23/03/2023 às 11h18min - Atualizada em 23/03/2023 às 16h27min

Projeto “Sinapses” chega ao Rooftop do Jardim Pamplona Shopping em Abril

Com participação do jornalista Xico Sá e do músico Fausto Fawcett em sua estreia, o Projeto “Sinapses” celebra o poder da palavra.

SALA DA NOTÍCIA Alfapress
 “Sinapses” é um espetáculo sinestésico que cruza oralidade, bate-papo, imersão auditiva em poemas, músicas gravadas em LPs, performances em clima intimista e happy hour. Essa é uma das muitas maneiras de definir o projeto “Sinapses”, criado e desenvolvido pelo jornalista, roteirista e diretor artístico Eduardo Beu, que traz em sua bagagem espetáculos multidisciplinares como “Os Trovadores do Miocárdio” e “Black Poetry".

 O projeto “Sinapses” chega ao Rooftop do Jardim Pamplona Shopping, em abril, para celebrar o poder da palavra e da poesia. O projeto promoverá encontros poderosos como o do jornalista Xico Sá com o músico Fausto Fawcett, que estarão na abertura do projeto.
 Escritores e performers juntos traçam as sinapses entre eles e os artistas homenageados. No primeiro encontro o tema é “A Tabelinha Entre Futebol e Poesia”.

 Segundo Nelson Rodrigues:” Os nossos escritores não sabem cobrar um reles lateral”. 
Nelson Rodrigues se junta aos escritores e cronistas: Antônio Maria, Chico Buarque, Vinícius de Moraes, Graciliano Ramos, Drummond, Rachel de Queiroz, e a lista não para por aí.

 Pelo menos três grandes seleções de escritores gostavam de futebol e levaram o tema para seus contos, poemas, crônicas e romances. Xico Sá (Santos), Fausto Fawcett (Fluminense), e os mediadores: Patricia Palumbo (Santos) e Eduardo Beu (Corinthians) fazem uma tabelinha trazendo os fatos, as curiosidades, os poemas e escritos da interlocução entre literatura, poesia e futebol.


Entre conversas, leituras de textos e trechos de músicas, cada um irá também fazer a sua seleção brasileira de escritores e escritoras de todos os tempos.

No segundo encontro o tema é “Amado e Caymmi e O Mar Dentro Deles”. O mar sempre desafiou a mente e a imaginação dos poetas e continua sendo a última fronteira da Terra até os dias atuais. Para os gregos o oceano era uma interminável corrente que fluía para sempre em torno das margens do mundo. Um oceano sem fronteiras, infinito.
Dorival Caymmi disse uma vez: “Se eu fosse romancista seria Jorge Amado e se ele fosse compositor teria feito minhas músicas. Porque somos um e outro, sobretudo, baianos, essa é a nossa marca comum, o traço fundamental de nossa obra. Há uma identidade de temas, fontes de inspiração, uma maneira de ver e sentir. Somos artistas da Bahia.
 As sinapses entre os dois grandes artistas serão debatidas por Chicão (Rafael Montorfano), músico, arranjador, pianista e produtor musical, integrante e um dos fundadores do grupo Quartabê e por Stefanni Marion, poeta, escritor e editor da Tamuatá. Os mediadores desse segundo encontro serão a atriz e cantora Marina Wisnik e o jornalista Eduardo Beu.

O último encontro traz o tema “Caetano Palavras Cruzadas”. Muitas das canções de Caetano Veloso trazem diálogos explícitos ou implícitos com suas leituras.
Ao ler, ele apropria-se criativamente dos elementos que lhe interessam nos textos alheios. Fragmentando ou reproduzindo, expandindo ou cruzando, mas sempre ressignificando. Ler para escrever, ler e escrever, “lerescrevendo”.
 É um processo criativo com uma tênue relação entre a fruição e o uso do texto lido. Caetano teve muitos amigos interlocutores onde experienciaram uma intensa troca de indicações de filósofos, romancistas e poetas brasileiros. Essa relação foi crucial em toda a sua obra.

 Os convidados vão trazer seus poemas e textos preferidos para declamação e as curiosidades em torno delas. Os convidados são Guilherme Wisnik, professor da FAU-USP (Faculdade de Arquitetura e Urbanismo), crítico de arte e autor de diversos livros, o mais recente “Lançar Mundos no Mundo: Caetano Veloso e o Brasil” e Gustavo Galo, compositor, intérprete e pesquisador. Integrou projetos musicais cantando a poesia de Wally Salomão e Torquato Neto. É integrante e um dos fundadores da banda paulistana Trupe Chá de Boldo. A mediação será da atriz e cantora Marina Wisnik e do jornalista Eduardo Beu. O encontro contará com a participação especial da performer e atriz Adelita Ahmad.

 Marina Leitão, Coordenadora de Marketing do Jardim Pamplona Shopping, destaca os motivos da escolha do projeto: “Sabendo da importância que a arte e a cultura representam na sociedade e no desenvolvimento intelectual e cognitivo das pessoas, o Jardim Pamplona Shopping tem o prazer de promover ações como “Sinapses”, que certamente irá surpreender com parceiros renomados e as ricas trocas que acontecerão nestes encontros”.

 Com ousadia e poesia, o Rooftop do Jardim Pamplona mostra sua versatilidade e se firma como ponto de encontro cultural e artístico.

Sobre o Jardim Pamplona Shopping:

 Inaugurado em 2017, o Jardim Pamplona é o primeiro centro de compras dos Jardins, bairro da zona oeste de São Paulo (SP). O empreendimento do Carrefour Property conta com um mix de lojas e serviços que valorizam a sofisticação, comodidade e estilo de vida urbano, sendo uma experiência única na região.
 São mais de 18 mil m2 de área bruta locável (ABL), distribuídos em cinco pavimentos, incluindo um Rooftop com restaurantes e vista panorâmica para a região.

 O empreendimento é Pet Friendly, possui cerca de 80 lojas incluindo alimentação, moda, beleza, bem-estar, casa e decoração. Além de academia, serviços, lotérica, livraria, cinema vip e coworking.
 Já no piso térreo o cliente encontra local para recarga de veículos elétricos.
 Além disso, é reconhecido na região por realizar eventos que levam entretenimento e diversão para toda família.

 Siga o Jardim Pamplona Shopping nas redes sociais e fique por dentro das novidades.

Instagram: @jardimpamplonashopping
TikTok: @jardimpamplonashopping
Facebook: Jardim Pamplona Shopping

https://jardimpamplonashopping.com.br/

Sobre o Carrefour Property:

Presente desde 2012 no país, o Carrefour Property é a unidade de negócios do Grupo Carrefour Brasil que atua na gestão e desenvolvimento do portfólio imobiliário da companhia.
Com a incorporação do Grupo BIG no Grupo Carrefour Brasil, a companhia passou a ter em seu portfólio mais de 21 bilhões em landbank. 

Além disso, administra mais de 370 galerias comerciais em 20 estados e 200 municípios, que contam com mais de 4.600 lojistas, além dos shopping centers: Butantã Shopping, Jardim Pamplona Shopping e Paseo Alto das Nações, em São Paulo.

 A força do Carrefour Property reside na combinação do conhecimento e experiência imobiliária com o DNA comercial do Grupo e de seus valores, colocando o cliente sempre no centro de todos os projetos. A unidade de negócio também tem a expertise no desenvolvimento imobiliários em diversos formatos que beneficiam todos os ecossistemas, além da experiência na gestão dos ativos da maior empregadora privada do país.

Instagram: @carrefourproperty_br
Facebook: Carrefour Property – Brasil
Site: https://www.carrefourproperty.com.br/
Podcast:  https://open.spotify.com/show/3AmaacLSX5sy3GojnXIJsq
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/carrefour-property-brasil/
Tik Tok: @carrefour_property

Serviço:

O quê? “Sinapses” – Espetáculo Multidisciplinar
Onde: Jardim Pamplona Shopping (Rooftop)
Endereço: Rua Pamplona, 1704, Jardim Paulista – SP
Site:  www.jardimpamplonashopping.com.br
Telefone: 11 3882 0130
Quando:   05.04 | quarta | 19h | A Tabelinha do Futebol com a Poesia
                  14.04 | sexta | 19h | Amado & Caymmi e o Mar Dentro Deles
                  19.04 | quarta | 19h | Caetano Palavras Cruzadas
Entrada: Gratuita

 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp