliário de designer brasileiro

Mostra propõe experiência com peças autorais em madeira e premiadas internacionalmente no mundo do design, assinadas pelo artista Aristeu Pires

SALA DA NOTÍCIA Kasane Comunicação Corporativa
Arquivo pessoal



Alice, Beatriz, Aurora, Tarsila, Malu..., Gisele, e entre elas, Caetano, esses são só alguns dos nomes das principais criações do designer brasileiro Aristeu Pires. Um dos maiores talentos da atualidade no segmento de mobiliário autoral e de alto padrão no Brasil e exterior, o artista é o convidado da Terral Conceito para a Exposição Casa, que celebra a abertura do decorado do novo empreendimento da incorporadora, o Casa Conceito Praça do Sol. A ocasião marca ainda o pontapé inicial de um novo momento da empresa no mercado goianiense, além de comemorar os 20 anos de carreira do designer nordestino radicado no Rio Grande do Sul.

A exposição será inaugurada no dia seis de abril e permanecerá aberta à visitação por 70 dias no Espaço Terral, no Setor Marista, em Goiânia, com sete peças autorais do artista, entre cadeiras e poltronas, todas talhadas em madeira, aliando traços leves e contemporâneos para traduzir conforto e aconchego. Entre elas, a Poltrona Gisele, que tem inspiração e homenageia a modelo Gisele Bündchen, e ganhou o primeiro lugar no Prêmio Museu da Casa Brasileira (MCB), em 2007.

O artista tem a base do seu design em peças que são sustentáveis desde sua criação. A madeira é escolhida como matéria prima em quase todas as obras e tem a certificação do Ibama. Segundo Aristeu, o produto, se extraído através de processo de manejo florestal, é uma matéria sustentável e 100% renovável. “Os resíduos são biodegradáveis, gasta menos energia para sua extração. Além disso, o crescimento das árvores retém o carbono da atmosfera através da fotossíntese”.

E a inspiração vem da necessidade do uso, inspirada pela busca da funcionalidade perfeita. “Busco criar algo dentro do que considero imprescindível ou, caso não tenha aquela necessidade específica, tento me colocar no lugar de quem precisa de forma para desenvolver um produto que atenda à funcionalidade”, conta o artista.

A arte da desconstrução

Um dos destaques da mostra fica por conta de uma experiência proposta pelo designer. O público vai poder conhecer as partes que compõem uma cadeira e entender o passo a passo do desenvolvimento do produto.


Sobre Aristeu Pires

Nordestino, Aristeu Pires adotou Canela, no Rio Grande do Sul, como morada. Foi lá que o artista iniciou sua carreira há 20 anos. Ganhou notoriedade no universo do design por desenhar e desenvolver poltronas, cadeiras, e mesas, entre outras peças, autorais, talhadas em madeira, com traços leves, contemporâneos, impecáveis e que tem como características principais, a autenticidade e o conforto.

Ao longo desses anos, ele desenvolveu móveis de alto padrão com design único, talhados em madeiras nobres e certificadas. Uma de suas peças mais icônicas, a poltrona Gisele, inspirada na top model brasileira Gisele Bündchen, recebeu o 1º lugar do Prêmio Design MCB, em 2007, tornando o mobiliário de Aristeu um dos mais observados e desejados entre arquitetos e designers de interiores brasileiros e do mundo. Hoje, suas peças ganharam espaço em projetos e lojas especializadas em diversos cantos do país e no exterior, como Nova York. 

Sobre o Decorado Casa Conceito

Com ambientação assinada pelos arquitetos Adriana Mundim e Fernando Galvão, o decorado do Casa Conceito apresenta ao público um empreendimento ímpar e arrojado e primeiro da linha premium da Terral Incorporadora.  Localizado em dos mais tradicionais cartões-postais de Goiânia, em uma das praças mais desejadas do goianiense, a Praça do Sol, no setor Oeste, o Casa Conceito Praça do Sol, conta com apartamentos de quatro suítes, com plantas de 215 a 276m², pé direito duplo, churrasqueira a carvão, terraço descoberto e piscina na varanda privativa na varanda, entre outros diferenciais. O paisagismo tem assinatura de Benedito Abbud e a comunicação visual da AO, empresa que surgiu a partir da Triptyque, escritório franco-brasileiro de arquitetura e urbanismo conhecido pela sua abordagem naturalista e racionalista.

Sobre a Terral Conceito

A Terral Incorporadora faz parte do Grupo Terral que possui mais de 35 anos de atuação com empresas que vão além da área de incorporação, como shopping centers, agropecuária, conservação asfáltica e energia. A Terral Incorporadora possui mais de cinco mil unidades residenciais e comerciais lançadas e mais de 350 mil metros quadrados construídos. A empresa é reconhecida por entregar empreendimentos de alta qualidade e projetos arrojados que atendam às expectativas dos seus diferentes públicos. A Terral Conceito chega para qualificar a linha premium da Terral Incorporadora, oferecendo produtos de personalidade, fachadas assinadas e designs marcantes.



Serviço:
Abertura Exposição Casa
Data: a partir de 06 de abril
Horário: das 8h às 20h
Local: Espaço Terral, Rua 1.132, qd. 325, Setor Marista
Entrada: gratuita


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp