16/02/2023 às 17h31min - Atualizada em 16/02/2023 às 20h13min

Docente do Senac Betim dá dicas de alimentação para curtir a folia com saúde

As refeições leves são as mais indicadas para quem quer se divertir no Carnaval

SALA DA NOTÍCIA Luciana Rodrigues d'Anunciação
Getty Images
Uma das épocas mais aguardadas do ano finalmente está chegando! Momento de festa, alegria e diversão, o Carnaval é para foliãs e foliões mais animados uma verdadeira maratona! Horas pulando, cantando e dançando, às vezes, madrugada à dentro.  

Seja para acompanhar os bloquinhos de rua, os trios elétricos ou os desfiles das escolas de samba nas passarelas das avenidas, haja energia e disposição para manter o pique elevado durante os dias de folia! Nesse período, é importante pensar não só no preparo da fantasia, mas também nos cuidados com a alimentação que o corpo precisa para suportar o desgaste físico.   

A docente de Boas práticas de Manipulação de Alimentos do Senac em Betim Carolina Almeida dá dicas para quem quer dar conta da folia e para as pessoas que já pensam em como se recuperar bem dos festejos.  

Para começar, ela destaca quais alimentos são recomendados para dar energia para quem pretende curtir o Carnaval. “Alimentos integrais e ricos em fibras, pois promovem maior saciedade. A aveia, por exemplo, pode ser adicionada em várias receitas ou consumida com frutas.”   

Carolina indica ainda a uva como uma aliada, pois a fruta “possui uma grande quantidade de antioxidantes, que podem proteger o fígado contra possíveis danos”. E destaca também os peixes como boa opção, “principalmente os ricos em ômega 3, como salmão e sardinha, pois é uma gordura bem recebida pelo fígado”, explica.  

Há ainda os alimentos que devem ser evitados por quem pretende acompanhar os bloquinhos durante o Carnaval, salienta a docente. “Alimentos industrializados, molhos, frituras e excesso de açúcar, devido ao risco de desconfortos gastrointestinais.”  

Para evitar a desidratação  
“Com a transpiração, perdemos muitos eletrólitos, como potássio, magnésio e sódio. Então a melhor coisa a se fazer é beber muita água e comer frutas”, afirma Carolina. Ela evidencia ainda que as bebidas alcóolicas aumentam a desidratação e podem afetar os níveis de glicose. Por isso, é importante levar para a folia algum alimento doce, como frutas secas e paçoca.   

A docente enfatiza que não se deve ficar muitas horas sem comer neste período. “Lembre-se que você estará num ritmo que não é a sua rotina e seu corpo precisa de mais energia, nutrientes e água para funcionar bem.”  

Dica para se recuperar da ressaca 
Para quem passar do ponto e exagerar nas bebidas alcoólicas, Carolina recomenda chá de boldo ou chá verde. E também indica os alimentos verdes escuros, como agrião, brócolis, rúcula e couve, pois “estimulam a produção de enzimas e simultaneamente o fluxo biliar que promove a digestão. Assim, aceleram a eliminação de substâncias estranhas ao fígado”.  

As principais dicas para quem quer ter somente boas lembranças do Carnaval de 2023 são: “Não exagere nas bebidas alcóolicas. E pelo menos uns dois dias após a folia, mantenha uma alimentação leve e rica em frutas e vegetais”. 

Cuidado com a intoxicação alimentar  
Durante os dias de Carnaval, muitas pessoas optam por comer e beber na rua, entre um bloquinho e outro. Neste caso, é importante ter bastante cuidado. “Procure evitar alimentos com molhos (maionese, creme de leite, aioli). E dê preferência para alimentos feitos na hora ou que vendem rapidamente, por exemplo, pão de queijo”.
  

Para as pessoas que preferem levar alimentos de casa, a dica é escolher frutas que não necessitam de refrigeração. “A laranja por exemplo é uma boa, pois ajuda a recuperar eletrólitos, leve-a descascada e na hora de consumir retire a tampa.” A docente dá outras opções de lanchinhos que não precisam ser mantidos em caixas de isopor ou bolsas térmicas:  
  • Corte cenoura e pepino (sem semente) em bastões; 
  • Frutas secas ou mix de castanhas;  
  • Paçoca de amendoim;  
  • Sanduíche de atum (com pão integral e atum enlatado - dependendo do local dá até para montar na hora e já consumir); 
  • Há também opções de chás para se tomar gelado – é só comprar água gasosa e deixe o sachê agir.  
E para quem quer ficar horas desfilando com os blocos, Carolina sugere essa receita prática e rápida:   

Bolo de banana integral  
Ingredientes: 
  • 4 bananas-caturras (nanicas) médias 
  • 1/2 xícara (chá) de óleo 
  • 3 ovos 
  • 1 xícara (chá) de açúcar mascavo 
  • 2 xícaras (chá) de farinha de trigo integral 
  • 1 colher (sopa) de fermento químico 
  • Canela ou aveia para polvilhar (opcional) 
Modo de fazer:  
  • Bata 2 bananas picadas com o óleo, os ovos e o açúcar no liquidificador até ficar homogêneo.  
  • Ainda batendo, acrescente a farinha aos poucos e bata até incorporar. 
  • Sem bater, misture o fermento. 
  • Despeje em fôrma de cone central untada e enfarinhada. 
  • Distribua o restante das bananas em rodelas e polvilhe canela ou aveia, se desejar. 
  • Asse em formo médio preaquecido (180 ºC) por cerca de 40 minutos ou até dourar. 
  • Desenforme morno e deixe esfriar. 

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp