13/03/2023 às 11h09min - Atualizada em 13/03/2023 às 16h09min

Sem recursos, estudante de escola pública mineira constrói peças de RPG com as próprias mãos e jogo vira febre entre alunos

Com o jogo, o aluno viu seu rendimento escolar aumentar e, ao ganhar o interesse dos colegas, transformou a atividade em um Clube de Protagonismo, elemento do Ensino Médio Integral

SALA DA NOTÍCIA Amotara Agência de Notícias
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Luan Aparecido da Silva, de apenas 18 anos, é aluno protagonista da E.E Antônio Eufrásio de Toledo, escola de Ensino Médio Integral (EMI) em Paraisópolis, no interior de Minas Gerais. Sem recursos, o estudante desenvolveu jogos de RPG com suas próprias mãos e muita força de vontade. A atividade se tornou uma febre na escola e acabou virando um dos principais clubes de protagonismo da unidade, com grande participação dos colegas. Atualmente, o clube realiza campeonatos de xadrez, sessão de jogos, aprofundamento de táticas e lógicas, além de atividades solidárias, como campanhas de arrecadação e doação para a comunidade.  

"O RPG é um jogo cuja sigla traduzida do inglês significa 'jogo de interpretação de papéis', ou seja, interpretação de personagens. Nele o jogador constrói uma história, como se fosse um teatro, só que de improviso. Para jogá-lo são necessários dados específicos e também cartas e peças peculiares que não são encontrados facilmente em qualquer loja e nem são baratos para serem adquiridos. Por isso, decidi criá-los", conta o estudante.  

Morador da zona rural da cidade e acostumado com as limitações de sua região, Luan cortou pedaços de maneira para fazer as peças e, com a ajuda de uma lixa, construiu cada um dos dados que possuem formatos específicos. Para as cartas, ele utilizou folhas de papel e sua criatividade para desenhar e montar seus jogos. A iniciativa do projeto teve início durante a pandemia como um passatempo para se distrair e enfrentar os desafios do período, especialmente pela ansiedade e incerteza de não saber se conseguiria voltar a frequentar a escola de forma presencial antes de se formar. Com o retorno das aulas, seu jogo de RPG personalizado ganhou muita visibilidade entre os estudantes e, graças ao incentivo do programa de protagonismo estudantil do modelo de ensino integral, conseguiu fundar o primeiro clube de RPG da escola. 

Jovens protagonistas 

O aluno aprendeu a conciliar suas ações de protagonismo com as boas práticas de estudo. Além de cumprir seus deveres como presidente do clube e nunca faltar nas aulas, Luan faz questão de manter seus estudos e alcançar médias altas nas provas. Desde que ingressou na escola, já recebeu prêmio “destaque do bimestre” e foi um dos vencedores da premiação da Feira de Ciências deste ano.     "Junto com mais três estudantes da escola, Luan participa do Programa Jovens Protagonistas da região de Itajubá (MG), que serve de inspiração para que outros jovens da região entendam que, para fazer a sua parte e ajudar a deixar o mundo melhor, é preciso começar fazendo alguma coisa, qualquer coisa. Desde um jogo de RPG com pedaços de madeira, até ministrar curso de protagonismo a outros alunos", salienta a professora e coordenadora Nayara Lizarelli.  

Futuro do projeto     Luan está concluindo o terceiro ano para se formar, mas seus planos futuros para o clube de RPG já estão bem encaminhados. "Depois que eu sair da escola, o projeto vai ficar sob a responsabilidade do vice-presidente, que ainda está no segundo ano do ensino médio e vai continuar utilizando os jogos nas reuniões semanais. A ideia é que continuemos a incentivar outros estudantes a adquirirem habilidades importantes, como iniciativa, trabalho em equipe, raciocínio rápido para tomada de escolhas, e aprenderem com os seus erros e acertos de forma divertida e descomplicada", finaliza o jovem.  

Sobre o Ensino Médio Integral   

O Ensino Médio Integral é uma proposta pedagógica multidimensional e moderna, nacional, pública e gratuita. A partir de um modelo de ensino que se conecta à realidade dos jovens e ao desenvolvimento de suas competências cognitivas e socioemocionais, propõe a formação integral dos estudantes. Trabalha pilares como projeto de vida, aprendizado na prática, tutoria, protagonismo juvenil, acolhimento, orientação de estudos e eletivas, que promovem a formação completa do estudante, junto aos componentes curriculares já previstos na BNCC. Está presente em cerca de 4.301 escolas em todo o país, beneficiando quase 1 milhão de estudantes.  


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