28/03/2023 às 10h15min - Atualizada em 28/03/2023 às 12h06min

Projeto "Tá Ligad@?" aborda temas sociais por meio de teatro para adolescentes em Barretos (SP)

A Casa Acolhedora Vovô Antônio do Hospital de Amor recebe, na quinta-feira (30/03), as apresentações gratuitas, que abordam assuntos como bullying, saúde mental e gravidez não planejada

SALA DA NOTÍCIA Da redação
João Roncatto

Para incentivar os adolescentes a refletirem sobre temas sociais como bullying, saúde mental, prevenção de ISTs e gravidez não planejada, chega à cidade de Barretos (SP), o projeto “Tá Ligad@”. A apresentação acontece na CASA ACOLHEDORA VOVÔ ANTÔNIO - Unidade do HOSPITAL DE AMOR na quinta-feira (30/03), às 14h00. A peça é totalmente gratuita e aberta ao público.
 

O projeto “Tá Ligad@?” consiste em intervenções apresentadas no formato de Esquetes de Teatro, Musical Curto, Talk Show e Comédia Atrapalhada, com brincadeiras, entrevistas improvisadas e jogos de perguntas e respostas. As ações são totalmente participativas e usam música e criatividade para interagir com a plateia, abordando assuntos importantes de forma lúdica e educativa.


Para isso, as apresentações, com duração de 30 minutos cada, têm a presença de quatro palhaços que buscam levar risos e conhecimento para os jovens por meio de temas relacionados ao cotidiano.


Segundo a Organização Mundial de Saúde, a cada dia, são diagnosticados mais de 1 milhão de novos casos de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) curáveis entre pessoas de 15 a 49 anos, o que acaba representando 376 milhões de novos casos de infecções por ano.


Assim, o projeto “Tá Ligad@” tem como propósito conversar com os jovens sobre diversos assuntos, além de ISTs, instruindo sobre situações como saúde mental e gravidez precoce. De acordo com o Sistema de Informações sobre Nascidos Vivos, do Ministério da Saúde, em 2020 ocorreram cerca de 380 mil partos de mães com até 19 anos de idade, o que corresponde a 14% de todos os nascimentos no Brasil. 


Até o momento, o Projeto “Tá Ligad@?” já passou por 45 locais como Porto Ferreira (SP), Barueri (SP), Santana de Parnaíba (SP), Mogi das Cruzes (SP), Carapicuíba (SP), Araras (SP), Jundiaí (SP), São Francisco do Sul (SC), Belo Horizonte (MG), Itaúna (MG), Piracema (MG), Desterro de Entre Rios (MG), Congonhas (MG), Florianópolis (SC), São José (SC), Içara (SC), Caxias do Sul (RS) e Navegantes (SC), beneficiando mais de 5.700 pessoas.

O projeto “Tá Ligad@?” é uma realização do Ministério da Cultura com produção da Ricardo Martins e apoio da Komedi, e na cidade de Barretos conta com o patrocínio da Supergasbras.


Sobre o Ministério: A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos -- exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural -- e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda. A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades. Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac), que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Essas ações são patrocinadas pela empresa Supergasbras. Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.


 

Serviço:

“Tá Ligad@?” em Barretos - SP
Datas, horários e locais:

30 de março - 14h00

CASA ACOLHEDORA VOVÔ ANTÔNIO - Unidade do HOSPITAL DE AMOR

Av das Palmeiras, 3200 Jardim Campo Redondo -- Barretos


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp