13/02/2023 às 09h25min - Atualizada em 13/02/2023 às 16h04min

Paulo Tinoco assume secretaria geral da Aethal com foco no turismo regional

Associação é braço social do Sehal e representa setor de hotelaria, gastronomia, turismo e lazer

SALA DA NOTÍCIA Isadora Climaco
Divulgação
A região do Grande ABC ganhou uma nova representação regional para o setor do turismo. Paulo Tinoco, professor universitário, empresário do ramo de turismo e com larga experiência nos setores público e privado, assume a Secretaria Geral da Aethal (Associação das Empresas de Turismo, Hospedagem e Alimentação do Grande ABC), que tem como presidente Beto Moreira.

A Aethal, inicialmente criada como braço social do Sehal, ganha mais uma função: a de discutir políticas públicas sobre o setor de turismo na Região.

“É importante despertar o interesse do turista para as nossas atratividades, a diversidade da gastronomia, a cultura e o lazer”, explica Beto Moreira.

O professor Paulo Tinoco, que atua no setor de turismo há 35 anos, assume o cargo para desenvolver ações, ser o interlocutor junto a órgãos públicos e privados, bem como reforçar o segmento como impulsionador da economia local.

“A nossa primeira proposta será definir um trabalho em conjunto com o poder público, privado, o acadêmico e a Embratur, buscar o diálogo e nos colocar à disposição. Podemos mostrar que somos uma equipe experiente, formada por pessoas que têm conhecimento e tradição nessa área. Com isso, podemos, juntos, buscar melhorias e trazer soluções”, destaca Tinoco.

De acordo com ele, o turismo na Região ficou relegado a segundo plano durante muito tempo. Mas há grande potencial a ser explorado e belos cenários naturais como a Represa Billings, o Riacho Grande e Paranapiacaba, além das áreas gastronômica e hoteleira. “Apesar da crise enfrentada pelos bares e restaurantes tivemos investimentos em novos estabelecimentos na Região. No Bairro Jardim, em Santo André, por exemplo, temos novas casas e até frequentadores estrangeiros”, comenta Tinoco.

A expansão hoteleira também é uma realidade na Região, segundo ele. “Só em Santo André, nos últimos 10 anos, tivemos a instalação de quatro novos empreendimentos da cadeia hoteleira, uma visível identificação com a prosperidade do mercado, em especial de negócios. Muitos executivos vêm para a nossa Região e movimentam outros setores, como entretenimento e alimentação, além do de hospedagem”, explicou.

De uma forma geral, Tinoco explica que é preciso pensar o turismo como receptivo e não só exportativo, aquele que vende viagens. “Se a pessoa vem nos prestigiar de uma cidade próxima, ela também pode ser um turista, portanto, gerando o desenvolvimento da economia regional. E não, necessariamente, aquela que fez um grande deslocamento”, finalizou.

Sobre o Sehal
Fundado em 12 de julho de 1943, o sindicato é uma entidade sem fins lucrativos e tem como objetivo apoiar os empresários reciclando conhecimento em várias áreas. Representa cerca de oito mil estabelecimentos na Região do Grande ABC. Fornece apoio com profissionais renomados nas áreas jurídicas, sanitária, organizacional, parceria com escolas e faculdades, além de lutar pela simplificação da burocracia nos âmbitos municipal, estadual e federal com redução dos impostos e ainda contribuir para a qualificação dos empresários e trabalhadores.
Oferece ainda cursos gratuitos ou com condições especiais para associados e ministrados por professores altamente qualificados, em salas de aula equipadas com data show, cozinha completa com utensílios e insumos para as aulas práticas. É também considerado um dos sindicatos patronais mais atuantes do Brasil em razão das diversas conquistas e expansão no número de associados.

ATUAL IMAGEM COMUNICAÇÃO
Fale Conosco | (11) 4332-9697
contato@atualimagemcomunicacao.com.br

Atendimento à Imprensa
Niceia Freitas | (11) 99849-1965

[email protected]

Isadora Climaco | (11) 97354-8532
[email protected]

Fevereiro/2023
 
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp