10/03/2023 às 15h42min - Atualizada em 11/03/2023 às 00h08min

‘Teatro das Virtudes’ encerra projeto com espetáculo aberto ao público de Campo Grande

Neste último ciclo, projeto apresenta as peças ‘A Menina Centopeia’, ‘Caçada ao Medo’ e ‘A Doce Valente’ nos dias 13 e 14 de março na EM Prof. Vanderley Rosa de Oliveira e EM Prof.ª Oliva Enciso

SALA DA NOTÍCIA ENTRE ASPAS

Com benefícios que passam pelo estímulo ao autoconhecimento e criatividade, aumento da autoestima e do senso de responsabilidade, favorecimento da interação social e do gosto pela literatura, o teatro é uma importante ferramenta para a construção e para o fortalecimento de valores e virtudes inerentes ao ser humano em qualquer idade ou fase da vida. Até por isso, foi o mote central do projeto Teatro das Virtudes, que encerra seu ciclo em Campo Grande nos próximos dias 13 e 14 de março.

Na segunda-feira (13), as crianças da região vão aprender sobre as virtudes da justiça e da coragem a partir das peças ‘A Menina Centopeia’ e ‘Caçada ao Medo’. As sessões ocorrem na escola EM Prof. Vanderley Rosa de Oliveira, às 09h e às 14h. “Cada um dos espetáculos ensinam, explicam e exemplificam as virtudes com o objetivo de florecê-las no cotidiano das crianças. O teatro acaba sendo um convite lúdico para ajudar que elas a conheçam e aproveitem seus pontos fortes ao mesmo tempo em que reconhecem quais aspectos precisam de melhoria”, pontua Sandra Sahd, autora dos livros nos quais se baseiam as peças.

Na terça-feira (14), a escola EM Prof.ª Oliva Enciso recebe o espetáculo ‘A Doce Valente’, refletindo sobre a virtude da fortaleza a partir das peripécias de Catina que, durante a infância, se descobre com Diabetes tipo 1. Embora a doença não seja o foco, é a partir dela que personagem e trama se desenvolvem. “Essa história representa meu segundo livro infantojuvenil. Quis trazer uma reflexão sobre como (principalmente) as crianças precisam se fortalecer para enfrentar limitações e adversidades sem se abater. O meu desejo neste trabalho, que já soma mais de dez anos, é que cada pessoa que tenha contato com os espetáculos seja inspirado pelas virtudes para mudar suas vidas e, por consequência, o mundo”, completa Sandra.

Iniciativa da Missão Salesiana do Mato Grosso, o projeto “Teatro das Virtudes em Campo Grande” é viabilizado pela Lei Federal de Incentivo à Cultura, com realização do Ministério do Turismo via Secretaria Especial de Cultura, produção de Sandra Sahd e patrocínio do Bradesco.

Oficina de Contrapartida Social
Ainda na terça-feira (14), professores, educadores e estudantes de Campo Grande vão participar da oficina “A arte de contar histórias e sua importância enquanto ferramenta na educação para o incentivo à leitura”, realizada na contrapartida social de forma gratuita e com certificado de participação. Ministrada por Andreia Stella (que é também atriz do projeto), a oficina explora a contação de histórias e a narração das artes cênicas como ferramentas de estímulo do movimento lúdico, da leitura e do próprio uso da contação. “Como já dissemos, o teatro tem muitos benefícios e, quando utilizado em sala de aula, propõe uma construção viva acerca da postura, improvisação e expressão corporal, além de incentivar a leitura”, conclui Sahd.

--

Conheça as Peças:
A MENINA CENTOPEIA • Virtude da Justiça – Escrita em 2016, a peça conta a história de Sofia, uma menina que se muda para uma nova vizinhança e tem contato com outras crianças, as quais possuem uma relação direta com os próprios pais. Acostumada com a ausência de seus pais, que a compensam com presentes (sapatos) sempre que não podem estar em casa, Sofia aprende com os novos amigos, de maneira leve e sutil, a importância da convivência familiar e como com pequenas ações – como uma conversa no fim do dia ou um passeio ao parque no fim de semana – podem estabelecer uma relação saudável e significativa entre pais e filhos.

CAÇADA AO MEDO •  Virtude da Coragem –  A peça conta a história de dois irmãos e o sumiço de um bichinho de pelúcia da menina. Ambos saem em busca do brinquedo e em um momento a menina fica sozinha, deparando-se com seus próprios medos. Com uma pitada dos grandes filmes de terror, a virtude trabalhada na peça é a coragem, demonstrando como nós podemos lidar com o medo e a coragem e como é importante aprender a equilibrar esses sentimentos. 

A DOCE VALENTE • Virtude da Fortaleza – Segundo livro infanto-juvenil de Sandra Sahd, A Doce Valente revela a vida de Catina, uma menina que se descobre com Diabetes Tipo 1. Neta da vovó Mafalda e do Vovô Camafeu, passa a infância na chácara da família, onde eles mantêm uma pequena fabriqueta de doces. Com a ajuda de seu amigo imaginário, personificado em amuleto pelo avô – que o fez com cabeça de gelo, coração de fogo e os braços de ferro – desenvolve em si a virtude da fortaleza. É a partir dessa virtude que ela mostra à família e aos seus amigos a paixão pela vida, através de sua força e valentia, mesmo diante das restrições e adversidades.

--

SERVIÇO – Teatro das Virtudes em Campo Grande (Ciclo 2)
Peças: A Menina Centopeia e Caçada ao Medo
Local: EM Prof. Vanderlei Rosa de Oliveira | R. Barão do Grajaú, s/nº., Parque dos Novos Estados – Campo Grande/MS
Data e Hora:  Segunda-feira, 13 de março de 2023, às 09h e às 14h

Peça: A Doce Valente 
Local: EM Prof.ª Oliva Enciso | R. Álvaro Silveira, 210, Tiradentes – Campo Grande/MS
Data e Hora: Terça-feira, 14 de março de 2023, às 09h 

Informações sobre a circulação: Sandra Sahd | (19) 9.9791-4332
Informações para a imprensa: Patrícia Nascimento | (19) 9.8922-8049

Eventos Gratuitos e Abertos ao Público
Classificação Livre
Acessível para deficientes auditivos e físicos

---

Sobre a Missão Salesiana de Mato Grosso: Fundada em 21 de fevereiro de 1989, a Casa Dom Bosco está instalada no bairro Taquaral Bosque e oferece o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças de 6 a 15 anos. Inserida em uma zona periférica da capita, a comunidade vive uma realidade de extrema vulnerabilidade social. A fim de amenizar as carências da região e contribuir na inserção e na garantia de direitos, a Organização planeja projetos que reúnam crianças e familiares para trabalhar assuntos diversificados que contribuam para a prevenção de situações de risco, promoção da socialização, participação e lazer e estímulo à vida em sociedade. Atualmente a MSMT atende cerca de 120 crianças por ano em suas atividades (gratuitas), estendendo as ações assistencialistas também às famílias.

Sobre o Bradesco: O Bradesco é um dos maiores grupos financeiros do Brasil, com sólida atuação voltada aos interesses de seus clientes desde 1943. Além da excelência em serviços, destaca-se por ser um dos melhores gestores de recursos do mercado, com resultados construídos sobre bases sustentáveis.









 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp