16/03/2023 às 15h11min - Atualizada em 16/03/2023 às 16h07min

Folk Festival reúne grupos de dança boliviana na Feira do Bom Retiro

Representando o folclore de diferentes partes da Bolívia, as apresentações acontecem no sábado, 18

SALA DA NOTÍCIA Thayná Pissaia
Feira do Bom Retiro
A Feira do Bom Retiro realiza no próximo sábado, dia 18, o Folk Festival com as fraternidades Salay Cochabamba e Mí Viejo San Simón apresentando danças tradicionais bolivianas. Esta será a segunda edição do especial, que já recebeu diversos entusiastas da cultura do país sul-americano em 2022.

De acordo com dados de 2019 da Polícia Federal e da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania (SMDHC) mais de 75 mil bolivianos vivem em São Paulo. A maior parte está concentrada no Brás e Bom Retiro, bairro em que acontece a Feira.

“Festivais como esse ressaltam a importância da representatividade do povo boliviano e reforçam o caráter multicultural da Feira”, comenta Camila Soares, coordenadora de produção do evento.

Camila também lembra que desde a primeira edição, em fevereiro do ano passado, a Feira do Bom Retiro recebe expositores bolivianos que vendem de artigos a comidas típicas e bebidas populares do país.

Cada fraternidade representa as tradições e folclore de determinada região da Bolívia. Confira:

Salay Cochabamba
Através da dança salay a fraternidade representa a cidade de Cochabamba. O sapateado do salay tem se tornado cada vez mais popular e, ao mesmo tempo em que simboliza a semeadura da terra, remete ao flerte de casais.

Mí Viejo San Simón
Com homens realizando movimentos acrobáticos e as mulheres destacando sua feminilidade e sensualidade, esta fraternidade pratica a dança dos Caporales, de La Paz, que teve como influência a Saya afro-boliviana da região de Yungas.

Para completar a programação os tradicionais circuitos de apresentações permitem aos jovens talentos mostrarem suas habilidades de canto e dança de gêneros como o K-Pop, presente em toda edição.

O Folk Festival acontece na Feira do Bom Retiro, que inicia as atrações no palco a partir das 12h. A entrada no espaço é gratuita pelas ruas José Paulino, 226 e Ribeiro de Lima, 453.

Para conferir mais informações sobre o evento, bem como realizar inscrição para se apresentar ou se tornar um expositor na Feira, os interessados devem consultar @feiradobomretiro no Instagram.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp