29/03/2023 às 10h29min - Atualizada em 30/03/2023 às 00h06min

Lay-off: executiva da SafeSpace aponta como manter a estabilidade no ambiente de trabalho

Para Rafaela Frankenthal, o papel do RH é fundamental para manter o equilíbrio e a e a tranquilidade no dia a dia dos funcionários da companhia

SALA DA NOTÍCIA Aurelio Guerra
Nos últimos meses, muitas empresas brasileiras recorreram ao lay-off como caminho para equilibrar a sua operação diante de um momento de pouca estabilidade e liquidez no mercado de tecnologia. O dispositivo previsto por lei permite que o empregador suspenda temporariamente o contrato do colaborador por motivos financeiros ou pela falta de necessidade de ocupar toda a mão de obra da companhia. Outra motivação é a suspensão do funcionário, de 2 a 5 meses, para a realização de cursos de qualificação profissional oferecidos pela própria empresa. No entanto, o empregador precisa cumprir diversos requisitos previstos na legislação para estabelecer o lay-off. Cada tipo de interrupção contratual carrega ações específicas que devem ser observadas pelas empresas. A CLT prevê, por exemplo, que a redução do quadro de funcionários e do salário por dificuldades econômicas da companhia deve ser de até 25% e por, no máximo, 3 meses.

Os afastamentos em massa afetam diretamente a estabilidade no ambiente de trabalho. Segundo a CEO da SafeSpace, Rafaela Frankenthal, a possibilidade de suspensão contratual tem provocado ansiedade e estimulado a insegurança naqueles que permanecem nas empresas. Para ela, o papel do RH é indispensável para retomar o equilíbrio e a tranquilidade no dia a dia dos funcionários da companhia.

“A sensação de insegurança que desperta nos colaboradores é normal devido às circunstâncias as quais os colegas foram submetidos. Porém, a alta liderança, juntamente com o RH, podem realizar algumas ações para amenizar os danos causados à saúde mental, reduzir a ansiedade e manter a produtividade na realização das tarefas diárias”, complementa.

Confira abaixo algumas dicas:
  • Ter um processo transparente na comunicação. É muito melhor ouvir notícia ruim da boca de pessoas em quem confiamos, do que da mídia. A comunicação deve ser feita de forma direta, honesta e humana.
  • Não faça promessas em nome da empresa, como por exemplo afirmar que novos desligamentos não irão acontecer. O importante nesse momento é explicar o que o lay-off representa para quem fica, e quais mudanças organizacionais vão acontecer por conta disso.
  • Realizar a aproximação entre a liderança, equipe de Recursos Humanos e equipe e abrir espaço para as pessoas conversarem sobre os seus motivos de insegurança. 1-1s e fóruns menores geralmente funcionam melhor para isso. Não ignore os sentimentos das pessoas.
  • Invista na motivação das pessoas que ficaram na empresa após o layoff. Crie práticas e mecanismos para destacar quem está fazendo um excelente trabalho.

Sobre a SafeSpace:
Criada em março de 2020, a SafeSpace é uma startup que nasceu com a proposta inovadora de ser uma plataforma digital capaz de prevenir, comunicar e resolver problemas de comportamento no trabalho de forma rápida, prática e eficaz, substituindo os antigos e obsoletos canais de denúncia analógicos e contribuindo para a construção de uma cultura de confiança dentro das empresas. A plataforma guia o usuário ao longo de todo o processo, ajudando-o, inclusive, a entender se o fato que pretende relatar pode ser mesmo classificado como um problema de conduta. A ferramenta foi projetada para capturar todas as informações necessárias, reduzindo o tempo gasto com investigação. Por meio de um painel intuitivo, o administrador consegue gerenciar informações de maneira eficiente e pode fazer perguntas para o colaborador, mesmo em modo anônimo. Quem relatou, por sua vez, consegue acompanhar todo o processo em tempo real, identificando quando seu relato foi visualizado, quando a empresa deu início à investigação e qual o resultado do processo.

 
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