15/02/2023 às 13h44min - Atualizada em 15/02/2023 às 20h02min

Jundiaí oferece história e natureza aconchegante no feriadão

Distante aproximadamente 60 km de São Paulo, município traz atrativos para toda a família

SALA DA NOTÍCIA Emilly Santos
Divulgação
O feriado de Carnaval é uma boa oportunidade para aproveitar e passear com a família em Jundiaí, distante aproximadamente 60 quilômetros de São Paulo. Os parques e a paisagem local são um convite para o descanso e o município oferece ainda atrações de lazer, entretenimento, cultura e muita história.

Conhecida pela Festa da Uva, celebrada no início do ano, a cidade preparou roteiros para mostrar suas atrações. Entre elas, o visitante pode passear pelo Mundo das Crianças, diversão garantida para os filhos. No bairro Traviú, um dos berços da imigração italiana no município, o turista tem a oportunidade de visitar mais de 50 pequenas propriedades produtivas, com destaque para a produção de uvas, caqui, pêssego, ameixa, pitaia, legumes e verduras.

O passeio pelo centro histórico de Jundiaí vai mostrar riquezas históricas, arquitetônicas e culturais, agregando mais de 100 atrações como os edifícios centenários Teatro Polytheama, o Museu Histórico e Cultural - Solar do Barão, Ponte Torta, Catedral Nossa Senhora do Desterro, Complexo Argos, o Mosteiro de São Bento e o Espaço Expressa, previamente conhecido como Complexo Fepasa.

As delícias da uva estão presentes em lojas especializadas na cidade, mas não esqueça de experimentar a coxinha de queijo, patrimônio imaterial de Jundiaí.

Confira algumas das atrações de Jundiaí:

Museu Ferroviário
Reaberto em setembro de 2022, o Museu Ferroviário faz parte do Espaço Expressa, um complexo construído no final do século 19 para ser as oficinas da Cia. Paulista de Estradas de Ferro e, atualmente, um importante centro cultural tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). 


O museu transporta o viajante para um mergulho no passado. Logo na entrada, o turista está numa estação ferroviária, simulada por um balcão de vendas de passagens e de trilha sonora que reproduz a movimentação dos saguões e plataformas, quando das chegadas e partidas de trens.

Na sequência, o visitante pode percorrer diversas “estações” temáticas, repletas de documentos, fotos, jornais e objetos vinculados à História da ferrovia, como réplicas de locomotivas, malas e baús, máquinas emissoras de bilhetes, mobiliário das estações, além de outras surpresas, como uma maquete em funcionamento.

A visita continua por estações que retratam a história da locomotiva a vapor, como se espalharam pelo mundo e pelo Brasil, até chegar à sua instalação em Jundiaí. Nestes ambientes, a exposição retrata também a importância da ferrovia para o transporte não só de mercadorias, como também de Cultura. Em estações interativas, o visitante pode também ler edições do jornal “Correio Paulistano”, sentado em cadeiras de madeira da sala de espera de uma estação. O ambiente traz ainda atividades desenvolvidas na época, como a de um engraxate. 


Mas as homenagens feitas pelo Museu não se resumem às contribuições da ferrovia, como também dos ferroviários, trabalhadores e trabalhadoras envolvidos em sua implantação e crescimento. Por meio de documentos, fotos e outros objetos de usos pessoais nos afazeres diários, o visitante poderá conhecer mais sobre a vida corporativa desses trabalhadores e, de que forma, contribuíram para o crescimento do município.

Os ambientes finais da exposição dedicam-se a expor os universos das Comunicações e do Trabalho, por meio de objetos como máquinas de escrever, câmeras fotográficas, telefones e centrais telefônicas, além de instrumentos vinculados aos centros de formação profissionais, como o atual Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que, em Jundiaí, teve a sua instalação vinculada à ferrovia.

Serviço:
MUSEU FERROVIÁRIO
Avenida União dos Ferroviários, 1760 – Espaço Expressa
Telefone: (11) 4589-6800

Horário de funcionamento: terça-feira a domingo, e feriados, das 10h às 17h. Às segundas-feiras, o Museu permanece fechado para manutenção geral e limpeza.

PARQUES
O visitante vai encontrar belos Parques em Jundiaí para caminhada, descanso, bem como para atividades esportivas. A infraestrutura desses locais conta com ciclovias, bosques, áreas de piqueniques, área para esportes náuticos, automobilismo, aeromobilismo, entre outras atividades.

Jardim Botânico de Jundiaí – Com uma área de 150.000 m², o local oferece vários jardins temáticos, entre eles japonês com uma pequena cascata, africano com plantas típicas da região, e italiano, com vários canteiros e estátuas.
Endereço: Av. Antônio Frederico Ozanam, 6400/Av. Navarro de Andrade, 120 – Jardim Botânico.
Telefone: (11) 4523-1012/4582-2468.
E-mail: jardimbotanico@jundiaí.sp.gov.br
Horário de funcionamento: Diariamente das 6h às 17h.

Parque da Cidade – instalado às margens da represa que abastece Jundiaí, o local dispõe de uma área de 500.000 m2 com áreas para piquenique, caminhadas ecológicas, bem como de duas pistas de cooper de 2,1 quilômetros cada, aparelhos de ginástica, bebedouros, sistema de som e duchas.
Endereço: Rodovia João Cereser, km 66 - Pinheirinho
Telefone: (11) 4522-0499 | (11) 4589-1494
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Segunda a sexta das 6h30 às 19h, com entrada até as 18h. Sábado, domingo e feriado das 6h30 às 18h, com entrada até as 17h.


Mundo das Crianças – o parque tem estações de brinquedos, paredes de escalada, quadras esportivas, pista de skate, áreas verdes para lazer, cultura e aprendizagem, fontes interativas e trilhas. 
Endereço: Rodovia João Cereser, Pista Sul – Km 64+400 - Bairro Pinheirinho
Telefone: (11) 4522-0499/4589-1494
E-mail: [email protected]
Horário de funcionamento: Aberto de terça a domingo, das 7h às 17h (com entrada até às 16h). Entrada liberada de terça a sexta. Agendamento necessário apenas aos finais de semana e feriados.


TURISMO RURAL
A vida hospitaleira e tranquila da roça contribui para o descanso dos turistas, que podem ainda aproveitar atrativos como saborear frutas frescas direto do pé. Os roteiros rurais de Jundiaí oferecem ainda visitas às adegas de produção de vinho artesanal. O visitante tem uma lista de opções. Por isso, vale sempre agendar um retorno.

Veja as fotos de alguns atrativos de Jundiaí.

Informações para a imprensa:
Ex-Libris Comunicação Integrada - (11) 3266-6088
Edmir Nogueira – [email protected] – (11) 9 6199-3369  
Marco Berringer – [email protected] – (11) 9 9393-3088
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp