22/03/2023 às 07h27min - Atualizada em 22/03/2023 às 12h26min

Bandolim Trio estreia disco "Ludicamente" com shows em SP

Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande apresentam repertório inédito no Instituto Brincante (1º/04) e Teatro Minaz (15/04)

SALA DA NOTÍCIA Daniel Corrêa
Ricardo Cassis

Projeto que une três nomes de destaque da nova música instrumental brasileira, o Bandolim Trio lança seu álbum de estreia “Ludicamente” com um show especial em São Paulo e Ribeirão Preto. Na capital paulista, o concerto acontece no palco do Instituto Brincante no dia 1º de abril (sábado), às 21h, de forma gratuita. Já no interior, a apresentação está marcada para o dia 15 de abril (sábado), às 20h, no Teatro Minaz, também com entrada franca.

Formado pelos músicos Daniel Migliavacca, Tiago Santos e Vitor Casagrande, o Bandolim Trio apresenta dez faixas inéditas que exploram diversos ritmos e influências sonoras, passando por gêneros como choro, samba, baião, valsa, tango, maxixe e fox-trot. “Ludicamente”, peça que dá nome ao álbum, é assinada pelo também bandolinista e Prof. Dr. da UFRJ Paulo Sá, que a compôs especialmente para o trio.

A ideia do trio surgiu ainda em 2018, quando os três estudavam juntos no programa de mestrado em música da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Com uma formação inusitada, que conta com dois bandolins tradicionais, de 8 cordas, e um bandolim de 10 cordas, com um par mais grave, o arranjos buscam mesclar a sonoridade camerística da música de concerto sem perder as características sonoras do bandolim brasileiro através da influência de mestres como Jacob do Bandolim e Luperce Miranda. O álbum poderá ser ouvido em todas as plataformas digitais a partir do dia 31 de março.

“Neste trabalho tivemos o desafio de escrever para 3 bandolins, já que temos poucas referências desse tipo de trabalho no Brasil e no mundo. Ficamos muito felizes com o resultado e estamos ansiosos para mostrar ao público”, diz Daniel Migliavacca sobre o novo álbum.

Radicado em Curitiba, Daniel Migliavacca se apresenta em sua cidade natal com muitos trabalhos na bagagem. Com sete discos lançados, ele já conquistou prêmios pelo Brasil como instrumentista e compositor. Bacharel em Música Popular pela UNESPAR (2011) e mestre em Música pela UFRJ (2019), o artista prepara o lançamento de mais dois álbuns para este ano. Um com seu quarteto, dedicado ao trombonista Raul de Souza, com participação do flautista e saxofonista Eduardo Neves, e outro dedicado ao bandolim solo. 

Vitor Casagrande é integrante dos grupos Água de Vintém e Batuqueiros e sua gente, com os quais gravou quatro CDs. Seu trabalho mais recente é o disco em parceria com o cavaquinista Lucas Arantes. Professor de bandolim da Escola de Choro de São Paulo, já ministrou workshops sobre música brasileira em países como Bélgica e Alemanha, além de ter estudado um ano na Universidade de Lund (Suécia). Além disso, é autor do ebook “Caderno brasileiro para bandolim: o estudo da palhetada”.

Já Tiago Santos tem quatro álbuns: “Chorobosssambando” (2013), “Nosso Tempo” (2017), “O Bandolim Polifônico de 10 cordas” (2019) e “Afinidades” (2021). Tem realizado concertos, aulas e workshops, participando de festivais nacionais e internacionais em 14 países. Atualmente, está em turnê pelo interior do estado de São Paulo com o concerto “Afinidades”, em parceria com o saxofonista Jorge Nascimento e o violonista Marco Papa.

Em São Paulo, o show acontecerá no dia 1º/04, às 21h. O Instituto Brincante fica localizado na Rua Purpurina, 412, na Vila Madalena. Já o Teatro da Companhia Minaz, em Ribeirão Preto, recebe o show no dia 15/04, às 20h. A casa fica localizada na Rua Carlos Chagas, 259/273, no Jardim Paulista.

Serviço:

“Ludicamente” em São Paulo

Data: 01/04 (sábado)

Horário: 21h

Local: Instituto Brincante (Rua Purpurina, 412 - Vila Madalena)

Entrada Grátis

 

“Ludicamente” em Ribeirão Preto

Data: 15/04 (sábado)

Horário: 20h

Local: Teatro da Companhia Minaz (Rua Carlos Chagas, 259/273 - Jardim Paulista)

Entrada Grátis




 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp