09/03/2023 às 15h16min - Atualizada em 09/03/2023 às 20h07min

Embracon lança websérie sobre golpe do boleto e dá cinco dicas para evitar cair em fraudes

dicas para evitar cair em fraudes Administradora de consórcios destaca alguns pontos de atenção para que clientes não caiam no golpe do boleto falso

SALA DA NOTÍCIA Embracon

De acordo com Banco Central do Brasil, o boleto ocupa o segundo lugar da preferência nacional de formas de pagamento, levando em conta a quantidade de transações, perdendo apenas para o PIX. Ainda segundo dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), são processados mais de 6 bilhões de boletos por ano em todo o país. Neste cenário, pessoas mal-intencionadas enviam códigos de barra falsos para clientes com o intuito de desviar o valor pago para contas alheias. No entanto, este tipo de crime pode ser evitado. 

Segundo Luís Toscano – VP de Negócios da Embracon, uma das principais administradoras de consórcios do país, existem formas de reconhecer o golpe. A empresa está lançando uma websérie “Dicas para fugir do golpe do boleto” que mostra cuidados simples pra fugir das fraudes. “São três vídeos curtos de até 3 minutos para ajudar o consumidor a se prevenir”, explica o especialista em finanças e consórcios. Para assistir, o interessado pode acessar aqui.  

Luís Toscano listou cinco dicas para evitar ser vítima do golpe do boleto, confira abaixo:  

  1. Dados do boleto  

“Sempre confira se as informações estão corretas, tanto o documento impresso quanto os dados que aparecem na tela do seu banco digital. Veja se o nome da beneficiária, empresa que vai receber o valor, é a esperada. Desconfie se algumas das informações estiverem erradas e procure a empresa para entender se o boleto foi realmente emitido pela instituição”.  

  1. Código de barras 

“Os três primeiros números informam para qual banco vai o dinheiro. Se o número da instituição financeira citada não bater com esses três dígitos, não pague o boleto, entre em contato com a empresa que o emitiu para checar as informações. Outro ponto de atenção é que o leitor de código de barras não lê boleto fraudado. Além disso, a Febraban, oferece um guia fácil para te ajudar a procurar as informações das instituições financeiras, o Busca Banco”.  

  1. Link de direcionamento 

“Uma prática comum dos golpistas é tentar direcionar as pessoas para uma página falsa. Por isso, é importante ficar atento ao endereço virtual e sempre buscar pelos canais oficiais das empresas tanto para gerar a segunda via de um boleto quanto para tirar dúvidas e colocar informações pessoais”. 

  1. Data de envio e valor 

“Caso receba um boleto por e-mail ou sms fora da data que costuma receber, ou quando você não solicita, é sinal de fraude. Além disso, evite pagar sem olhar o valor descrito”.  

  1. Erros ortográficos  

“Por fim, revise o texto do boleto para checar se não há erros ortográficos. Os golpistas sempre costumam cometer erros de ortografia. Por isso, fique atento aos detalhes”.   

Sobre a Embracon 

Há mais de 30 anos no mercado de consórcios, a Embracon é uma das maiores e mais conceituadas empresas especializadas em consórcio de automóveis, motos, imóveis, veículos pesados e serviços, e já entregou mais de meio milhão de bens. A filosofia de trabalho se baseia em conhecer e atender às necessidades dos clientes que encontram na instituição solidez, credibilidade, inovação e uma vasta gama de produtos. A Embracon é autorizada e fiscalizada pelo Banco Central do Brasil e associada à ABAC e agora, à ABF (Associação Brasileira de Franquias) (Associação Brasileira de Franquias).    


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp