22/02/2023 às 16h17min - Atualizada em 22/02/2023 às 22h00min

em podcast da pague menos, luciano szafir compartilha a sua experiência de quase morte

o ator que enfrentou recentemente uma batalha contra a covid-19, revelou que sentiu o seu coração parar por alguns segundos durante internação

SALA DA NOTÍCIA DEUSARINA ALVES SANTANA
Fortaleza, fevereiro de 2023 – O ator e apresentador Luciano Szafir, de 54 anos, compartilhou a sua luta contra a Covid-19 e os desdobramentos graves da doença durante a sua participação no podcast da Pague Menos, PodSempre, que aborda temas como saúde, desafios, beleza, qualidade de vida e bem-estar. O programa apresentado por Bruna Thedy vai ao ar nesta quarta-feira, 22 de fevereiro, no YouTube da rede de farmácias. 
 

Durante a conversa, Luciano Szafir falou da sua história pessoal de luta contra a Covid-19. O ator revelou que, após testar positivo pela terceira vez, recebeu o diagnóstico de uma embolia pulmonar. No caso de Szafir, o tratamento exigia o uso de doses máximas de anticoagulante, o que resultou no rompimento de parte do seu intestino e reduziu suas chances de sobrevivência para apenas 15% na mesa de cirurgia. A situação foi complicada, e o levou a ficar internado em estado grave na UTI por alguns dias.
 

“Com esse episódio, a Covid-19 que estava baixinha acabou subindo e comprometendo 84% do pulmão. Ainda tinha uma cirurgia muito séria para fazer. A probabilidade de eu sair vivo da mesa era menos de 15%. Eu tive sorte e escapei. Mas lembro de tudo, inclusive que a intubação foi horrível. Eu senti tudo, senti engolindo água, senti como se estivesse morrendo”, ressalta. Szafir ainda menciona que neste momento, os médicos chamaram os familiares para se despedir.
 

O paulistano após ficar entubado por quatro dias, passar por cirurgia e ter um sangramento abdominal, teve que usar uma bolsa de colostomia. “É uma dor horrível, morfina não segurava. Tomei morfina junto com uma anestesia para cavalo. Eu berrava na UTI”. E esse não foi o pior momento enfrentado pelo ator. De acordo com ele, mesmo com todos esses acontecimentos, o momento mais complicado na UTI foi quando sentiu o seu coração parar. “Eu estava com 180 de batimentos cardíacos, dormindo. E o médico falou: ‘calma, você não vai morrer agora, mas você vai piorar muito ainda, não se assusta. Os batimentos foram para 180, 185, 190, 195, 200, 205, 207 e depois disso eu só ouvi o barulho do aparelho parado por 15 segundos. Naquele momento, eu estava esperando apagar a luz. Acabou o jogo, game over. Eu queria achar o telefone para me despedir. Não ia nem dar tempo de me despedir. Ali eu ia morrer”. 
 

Efeito pós-Covid-19
As sequelas de uma Covid-19 grave afetam a vida de Luciano Szafir até hoje. Devido ao alto uso de corticoides durante o tratamento, ou pela própria Covid, ou até mesmo a hereditariedade, que os médicos não sabem ao certo, o ator teve o diagnóstico de artrose acelerado e começou a se locomover por cadeira de rodas. “Fui operado, coloquei uma prótese que teoricamente é super tranquilo. Mas começou a me dar dores e o resultado foi que eu tinha uma bactéria, uma infecção hospitalar que eu posso ter pego em qualquer momento lá atrás. Aí eu tive que lixar o osso, retirar a prótese, colocar outra, encher de antibiótico”, pontua.
 

Hoje, após dois anos desde primeiro diagnóstico de Covid-19, Luciano segue com acompanhamento médico para observar de perto todo o processo de recuperação. 
 

Referência para outras pessoas
O ator foi convidado para participar de um dos maiores eventos de moda do mundo, onde desfilou com a sua bolsa de colostomia com objetivo de conscientizar as pessoas sobre a importância do uso e reforçar que a estomia não define a pessoa e que isso não deve alterar a própria autoestima. Esse ato serviu de exemplo para outras pessoas que após o evento começaram a encarar o uso de uma forma diferente e sem razão de vergonha. 
 

Outro tema mencionado pelo Luciano e pouco falado pelas pessoas é que a vida sexual continua normalmente e não é impactada pelo uso da bolsa. 
 

A vida de Luciano Szafir
Luciano Szafir é um nome que dispensa apresentações no cenário artístico brasileiro. Ator, empresário e modelo, ficou conhecido por seu relacionamento com a apresentadora Xuxa Meneghel e o nascimento de sua primeira filha, Sasha, em 1998, que foi muito aguardada pelo público e pela imprensa, que cobriu o evento no dia.
 

A partir daí, Luciano continuou a seguir sua carreira artística, participando de diversas produções na televisão, no cinema e no teatro. Atualmente, é pai de três filhos, Sasha, David e Mikael, frutos de relacionamentos distintos. 
 

Clique aqui e confira na íntegra a participação do Luciano Szafir no PodSempre desta semana.
 

Saiba mais no programa Sempre Bem da Pague Menos
Há anos, a Pague Menos vem investindo em oferecer acesso à saúde de qualidade para a população e, com isso, é considerada o hub de saúde mais completo do varejo farma no mercado, disponibilizando uma gama de serviços ao consumidor. Pensando nisso, a empresa lançou no mês de janeiro, o seu programa de benefícios Sempre Bem, que dá acesso a serviços farmacêuticos gratuitos nos canais digitais. O programa de benefícios é apoiado pela plataforma digital Sempre Bem, que oferece conteúdos sobre saúde, beleza, qualidade de vida e comportamento nos canais digitais da rede.
 

No site, a empresa também disponibiliza conteúdos especializados para tirar dúvidas sobre a Covid-19. Os interessados poderão conferir materiais de como utilizar o autoteste de covid, detalhes das vacinas, diferença entre as variantes e os principais sintomas.  Clique aqui e confira essas e mais informações sobre saúde no site do programa Sempre Bem da Pague Menos. 

 
Sobre as Farmácias Pague Menos e Extrafarma
A Pague Menos e Extrafarma estão presentes nos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. Contam com aproximadamente 1.652 lojas, distribuídas em 389 municípios, com 25,7 mil colaboradores, além de uma plataforma omnichannel, que possibilita ao cliente comprar como quiser e receber seus produtos como preferir. Líderes nas regiões Norte e Nordeste, a Pague Menos e Extrafarma são hoje o Hub de Saúde da classe média expandida, com mais de mil unidades do Clinic Farma em todas as regiões do país.
 
Contatos para Imprensa – Pague Menos
Vanessa Oliveira / [email protected]
Denise Carvalho / [email protected]  
[email protected]
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp