27/03/2023 às 09h41min - Atualizada em 27/03/2023 às 20h07min

Tapilogie comercializa tapetes garimpados por meio de curadoria especializada em peças raras 

A garimpeira Mariana Wakim reúne tapeçarias de origem oriental, europeia e sul-americana em showroom e site focados no item 

SALA DA NOTÍCIA Isabella Mendonça
Tapilogie
Tapilogie comercializa tapetes garimpados por meio de curadoria especializada em peças raras 
A garimpeira Mariana Wakim reúne tapeçarias de origem oriental, europeia e sul-americana em showroom e site focados no item 
 
Clique Para Download

Mariana Wakim fundadora da Tapilogie

A Tapilogie foi criada em 2020 por Mariana Wakim, carioca de 33 anos apaixonada por peças vintage. O interesse de Mari pelo universo das antiguidades começou ainda na infância, quando buscava tesouros no armário dos seus avós, inspirada por personagens dos seus livros favoritos. Na adolescência passou a frequentar feiras de antiguidade aos fins de semana como hobby, criando seu próprio mundo retrô. Já adulta o desejo por peças de antiquário cresceu, ascendendo ainda mais durante a pandemia, quando passou a prestar mais atenção no conforto de sua própria casa. Inspirada por Sherazade - uma das primeiras heroínas femininas da literatura – e as mil e uma noites, Mariana optou por focar seu garimpo em tapetes, e assim nasceu a Tapilogie.
 
“Sempre fui apaixonada por histórias, e uma inveterada devoradora de livros. Garimpar me possibilita encontrava pelo mundo histórias por meio de peças únicas e originais que compõe perfeitamente a estética com a qual me identifico. Vejo o tapete como uma peça-chave para trazer personalidade de forma descomplicada - não é necessário fazer reformas, furar paredes ou pintar: basta estender um tapete para trazer novo ar ao espaço”, ressalta. 
 
Com a Tapilogie, Mari busca sempre peças usadas, com foco em tapetes feitos à mão, com materiais naturais como lã, algodão e seda. A garimpeira explica que a origem das peças importa menos do que o trabalho manual e a história por trás. “Eu garimpo todos aqui no Brasil mesmo, mas eles são em sua maioria de origem oriental, de países com tradição nesta confecção, como Turquia, Irã, Afeganistão, Paquistão, Índia, entre outros. Trago também alguns europeus, de origem russa, romena, francesa e portuguesa”, conta.  
 
Clique Para Download
A princípio, as vendas dos tapetes second hand eram realizadas via site e perfil da Tapilogie no Instagram, mas não demorou muito para que Mariana procurasse um espaço onde seus clientes pudessem conhecer as peças de perto. Então, em 2022 a garimpeira decidiu abrir o showroom da marca, localizado no bairro dos Jardins, em São Paulo. Mari ressalta que mesmo com a possibilidade de os interessados irem à loja, que as vendas via internet, em especial pelo Instagram, continuam sendo o carro chefe da Tapilogie.
 
“Procuro sempre passar o máximo de informações sobre as peças tanto nas fotos quanto no texto, para que a tomada de decisão da compra seja bem consciente Além disso, procuro fazer um atendimento bem próximo e pessoal: me coloco à disposição para enviar mais fotos ou vídeos e incentivo sempre os clientes a me procurarem em caso de dúvidas”, explica. 
Clique Para Download

A união entre garimpo e consumo consciente é uma das filosofias da Tapilogie. Mariana Wakim acredita que uma das maneiras de ser sustentável é ajudar a circular o que já está no mundo. “O antigo para uns é novidade para outros, sendo preferível sempre ressignificar a produzir algo do zero. Garimpando você encontra peças únicas, cheias de história e personalidade, que vão se unir à sua trajetória e a do seu lar. Acho que isso traz uma dimensão de afetividade, tanto para a casa quanto para o guarda-roupa”, completa. 
 
Conheça a Tapilogie!
Serviço – Tapilogie 
Endereço: Alameda Franca n° 1332, Jardins - São Paulo - SP. Atendimento somente com hora marcada.
Site: Link
 
 
Atendimento à imprensa: 
 
Tangerina Conteúdo 
Bianca Brito | Isabella Mendonça 
11-98217-0213 11-98287-9722
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp