02/03/2023 às 00h34min - Atualizada em 02/03/2023 às 00h34min

Aquário de São Paulo recebe Wombat fêmea

Espécie foi encaminhada pelo Governo Australiano. Aquário já abrigava um wombat macho de oito anos, o Burguer.

Potato é a nova integrante do Aquário de São Paulo. Com sete anos, a wombat fêmea chegou ao Aquário em meados de Agosto e passou por um período de adaptação, chamado “Quarentena”. No final de 2022, já completamente adaptada à nova rotina em São Paulo, Potato se juntou ao Burguer no recinto que integra a área da Austrália.
“Ela chegou aqui bem, mas é praxe fazer todos os exames clínicos e complementares, além da adaptação à nova rotina, dieta e ao parceiro de recinto”, explicou a bióloga de mamíferos do Aquário de São Paulo, Fabiana Padilha.
Wombats são mamíferos marsupiais, ou seja, possuem uma bolsa (marsúpio), assim como os cangurus e coalas, onde os filhotes terminam o seu desenvolvimento após o nascimento. A abertura da bolsa dos wombats é virada para trás, uma vez que a espécie tem o hábito de escavar, assim não entra terra dentro da bolsa.
Potato e Burguer se alimentam de tubérculos, raízes e folhas. A alimentação no Aquário de São Paulo é oferecida três vezes ao dia. O status de ameaça dos wombats é pouco preocupante, porém algumas regiões de ocorrência tem a atenção da população, por conta de queimadas e problemas com sarna.
De acordo com a bióloga do Aquário, os wombats dormem em média 16h por dia e o maior pico de atividade dos animais é noturno ou ao amanhecer. "Essa espécie pesa em média de 20 a 30 quilos e pode chegar a 1,15m de comprimento. Outra curiosidade é que os wombats, por habitarem áreas mais secas da Austrália, extraem toda água dos alimentos, o que faz com que o seu cocô tenha o formato quadrado", acrescentou Fabiana Padilha.
Burguer e Potato estão completamente integrados. A vinda de uma wombat fêmea para o Aquário de São Paulo faz parte do programa de conservação das espécies e proteção ambiental do local.
Aquário de SP - Com uma estrutura de 15 mil metros quadrados, o espaço é o abrigo de cerca de 3.500 animais de 250 espécies do Brasil e de outros países. Em todos os setores, o visitante pode saber mais sobre os animais por meio de banners e telas de computador expostas ao lado de cada espécie, com curiosidades, informações sobre alimentação, hábitos e preservação. Cada espaço também conta com educadores ambientais, que estão sempre prontos a tirar dúvidas e dar informações.

Serviço
Aquário de São Paulo
Endereço: Rua Huet Bacelar, 407 - Ipiranga - São Paulo, SP
Atendimento ao cliente: (11) 2273-5500
Funcionamento: segunda a domingo, das 9h às 17h
Ingressos e atualizações: www.aquariodesp.com.br
Atração “Mergulho das Sereias”: sábado, domingo e segunda, das 10h às 17h; terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 17h.
Preço da atração: R$ 20,00 por pessoa (a partir de 2 anos) — com venda exclusiva no local

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp