31/03/2023 às 17h35min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h10min

Dez OSCs de todo o Brasil são selecionadas para formalização gratuita

Iniciativa do Instituto Phi tem o objetivo de fortalecer movimentos, coletivos e projetos sociais

SALA DA NOTÍCIA Monica Hing - RPM Comunicação
Divulgação
Foi divulgada a lista das iniciativas selecionadas na segunda chamada para formalização de Organizações da Sociedade Civil (OSCs) 2022, idealizada pelo Instituto Phi. O objetivo é viabilizar a formalização dessas iniciativas, que já atuam em suas comunidades e promovem impacto social, para que possam acessar novos financiamentos e crescer em sua missão de transformação.

Entre as 35 inscritas, foi feita uma pré-seleção, a partir dos pré-requisitos estabelecidos na chamada, como estar em atividade, no mínimo, há dois anos; possuir reconhecimento comunitário; ser iniciativa, movimento ou coletivo que busque solucionar problemas de desigualdade social, entre outros. Foram aprovadas 10 iniciativas localizadas em vários estados do Brasil, como Rio de Janeiro, São Paulo, Rio Grande do Sul, Bahia, Rio Grande do Norte e Pernambuco.

OSCs escolhidas:

• Vem ser Protagonista (Paraná) - Fornece oportunidades a jovens do interior do país, que pretendem desenvolver práticas de impacto social, desenvolvendo as suas habilidades e enfatizando a importância do protagonismo juvenil, através de mentorias e oficinas, formando uma geração de futuros líderes.

• RAESP – Rede de Atenção às Pessoas Egressas do Sistema Prisional do Rio de Janeiro - Contribui para o fortalecimento das organizações e movimentos sociais que atuam egressas do Sistema Prisional e seus familiares, para promover por meio da inserção social a quebra de preconceitos, interrompendo o ciclo de retroalimentação do encerramento das pessoas negras, periféricas de baixa ou nenhuma escolaridade.

• As Josefinas Colab e Espaço Cultural (RJ) – Fortalece a mulher empreendedora periférica, prioritariamente a negra, valorizando a sua história, cultura e identidade.

• Afro Academy (São Paulo) – Trabalha para transformar vidas por meio de educação e informação. Visa formar profissionais qualificados e atualizados a partir de formações, intensivas e imersivas, focadas nas profissões mais requisitadas no mercado.

• Instituto Mutamb (Rio Grande do Norte) – Proporciona o desenvolvimento sustentável através de atividades de incentivo à leitura e educação ambiental para pessoas em situação de vulnerabilidade social, ambiental e econômica.

• Projeto Mãos na Comunidade (Campos – RJ) – Promove inserção social por meio do esporte, cultura, educação e lazer, rompendo a marginalização e os paradigmas sociais.

• No Front – Empoderamento Financeiro (São Paulo) – A organização atua em formações em educação financeira a partir de uma metodologia que articula educação financeira e rap.

• Flor de Cabruêra (SP) – Capacita mulheres com cursos de corte e costura e modelagem para que, dessa forma, possam ter a sua independência financeira. Colabora para o desenvolvimento sustentável de comunidades prioritariamente periféricas e da sociedade como um todo.

• Espaço Gaia (São Gonçalo – RJ) – O objetivo é reduzir os índices de violência obstétrica e neonatal dentro da cidade e permitir através das fiscalizações que a maternidade se torne um local humanizado e respeitoso para a população.

• Estrelas do Mandela (Zona Norte - RJ) – Potencializa o empoderamento feminino através do futebol e de práticas educativas e culturais, estimulando a reflexão de temas como gênero e raça.

“Assim como aconteceu na primeira chamada, o propósito do Phi é dar suporte a boas iniciativas sociais, que ainda não tenham CNPJ e precisem de ajuda no processo de formalização, para que elas consigam crescer em suas missões de transformação social”, diz Luiza Serpa, fundadora e diretora-executiva do Instituto Phi.


Sobre o Instituto Phi:
Conectar pessoas, organizações e informações para promover a cultura da doação. Essa é a missão do Instituto Phi, uma organização sem fins lucrativos que atua assessorando indivíduos e empresas a fazer de maneira estratégica o planejamento de sua filantropia e, ao mesmo tempo, fortalecendo a gestão de projetos sociais e criando soluções inovadoras e customizadas para potencializar o Terceiro Setor.
 
Em nove anos, mais de R$ 156 milhões foram doados e 1.300 projetos sociais apoiados, beneficiando mais de dois milhões de pessoas.
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp