30/03/2023 às 12h47min - Atualizada em 31/03/2023 às 00h05min

Dias Mundiais da Saúde e Nutrição e do Transtorno Bipolar: confira dicas para manter corpo e mente saudáveis

Profissionais da Seguros Unimed falam sobre nutrição e saúde mental

SALA DA NOTÍCIA Celina Cardoso Comunicação
FSB Comunicação
Dias Mundiais da Saúde e Nutrição e do Transtorno Bipolar: confira dicas para manter corpo e mente saudáveis

São Paulo, 30 de março de 2023 – 30 de março marca os dias Mundial da Saúde e Nutrição e do Transtorno Bipolar. As datas chamam a atenção sobre a importância de uma alimentação equilibrada para a manutenção de uma vida saudável e a necessidade de se estar atento aos sinais que podem indicar o transtorno mental que, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), atinge 140 milhões de pessoas no mundo.

Eduardo Moraes, médico auditor da Seguros Unimed, com pós-graduação em Nutrição Humana Aplicada e Terapia Nutricional pela FAMESP (Faculdade Método de São Paulo), e Anderson Bahia, psicólogo, pós-graduado em Neurociência e Gestão de Saúde Pública pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais), profissionais da Seguros Unimed, braço segurador e financeiro do Sistema Unimed, dão dicas sobre os assuntos. Confira abaixo:

Prato colorido continua na moda

Para Moraes, todo mundo deveria ir ao nutricionista pelo menos uma vez na vida para fazer o recordatório alimentar, quando o paciente conta ao profissional como é a alimentação diária dele. “A partir disso, conseguimos entender a dieta de cada paciente, seu modo de vida e orientá-lo sobre aquilo que é necessário mudar”, conta.

Moraes afirma que o organismo precisa ser abastecido com substâncias saudáveis e
que devem estar de acordo com as atividades que cada um desempenha no seu dia a
dia. “Uma pessoa de hábitos mais sedentários deve consumir menos carboidratos, cujo principal representante é a glicose, substância responsável por fornecer energia ao corpo. Se o indivíduo não pratica atividade física, o excesso de açúcar promove o aumento da formação de gordura, um dos principais fatores para o ganho de peso adicional, além de favorecer o desenvolvimento de um quadro de diabetes”, afirma.

Ele ainda explica que a alimentação deve ser pensada de acordo com as atividades desempenhadas durante o dia. “De maneira geral, um adulto necessita de duas mil calorias diárias, distribuídas em grupos de alimentos na seguinte composição: entre 45% e 50% de açúcares e carboidratos, 20% a 25% de gorduras, 15% de proteínas e 5% de verduras”, conta.

O nutricionista afirma ainda que a típica composição brasileira, com arroz, feijão, bife e salada é equilibrada e essa é a chave para uma boa nutrição. “O prato colorido é muito indicado, pois, assim, as chances de errar na hora de comer são menores. É importante dar preferência a alimentos feitos à base de farinha integral, que saciam a fome por mais tempo e auxiliam o funcionamento do intestino, e evitar alimentos ultraprocessados”, são as principais recomendações para uma boa nutrição, segundo o especialista.



Transtorno bipolar: sintomas e tratamento

Bastante caracterizado por alterações de humor, indo da euforia à tristeza em período de tempo ,que varia de paciente para paciente, o transtorno bipolar é um dos que mais podem levar ao suicídio.

De difícil manejo, controle e diagnóstico, o transtorno bipolar atinge, principalmente, pessoas entre 15 e 25 anos, com pico tardio entre os 45 e 55 anos. Segundo Anderson Bahia, os motivos para desencadeamento dessa patologia ainda são desconhecidos, porém estudos sugerem que essa condição pode estar relacionada a alterações de certas áreas do cérebro e com níveis de vários neurotransmissores

“Os principais sintomas do transtorno bipolar são euforia, ansiedade, dificuldade para dormir e realização de um maior número de atividades que o normal, no período de mania, e pouca energia, desesperança, dificuldade de concentração e sentimento de vazio, na fase de depressão. O paciente com este transtorno deve ser acompanhado por psiquiatra e psicólogo”, conta Bahia.

Para ele, é preciso estar atento aos sentimentos, ao que nos faz sentir bem e mal, além de manter uma rede de apoio aberta ao diálogo de maneira que se tenha com quem se abrir e poder escutar mudanças de comportamento que o próprio indivíduo não percebe.

“A saúde mental está ligada a outros aspectos da vida, como atividade física, uma boa noite de sono e alimentação saudável, por exemplo. Alguns estudos indicam, ainda, que atenção focada e meditação podem ajudar a manter a saúde mental em equilíbrio”, afirma o psicólogo.

Para ele, datas como o Dia Mundial do Transtorno Bipolar são importantes para esclarecer problemas de ordem mental, ainda bastante estigmatizados pela sociedade. “O importante é não banalizar as doenças mentais, que não são vistas e, por isso, muitas vezes desprezadas ou estigmatizadas. Ao primeiro sinal, procure ajuda”, adverte.

Sobre a Seguros Unimed 
A Seguros Unimed é o grupo segurador e braço financeiro do sistema de cooperativas médicas Unimed, presente em 90% do território nacional. Com uma trajetória de 33 anos no mercado, a Companhia atende a 6 milhões de segurados nos segmentos de Saúde, Odontologia, Vida, Previdência (aberta e fechada) e nos Ramos Elementares (com seguros patrimoniais e de responsabilidade civil médica). Desde 2019, atua também na gestão de recursos financeiros para o sistema cooperativo, com a criação da InvestCoop Asset Management. O grupo conta com mais de 1,6 mil colaboradores na Matriz e Central de Relacionamento, além de outros 22 escritórios regionais pelo país. Para saber mais, acesse o relatório de sustentabilidade GRI da Seguradora.

Informações à imprensa - FSB 
Juliana Nascimento: [email protected] | (11) 97077-6233
Celina Cardoso: c[email protected]  | (11) 98517-7203 
Joana Fróes: [email protected]  | (21) 99855-2363 
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp