13/02/2023 às 09h54min - Atualizada em 13/02/2023 às 16h04min

Olhos Abertos: Campanha do Sindan alerta para os perigos do uso de produtos veterinários piratas

Número de registro, dosagem do princípio ativo, data de fabricação, lote e validade são informações indispensáveis para a segurança dos pets

SALA DA NOTÍCIA Assessoria Sindan

Buscando conscientizar a sociedade sobre os riscos do uso de produtos animais piratas, sejam eles falsificados ou contrabandeados, o Sindicato Nacional da Indústria de Produtos para Saúde Animal (Sindan) lança a segunda fase da campanha "Olhos Abertos", já realizada no formato online e que, agora, ganhará reforço no offline. A ação tem como objetivo informar os consumidores sobre os perigos oferecidos por esses medicamentos e ajudar a combater o comércio ilegal no Brasil. “Todo o nosso empenho visa garantir que tutores e produtores tenham total confiança nos medicamentos oferecidos aos seus animais”, explica Emílio Salani, vice-presidente executivo do Sindan. 

De acordo com a Associação Brasileira de Combate à Falsificação (ABCF), em 2021, os produtos falsificados movimentaram cerca de R$ 290 bilhões no País. Na lista de mercadorias ilegais estão diversos medicamentos produzidos com matérias-primas de baixa qualidade, que não apresentam estudos adequados de bioequivalência e nem o selo de aprovação do Ministério de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).  

Segundo Emílio Salani, a compra desses produtos veterinários falsos é uma ameaça à saúde animal porque eles não são analisados pelos órgãos responsáveis, portanto, não possuem garantia de qualidade, segurança e eficácia. “Isso faz com que na sua composição possam ser encontrados ingredientes tóxicos. Além do impacto negativo para a saúde e o bem-estar dos animais, o uso desses produtos também traz prejuízo aos produtores devido à perda de produtividade e a baixa qualidade do produto final”, explica o executivo. 

Além de informar, a campanha também abre um canal de denúncias para estimular os consumidores a enviar seus relatos, de forma anônima, sempre que desconfiarem de alguma procedência. Após esse primeiro passo, o Sindan assume a responsabilidade no repasse das informações às autoridades competentes. O formulário para denúncias está disponível no site do Sindan (acesse aqui).  


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp