23/03/2023 às 12h58min - Atualizada em 23/03/2023 às 16h33min

Cidadania, antirracismo e solidariedade foram os grandes destaques do Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas 2022

Aposta em temas de interesse social e comunitário revela a preocupação da rede escolar em inserir valores coletivos, participativos e inclusivos no processo educacional brasileiro.

SALA DA NOTÍCIA Ivo Chicuta
gentilezaegenerosidade.org.br
Centro Educacional Inovação - PE - Divulgação


CIDADANIA, MANUAL ANTIRRACISTA E SOLIDARIEDADE FORAM OS GRANDES DESTAQUES DO PRÊMIO EDUCAÇÃO PARA GENTILEZA E GENEROSIDADE 2022 ESCOLAS

Aposta em temas de interesse social e comunitário revela a preocupação da rede escolar em inserir valores coletivos, participativos e inclusivos no processo educacional brasileiro.

Em sua 3ª edição, o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas, que busca valorizar os 7 princípios da Educação para Gentileza, Generosidade, Solidariedade, Sustentabilidade, Diversidade, Respeito e Cidadania (7PEGG), selecionou três escolas brasileiras por fazerem a diferença com projetos de transformação social junto aos alunos e à comunidade: Centro Educacional Inovação (Pombos/PE), Camino School (São Paulo/SP) e Ferreira Master Colégio (Suzano/SP).

O Centro Educacional Inovação, localizado no município de Pombos, estado de Pernambuco, conquistou a 1ª colocação com o projeto “Saber e Exercer!”, desenvolvido nas aulas de Cidadania  que abordam temas relacionados aos direitos e deveres do cidadão. 

A partir da iniciativa, foi aprovado uma sugestão de lei popular, escrita por alunos e professores da educação básica, que propõe a implantação de uma faixa de pedestres na frente da escola, assim como o acompanhamento da Guarda Municipal para o controle e direcionamento do trânsito no local, que já foi encaminhada para a análise e votação da Câmara Municipal do município.

“Graças ao prêmio, o processo de votação do nosso projeto de lei vai ocorrer em abril”, afirma Mylena Emanuelle Vieira Cavalcanti, gestora do Centro Educacional Inovação. 

“Também incluímos todas as escolas do nosso município para a implantação de faixa de pedestres e área de sinalização, beneficiando toda comunidade escolar com o projeto escrito por nossos alunos, reforçando o poder que a população tem de fazer acontecer o que é necessário”, completa a educadora.

A 2ª colocação ficou com a Camino School, da capital paulista, com o “Manual Para Escolas Antirracistas” que tem como principal objetivo estimular a comunidade escolar a repensar atitudes e desconstruir visões cristalizadas sobre a sociedade brasileira, evidenciando a questão do racismo e da discriminação e seus impactos negativos sobre a sociedade como um todo.  Estimulando a importância da discussão sobre situações de racismo, o projeto não ficou restrito à escola, alcançando, desde sua publicação, mais de 5 mil pessoas através do seu compartilhamento. 

O Ferreira Master Colégio, da cidade de Suzano, São Paulo, obteve a 3ª colocação com o projeto “Master Voluntários”, uma ação da disciplina de Empreendedorismo na qual os alunos foram convidados a pensar fora de suas "bolhas" identificando as demandas do território no qual a Escola se encontra inserida. O objetivo foi conscientizar os alunos a construírem propostas envolvendo ações solidárias para despertar a generosidade e ampliar a cisão sobre o território, valorizando a troca de conhecimentos, a humanização e o fortalecimento de vínculos além dos muros escolares. Dentro desse contexto, através da mobilização da comunidade escolar, foram implantadas ações de doação, de conscientização sobre saúde e cuidados pessoais e de acesso à cultura e informação direcionadas para pessoas em vulnerabilidade social.

Segundo Marina Pechlivanis, idealizadora do Prêmio, “os projetos premiados se destacam pelo perfil coletivo e, principalmente, inspiracional, podendo ser replicados e multiplicados em toda a cadeia educacional brasileira”.

“Afinal, são exemplos concretos de soluções simples e viáveis, que nascem a partir de programas pedagógicos que valorizam demandas sociais relevantes e que podem colaborar para uma convivência mais equânime, colaborativa e respeitosa em relação às desigualdades e diversidade da nossa população”, conclui Marina.

Saiba mais sobre o Prêmio Gentileza e Generosidade Escolas:

https://www.gentilezagenerosidade.org.br/resultado-ganhadores-2022
https://www.gentilezagenerosidade.org.br/

Informações para imprensa:
CENTRAL DE INOVAÇÃO
Ivo Chicuta
[email protected]
(11) 98719-8478
 
 

 


 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp