01/03/2023 às 11h01min - Atualizada em 01/03/2023 às 16h07min

Setor de comércio e serviços de Belo Horizonte ganha comissão na Câmara Municipal

O Legislativo irá tratar, com maior atenção, assuntos que possam impactar a principal força econômica da capital mineira. Proposta nasceu de interlocução entre CDL/BH e vereador Gabriel

SALA DA NOTÍCIA CDL/BH - Assessoria de Imprensa
www.cdlbh.com.br
Cláudio Rabelo / CMBH
A Câmara Municipal de Belo Horizonte inicia nesta quarta-feira, dia 1º, a agenda parlamentar referente ao mês de março com uma novidade. A partir de agora, o setor de comércio e serviços da capital mineira terá uma comissão dedicada a tratar os assuntos e as proposições no Legislativo.  A proposta, contida no Projeto de Resolução n° 480/2023, foi aprovada pelos vereadores em plenário no dia 16 de fevereiro. O texto amplia o escopo de atuação de uma comissão temática para abranger os setores produtivos.

Após a promulgação da resolução, que deve acontecer nos próximos dias, a atual “Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário” passará a se chamar Comissão de Mobilidade Urbana, Indústria, Comércio e Serviços.

Com a reformulação, o colegiado passa a atuar com maior atenção para a principal força econômica da cidade. Os setores de comércio e serviços respondem por cerca de 72% do Produto Interno Bruto (PIB) em Belo Horizonte e geram 83% dos empregos na capital.

A adequação da comissão nasceu de uma interlocução entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o presidente da Câmara Municipal, vereador Gabriel (sem partido).  A CDL/BH sugeriu a medida e mobilizou vereadores pela aprovação, por entender que é de fundamental importância a existência de um colegiado que tenha a competência regimental de apreciar, em regra, todas as proposições legislativas em tramitação na Câmara Municipal e que possam impactar o setor.

Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, a comissão será um importante canal de interlocução permanente do Legislativo com as entidades empresariais. “A adequação feita no regimento interno sinaliza o esforço da Câmara em proporcionar um ambiente legislativo mais favorável aos negócios na cidade. Meus agradecimentos aos vereadores de Belo Horizonte, em especial ao presidente Gabriel, pelo empenho na defesa do empreendedorismo”, afirma.

De acordo com o vereador Gabriel, a comissão de Desenvolvimento Econômico da Câmara Municipal já tinha como competência debater sobre assuntos de comércio e serviços, “mas esse setor tão importante para a economia da cidade não tinha todo o destaque merecido. Agora, uma comissão permanente da Câmara Municipal tem como compromisso de destaque cuidar do comércio e serviços. É o começo de uma aproximação com os setores produtivos que pode contribuir muito com o desenvolvimento da cidade”, destaca o presidente da Câmara Municipal.
 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp