30/01/2023 às 12h58min - Atualizada em 01/02/2023 às 00h10min

Grupo Sonepar promove iniciativas de ESG com o objetivo de reduzir impacto e danos causados ao meio ambiente

Gigante do ramo de distribuição de materiais elétricos divulgou no segundo semestre de 2022 os “10 compromissos sustentáveis” e o “Portfólio Verde”

SALA DA NOTÍCIA Larissa Landa

São Paulo, janeiro de 2023 - As mudanças climáticas têm sido um dos temas mais discutidos na atualidade. No setor industrial, alguns players têm se mobilizado e implementado práticas de sustentabilidade nos processos. O Grupo Sonepar, que atua na área de materiais elétricos,  integra o desenvolvimento sustentável em seu plano estratégico baseado em três grandes pilares: ser a referência no segmento reduzindo radicalmente seu impacto ambiental e sua pegada de carbono em sinergia com o Acordo de Paris; criar uma geração de promotores da sustentabilidade por meio da educação, da colaboração e de parcerias; e desenvolver um portfólio de produtos, soluções e serviços cada vez mais verdes, em prol da transição energética que tornará o mercado mais sustentável como um todo.

 

Com mais de 1.800 colaboradores e presente em 40 países, no Brasil a empresa atua em 10 estados e obteve um faturamento de R$ 1,92 bilhão em 2021 e crescimento de 30% em relação a 2020. Atuando no Brasil através das empresas Dimensional, Eletronor e Nortel, o Grupo fornece uma linha completa de produtos e soluções em infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais) para suprir as necessidades de seus 37 mil clientes em todo território nacional.

 

Iniciativas ESG no Grupo Sonepar

 

O desenvolvimento sustentável integra o plano estratégico da Sonepar no Brasil e no mundo e, por isso, o Grupo tem promovido diversas iniciativas alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). A companhia está completamente comprometida em ser mais sustentável e se prepara para os desafios de transição energética do futuro, promovendo produtos eficientes e aumentando a conscientização sobre a sustentabilidade internamente, por meio de soluções de e-learning e da criação da Academia de Transição Energética.

 

Em 2019, a Sonepar no Brasil mediu sua pegada de carbono pela primeira vez e vem trabalhando muito para reduzi-la substancialmente nos próximos anos, tendo como meta estar em conformidade com o Acordo de Paris para limitar o aumento da temperatura global em 1,5°C até 2050. Em apenas 3 anos, o Grupo já conseguiu uma redução de 50% nos escopos 1 e 2. 

 

Empenhado em reduzir as emissões, o Grupo Sonepar lançou em junho do ano passado, mês do meio ambiente, seus 10 compromissos sustentáveis (acelerar a transição energética com os clientes; usar energias renováveis; reduzir o consumo de energia; usar transportes de baixa emissão de carbono; pedir logística de baixa emissão de carbono; ser circular; consumir de forma responsável; não utilizar plástico de uso único; reduzir a poluição digital; liderar pelo exemplo). Em agosto, a Sonepar divulgou o “portfólio verde”, que conta com orientações e práticas sustentáveis para o mercado de materiais elétricos.

 

“Além de todo nosso compromisso com a sustentabilidade, queremos apoiar nossos clientes a atuarem de forma mais eficiente, economizando energia, promovendo a circularidade e reduzindo sua pegada de carbono. Nesse sentido, investimos na capacitação da força de vendas de nossas empresas para que tenham uma abordagem cada vez mais consultiva e para que possam agregar valor em toda essa cadeia, além de provocar e incentivar nossos próprios fornecedores a se engajarem neste movimento também”, afirma o CEO da Sonepar Brasil, Yannick Laporte.

 

Integridade e Compliance como cultura

 

Integridade é uma das premissas da companhia em sua forma de realizar os negócios e vai muito além de simplesmente cumprir as normas e os requisitos legais de cada país em que opera.

 

Para isso, a Sonepar implementou um robusto programa global de Compliance, que visa estabelecer os padrões do Grupo, disseminar a consciência sobre o tema, ensinar e engajar tanto o público interno quanto o externo. A Sonepar foi, inclusive, a primeira empresa francesa oficialmente declarada em conformidade com todos os requisitos do Artigo 17 da lei anticorrupção Sapin II da França, proferida pelo Comitê de Execução da Agência Anticorrupção Francesa (Agence Française Anticorruption - AFA).

 

O Grupo conta com um Código de Conduta interno, que deve ser seguido por todos os seus colaboradores, além de um Código de Conduta externo, voltado aos seus fornecedores e um confidencial e sigiloso canal de denúncia de irregularidades. Todos os documentos e acessos estão disponíveis nos sites e intranets e estabelecem as diretrizes que guiam as relações de trabalho entre todas as partes envolvidas. 

 

“Seguimos as leis e regulamentações locais nos 34 países em que atuamos e, por sermos um grupo francês, respeitamos a Sapin II, que é uma das leis mais severas do mundo em termos de compliance e anticorrupção. Nosso programa global de Compliance contribui diretamente para homogeneizar as condutas e deixar muito claro o comportamento ético esperado entre todos da Sonepar e de todos os que se relacionam com a empresa”, finaliza Laporte.

 

Sobre a Sonepar Brasil

A Sonepar é uma empresa familiar líder global na distribuição B2B de materiais elétricos, soluções e serviços relacionados, com 45 mil colaboradores no mundo e que atua por meio de 100 empresas em 40 países. Em 2021, o Grupo registrou vendas de € 26,4 bilhões (em 31 de dezembro de 2021). No Brasil, iniciou suas operações em 2001 e também é líder no país, como resultado de diversas aquisições e fusões de empresas no território nacional. Hoje, a Sonepar no Brasil é composta pelas companhias Dimensional, Eletronor e Nortel. Possui 70 filiais, nove centros de distribuição, mais de 1.800 colaboradores e registrou em 2021 um faturamento de R$ 1,9 bilhão em vendas. Fornece uma linha completa de produtos e soluções em materiais elétricos, infraestrutura, EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), ferramentas, fios e cabos, automação, iluminação e datacom dos principais fabricantes do mercado (nacionais e internacionais), comercializando seus produtos via televendas, lojas de varejo (balcão), lojas In Company (dentro da planta industrial do cliente), vendedores externos e pelas plataformas digitais.

 

Para mais informações

Larissa Landa – [email protected]

Stevan Camargo – [email protected]

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Fale pelo Whatsapp
Atendimento
Precisa de ajuda? fale conosco pelo Whatsapp