14/02/2023 às 17h25min - Atualizada em 14/02/2023 às 20h08min

Pedagoga e pesquisadora italiana Francesca Della Monica vem ao Brasil para falar sobre voz, em dois encontros no CCBB SP, dia 23/02

Italiana participará de palestras sobre dimensão espacial e arqueologia da voz, como parte da programação do Programa Educativo do CCBB SP

SALA DA NOTÍCIA Fausto Cabral
No mês em que se celebra o Dia da Mulher na Ciência, o programa CCBB Educativo receberá uma convidada especial, a artista, pedagoga e pesquisadora italiana Francesca Della Monica, para duas atividades gratuitas no dia 23 de fevereiro, quinta-feira.

A partir das 17h, Francesca - considerada uma das maiores especialistas sobre a expressão vocal na Europa - estará à frente da palestra “A dimensão espacial da ação vocal”, voltada para artistas, estudantes de arte, pesquisadores da voz e demais interessados nas temáticas da vocalidade. O evento integra a programação da Semana da Voz Rio + São Paulo.

Já às 18h, Francesca participará de um encontro com professores sob o tema “Arqueologia da Voz para Professores”, em que abordará os fundamentos e aspectos filosóficos de seu trabalho vocal em uma metodologia conectada com abordagens contemporâneas.

Francesca Della Monica - Artista, pedagoga e pesquisadora italiana, Francesca Della Monica conduz uma pesquisa original sobre as diversas possibilidades da voz e da musicalidade no âmbito teatral contemporâneo, por meio de uma metodologia própria. É considerada uma das maiores especialistas na Europa, seja pelo aspecto técnico quanto pelo criativo, com um sólido conhecimento tanto das técnicas tradicionais quanto das experiências experimentais e de vanguarda – fruto de uma formação eclética que reúne a Filosofia, a Arqueologia, a Música, o Teatro e as Artes Visuais.

Destaca-se também pela sua experiência e predileção pelo estudo das notações não convencionais da voz, próprias da música contemporânea. O seu particularíssimo percurso artístico conduziu-a a colaborações significativas, destacando-se o encontro com John Cage, um dos principais nomes da música do século XX, que compôs e adaptou alguns solos para a sua voz. No que diz respeito à pesquisa vocal, representa a Itália no âmbito da Instituição Giving Voice of Wales, um dos mais importantes organismos de pesquisa europeia sobre os estudos voltados à vocalidade.

Desde 2010, trabalha em parceria com o artista e pesquisador brasileiro Ernani Maletta, encontro que se desdobrou em outras parcerias artísticas e pedagógicas, além da colaboração com diversos grupos e artistas cênicos.

SERVIÇO
ATIVIDADES PROGRAMA CCBB EDUCATIVO - COM FRANCESCA DELLA MONICA

Palestra - Dia Internacional das Mulheres e Meninas na Ciência
Dia: 23 de fevereiro, quinta-feira, às 17h
Ingressos disponibilizados pelo site bb.com.br/cultura

Encontros de Professores - “Arqueologia da Voz para Professores”
Dia: 23 de fevereiro, quinta-feira, às 18h
Ingressos disponibilizados pelo site bb.com.br/cultura

CCBB EDUCATIVO
O programa CCBB Educativo é um programa de mediação cultural que desenvolve ações educativas para aproximar o público da programação em cartaz e do patrimônio do prédio que abriga o CCBB. Visitas, atividades de artes, contação de histórias, mediação de leitura, vivências para bebês e crianças, encontro com professores e eventos em datas comemorativas compõe a programação.

Programa multidisciplinar de arte e educação do Centro Cultural Banco do Brasil, o programa CCBB Educativo apresenta atividades 100% gratuitas, mediante retirada de ingresso no site bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB com 1h de antecedência (mediante disponibilidade).

SERVIÇO:
Site para mais detalhes: https://programaccbbeducativo.com.br/
Local: Centro Cultural Banco do Brasil São Paulo
Endereço: Rua Álvares Penteado, 112 – Centro Histórico, Triângulo SP, São Paulo–SP
Acesso ao calçadão pela estação São Bento do Metrô
Funcionamento: Aberto todos os dias, das 9h às 20h, exceto às terças
Informações: (11) 4297-0600
Estacionamento conveniado: Rua da Consolação, 228.
Valor: R$ 14 pelo período de até 6 horas. É necessário validar o ticket na bilheteria do CCBB.
Traslado gratuito até o CCBB. No trajeto de volta, a van tem parada na estação República do Metrô.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp