31/03/2023 às 15h54min - Atualizada em 01/04/2023 às 00h10min

Projeto Menino Gourmet é retomado com patrocínio da Oji Papéis e Atacadão

Oficinas destinadas a adolescentes em situação de acolhimento institucional, atendidos pela Casa do Bom Menino em Piracicaba, oferecem vivências de culinária

SALA DA NOTÍCIA maria fernanda teixeira
acervo pessoal
O projeto Menino Gourmet 2023, realizado pela Quest com patrocínio da Oji Papéis, começou no dia 20 de março, oferecendo aulas teóricas e práticas de culinária para adolescentes da Casa do Bom Menino, serviço de acolhimento institucional em Piracicaba, no interior de São Paulo. A retomada do projeto marca as comemorações dos 60 anos da instituição que atende crianças de 0 a 17 anos. 
 
O projeto tem oficinas presenciais em duas turmas de até 15 adolescentes acima de 12 anos de idade, com 2 encontros semanais de 3 horas de duração e carga horária total de 96 horas, distribuídos em 4 meses de aulas, com módulos mensais não sequenciais de 24 horas. A escolha da culinária italiana pode ser explicada pelo fato de Piracicaba ter presença marcante de imigrantes vindos desta região da Europa – chegaram para trabalhar nas fazendas de café, o que impulsionou a economia, ajudando a definir a identidade e influenciando diretamente a cultura de da cidade.  

“É uma satisfação para a Oji Papéis apoiar o Menino Gourmet 2023, sob a gestão da Casa do Bom Menino, instituição que faz um trabalho notável na cidade. Além de oferecer a oportunidade de aprender tecnicamente uma profissão, o projeto tem um potencial educador e gerador de protagonismo e autoestima”, destaca Mônica Salles, comunicação e responsabilidade social Oji Papéis. “Este é um projeto de relevância, pois permite ampliação do repertório dos adolescentes, noções de cozinha e da cultura italiana, fomentando entre eles o interesse pela gastronomia e principalmente desejo pela profissionalização, visto que essas oficinas contribuem com o desenvolvimento intelectual e ampliação da visão de mundo”, explica Ana Paula Fernandes Boni , Coordenadora de Projetos da Casa do Bom Menino.  

Proposta e conceito 
A iniciativa oferece o resgate e a transferência de conhecimento sobre os saberes e fazeres na área da culinária tradicional com informações relativas não só ao contexto histórico, mas também como desenvolver um negócio com alto valor agregado a partir das receitas produzidas.  Considerando que a gastronomia é considerada pela UNESCO como patrimônio cultural imaterial, a iniciativa disponibiliza um processo formativo gratuito para adolescentes em situação de acolhimento institucional, suas famílias e comunidade.  

Histórico
O projeto Menino Gourmet nasceu em 2012 com o objetivo de capacitar e profissionalizar jovens no setor da alimentação. Com o passar dos anos o projeto vem ampliando suas ações e público atendido, ultrapassando os muros institucionais, no oferecimento do curso para a população de baixa renda do município de Piracicaba.  De 2012 a 2017, o projeto formou cerca de 150 alunos, que participaram de aulas práticas e teóricas. Uma outra conquista foi a inauguração, em 2015, de uma cozinha-escola altamente equipada para atender a necessidade dos nossos alunos, apresentando para estes o real funcionamento de uma cozinha industrial. O projeto tem sido bastante reconhecido pelos alunos, que manifestam prazer e desenvolvimento de suas habilidades na área da gastronomia. “Tivemos adolescentes que foram trabalhar com confeitaria após vivenciarem a primeira versão do Projeto, e alguns após o desacolhimento Institucional empreenderam após a experiência do Projeto Menino Gourmet”, informa Ana Paula.
 
“Poder contribuir para a retomada das atividades de um projeto tão querido pela sociedade piracicabana na Casa do Bom Menino tem sido motivo de muita alegria para nós da Quest. Mudar paradigmas e a perspectiva de crianças e jovens tem sido a nossa missão nas últimas décadas. Esperamos que os participantes aprendam se divertindo e quem sabe, possam empreender no futuro iniciativas na área da gastronomia”, afirma Thiago Kling, da Quest, apoiadora do projeto. 
 
Sobre a Quest  
Atua no setor cultural há mais de 20 anos com o objetivo de ampliar e promover o desenvolvimento humano, social e econômico por meio de iniciativas culturais e sociais. A Quest tem uma trajetória que une qualidade, inovação e contrapartida social, atuando em cooperação com artistas, produtores e agentes culturais para alcançar seus objetivos institucionais no Brasil e no exterior. Nos últimos anos, implantou ou coordenou a implantação de mais de 100 núcleos de cultura, inovação, dança, teatro, design e gastronomia em território nacional, empregando centenas de educadores, e beneficiando diretamente milhares de jovens. 
 
Serviço 
Patrocinadores - Oji Papéis e Atacadão.  
Lei Rouanet de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura. 
Local - Casa do Bom Menino, em Piracicaba 
Rua Machado de Assis, 593 - Nova América, Piracicaba - SP, 13417-540. 
Projeto iniciado dia 13 de março. Projeto está sendo retomado na cidade. 
Público-alvo – Adolescentes em Situação de Acolhimento Institucional 

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp